sábado, 5 de fevereiro de 2022

DUELO: GAMA x TAGUATINGA


A quinta rodada da 1ª Fase do Campeonato Brasiliense de Futebol, versão 2022, prevê a realização de um clássico histórico: Gama x Taguatinga.

Gama e Taguatinga foram fundados no mesmo ano: 1975. Em 1º de julho de 1975, o Pioneira Futebol Clube efetivou a mudança de nome para Taguatinga Esporte Clube. Poucos meses depois, mais precisamente em 15.11.1975, foi a vez do Gama ser fundado.

O Gama continua disputando o campeonato brasiliense até hoje. O Taguatinga paralisou suas atividades em 1999 e, depois de uma fusão com o C. A. Taguatinga, do Núcleo Bandeirante, retornou em 2018, foi vice-campeão da Segunda Divisão local e garantiu vaga na Primeira em 2019.

O Gama é dono do maior número de títulos de campeão brasiliense: 13. O Taguatinga foi campeão brasiliense em cinco oportunidades.

A partir de 1976, no primeiro campeonato de futebol profissional do DF, Gama e Taguatinga realizaram grandes duelos. E o que ficou para a história desse duelo foi o, por enquanto, predomínio do Taguatinga, senão vejamos: 

TOTAL DE JOGOS

80

VITÓRIAS DO TAGUATINGA

29

VITÓRIAS DO GAMA

22

EMPATES

29

GOLS A FAVOR DO TAGUATINGA

91

GOLS A FAVOR DO GAMA

84

 

A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Gama e Taguatinga se enfrentaram foi no dia 1º de maio de 1976, no ainda existente estádio Pelezão.

Com um gol de Bira, aos 36 minutos, o Taguatinga venceu a partida por 1 x 0. Jorge Aloise foi o árbitro do jogo, que teve renda de Cr$ 37.000,00. Maurício, do Taguatinga, foi expulso de campo.

As equipes formaram assim:

TAGUATINGA: Carlos José, Aldair (Elmo), Dão (Wanner), Dedinho e Chico; Douradinho, Nemias e Banana; Maurício, Bira e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.

GAMA: Noel, Bastos, Bill, Santana e Carlão; Dequinha, Almir e Galego; Carlinhos, Carlos Alberto e Zé Luiz. Técnico: Jesus Santos.

 

A ÚLTIMA VEZ

TAGUATINGA 0 x 1 GAMA

Data: 20 de abril de 2021

Local: Estádio Elmo Serejo Farias

Árbitro: Maguielson Lima Barbosa

Expulsão: Vandinho (Taguatinga)

Renda: Portões Fechados

Gol: Ueslei, 40

TAGUATINGA: Lucas Diniz, Denilson, Daniel Felipe, Jefferson e Evanilson; Luan Gontijo (Daniel Guerreiro), Vitinho (Everton), Hugo José, Itamar (Lucas Victor), Matheus Rogério (Henrique) e Vandinho. Técnico: Júnior Araújo.

GAMA: Matheus, Fernandinho, Igor Ribeiro, Marcão e João Gabriel; Filipe Werley (Kasado), Matheus Lira (João Juvena) e Mirrai (Davi Moreira); Ueslei, Caíque (Igor Paim) e Daniel (Saavedra). Técnico: Victor Santana.

 

AS MAIORES GOLEADAS

Gama e Taguatinga sempre fizeram jogos equilibrados, com, geralmente, dois ou menos gols de diferença. Essa “regra” só foi quebrada duas vezes. A primeira, em 3 de maio de 1998, quando o Gama goleou o Taguatinga, por 4 x 1. A segunda, em 25 de janeiro de 2020, em outra goleada do Gama sobre o Taguatinga, por 5 x 2, sendo este o maior placar entre ambos.

 

A MAIOR SÉRIE DE JOGOS INVICTOS

Apesar da diferença de sete vitórias do Taguatinga sobre o Gama, curiosamente, se considerarmos o período em que o Taguatinga estava na ativa e mais o último jogo entre eles, chegaremos ao total de quinze jogos que o Gama não perde. De 12 de dezembro de 1993 a 20 de maio de 1999 e no dia 20 de abril de 2021, foram onze vitórias do Gama e quatro empates.

Essa série de jogos sem derrota supera a alcançada pelo Taguatinga, de 19 de agosto de 1994 a 5 de junho de 1988: foram oito vitórias do Taguatinga e cinco empates.

 

ONDE FORAM REALIZADOS OS 80 JOGOS

Os 80 jogos entre Gama e Taguatinga foram disputados em quatro estádios do Distrito Federal. Serejão, em Taguatinga, e o Bezerrão, no Gama, foram os que mais receberam o duelo: 37 vezes. Pelezão e Mané Garrincha já receberam esse duelo em três oportunidades cada um. Se confirmado o local do jogo determinado para amanhã, será a primeira vez que Gama e Taguatinga jogarão no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, antigo campo do Defelê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário