quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

ANIVERSARIANTE DO DIA: treinador Ricardo Antônio



Ricardo Antônio de Souza Silva nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de fevereiro de 1960.

No ano de 1998 realizou o Curso da ABTF (Associação Brasileira de Treinadores de Futebol), no Rio de Janeiro.

De 1998 a 2000 foi técnico das equipes da categoria de base do América (MG), com idade entre 10 e 15 anos, e atuou junto à área internacional (com atletas japoneses).

Depois, de 2000 a 2005, esteve no Atlético Mineiro, onde foi técnico dos times das categorias de base (Mirim, Pré-Infantil e Infantil), Auxiliar-Técnico das categorias juvenil e junior, além de ser o treinador do time misto de jogadores profissionais, exercendo também a função de Observador Técnico.

Sua primeira passagem pelo futebol brasiliense aconteceu nos anos de 2005 e 2006, quando trabalhou como Auxiliar-Técnico do treinador Mauro Fernandes na equipe de atletas profissionais do Ceilândia Esporte Clube, disputando o campeonato brasiliense e a Copa do Brasil no ano de 2006.

Ainda em 2006 tornou a ser Auxiliar-Técnico de Mauro Fernandes no Esporte Clube Bahia, clube que disputou o campeonato baiano e o Campeonato Brasileiro da Série C.

Em 2007 transferiu-se para o maior rival do Bahia, o Esporte Clube Vitória, mais uma vez trabalhando como Auxiliar-Técnico de Mauro Fernandes.

Como treinador, levou o rubro-negro baiano ao título de campeão da Taça “Estado da Bahia”. Como Auxiliar-Técnico trabalhou no Vitória durante o Campeonato Brasileiro Série C de 2006, quando o clube ficou com o vice-campeonato. No ano seguinte, 2007, disputou o campeonato baiano e a Copa do Brasil.

Retornou ao futebol do Distrito Federal em 2007, para trabalhar novamente no Ceilândia, quando foi Auxiliar-Técnico de Mauro Fernandes na equipe de profissionais e técnico da categoria de juniores. Como Auxiliar-Técnico disputou o campeonato brasiliense e o Campeonato Brasileiro da Série “C”. Como técnico, levou o Ceilândia ao vice-campeonato brasiliense de 2007, colocação que garantiu a participação do clube na 39ª Copa São Paulo de Futebol Junior de 2008. Também foi técnico do Ceilandense na Segunda Divisão do DF.

Em 2008, formou mais uma vez a parceria com Mauro Fernandes, desta vez no Atlético Goianiense. O rubro-negro goiano conseguiu o acesso à Série B depois de se tornar campeão do Brasileiro da Série “C”.

No ano seguinte, 2009, disputou o campeonato goiano, ainda tendo como Mauro Fernandes como parceiro.

Dirigiu o Ceilandense em 2011 e, logo depois, transferiu-se para o Vitória, de Salvador (BA), onde tornou-se Auxiliar-Técnico de Antônio Lopes na equipe de profissionais.

Permaneceu no Vitória até 2012, disputando o campeonato baiano e a Copa do Brasil de 2009 e a Copa do Brasil de 2010 (quando foi vice-campeão) e a Copa Nordeste, sagrando-se campeão dessa competição.

Em 2012, ainda no Vitória, foi Auxiliar-Técnico de Toninho Cerezo, perdendo a final do campeonato baiano em dois jogos contra o Bahia.

No segundo semestre de 2012, passou a ser o treinador da equipe de profissionais do Caldas Novas Atlético Clube, de Goiás. Levou esse clube ao título de campeão da Terceira Divisão do Campeonato Goiano, que garantiu acesso à 2ª Divisão em 2013, quando o Caldas Novas chegou na terceira colocação.

A partir de 2014 foi treinador da Associação Atlética Luziânia. Em seu primeiro ano, levou o clube ao inédito título de campeão brasiliense. Além disso, treinou a equipe no Campeonato Brasileiro da Série D.

Em 2015, o Luziânia foi o terceiro colocado do campeonato brasiliense e disputou a Copa Verde e a Copa do Brasil.

Dirigiu o Luziânia nos anos de 2016 e 2017, passando para o comando do Gama em 2018, quando também foi o treinador do Taguatinga na Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense. Depois foi o comandante do Brasiliense em 2019 (e do Taguatinga).

No dia 1º de outubro de 2019 Ricardo Antônio foi anunciado como novo treinador da equipe do Real Brasília. Em janeiro de 2020, quando restava apenas uma semana para o início do Campeonato Brasiliense, Ricardo Antônio foi desligado do comando do Real Brasília. O próprio técnico pediu para deixar o cargo a fim de tratar de assuntos pessoais e também problemas de saúde.

Quando retornou, foi para dirigir o Santa Maria na Segunda Divisão do DF.

Treinou o Luziânia em 2021 e, depois de um tempo parado, acaba de ser contratado para tentar tirar o Luziânia da última colocação do Campeonato Brasiliense e de um possível rebaixamento.

 

Colaboração: José Egídio Pereira Lima.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário