terça-feira, 1 de setembro de 2020

ANIVERSARIANTE DO DIA: Zito


José Cursino Lopes, o Zito, nasceu em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, em 1º de setembro de 1957.
Em 1971, sua família mudou para Vila Matias, em Taguatinga. Nesse mesmo ano, começou a jogar futebol num time amador da vila, o Juventus. Depois ainda jogou em outro pequeno time amador, o Bahia (formado por jogadores nascidos na Bahia).
Sua primeira experiência com o futebol mais organizado foi no L Norte (que mais tarde daria vida ao Ceilandense). Em 1975, jogou no Pioneira e antes desse clube se transformar em Taguatinga Esporte Clube, passou um tempo jogando pelo Rosário, time amador de Luziânia.
Com 21 anos, se profissionalizou, assinando contrato com o Taguatinga, por onde disputou o campeonato brasiliense de 1978 e 1979.
Como o futebol do DF não pagava bons salários, Zito procurou por outras fontes de renda. Reuniu-se com a família e decidiu que deixaria o futebol, largando o Taguatinga e passando a trabalhar no Hospital Sarah Kubitscheck, em Brasília. 
Em 1981 chegou a ter três propostas para sair de Brasília: uma do Bahia, a outra de um clube venezuelano e a terceira do Corinthians. Quem o recomendou ao Corinthians foi o treinador João Avelino, muito amigo do presidente Vicente Matheus. Como Zito estava na metade do curso, preferiu ficar em Brasília.
Em 1982 terminou o curso de Técnico em Radiologia Médica.
Ficou afastado do futebol por mais de três anos. Foi aí que surgiu o convite do Vasco da Gama, de Brasília, para voltar a jogar futebol. Como esse clube permitia que ele continuasse desempenhando as duas funções (trabalhando e jogando futebol - os treinos eram à noite), Zito retornou ao futebol, atuando pelo Vasco da Gama nos anos de 1983 e 1984. No primeiro ano, marcou quatro gols. Em 1984, marcou um único gol, exatamente o escolhido pela TV Globo como o “Gol do Fantástico”, na vitória do Vasco da Gama sobre o Sobradinho.
O Vasco da Gama foi extinto em 1984 e no final desse ano, Zito parou de jogar futebol e não demonstrou interesse em desempenhar alguma função relacionada ao futebol, tais como treinador, supervisor ou mesmo preparador físico. 
Até hoje continua batendo sua bolinha em vários clubes sociais do DF, tais como Minas-Brasília Tênis Clube, Associação Portuguesa de Taguatinga, CAESO e Clube da Saúde, pertencente a Fundação Hospitalar do DF.


2 comentários:

  1. Esse é o meu tio!!! Tenho muito orgulho de sua trajetória! Parabéns, tio amado! Vc merece muito mais ����������������������������

    ResponderExcluir
  2. Grande, Zito.
    Jogo com ele no MBTC.
    Excelente jogador e grande pessoa!

    ResponderExcluir