sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

DUELO: Gama x Brasília



Este já foi o maior clássico do futebol brasiliense em todos os tempos.

Mesmo sem levantar uma taça desde 1987, o Brasília tem oito títulos de campeão brasiliense (conquistados no período de 12 anos, de 1976 a 1987), contra 13 do maior vencedor de todos os tempos, o Gama. Ou seja, juntos, somam 21 títulos (quase 50%, mais precisamente 45,7%), considerando o período de 1976 a 2021.

Eis alguns números e histórias do clássico, em jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense:

 

TOTAL DE JOGOS

104

VITÓRIAS DO GAMA

31

VITÓRIAS DO BRASÍLIA

35

EMPATES

38

TOTAL DE GOLS MARCADOS

251

GOLS A FAVOR DO GAMA

123

GOLS A FAVOR DO BRASÍLIA

128

 

A PRIMEIRA VEZ

 

A primeira vez que Brasília e Gama se enfrentaram pelo campeonato brasiliense foi em 11 de maio de 1976, no Estádio Pelezão, na preliminar de Grêmio x Humaitá. Naquela ocasião, o Brasília venceu por 4 x 1, com dois gols de Humberto, um de Ramalho e um de Duda. Galego marcou o gol de honra do Gama.

Eano do Carmo Correa foi o árbitro e as equipes formaram assim: BRASÍLIA: Norberto, Tereso, Jonas Foca, Luís Carlos e Odair; Renê, Rogério e Lindário; Ramalho, Humberto e Duda (Mineirinho). Técnico: Rubens de Freitas. GAMA: Noel, Bill, Bastos (Santana), Manoel Silva e Carlão; Rildo, Galego e Carlos Roberto; Almir, Carlinhos e Dequinha. Técnico: Jesus Santos.

 

INVENCIBILIDADE

 

O Brasília completaria oito jogos consecutivos sem conhecer derrota para o Gama, sendo sete vitórias. A primeira vitória do Gama só aconteceria em 6 de maio de 1979, quando foi registrado o placar de 2 x 1 a seu favor.

No entanto, a maior invencibilidade registrada no clássico foi de quinze jogos, entre os dias 23 de outubro de 1985 e 1º de abril de 1990. Foram seis vitórias do Brasília e nove empates.

Considerando os anos em que puderam se encontrar nos campeonatos brasilienses da Primeira Divisão, o Gama não perde para o Brasília nos últimos seis jogos.

 

CONFRONTOS

 

O número de confrontos Brasília x Gama só não é maior, porque no período de 2002 a 2008 não aconteceu o duelo, por um motivo: o Brasília andou perambulando entre a segunda e até terceira divisão do Distrito Federal.

O clássico voltou a acontecer entre 2009 e 2011. Em 2012 o Brasília esteve novamente na Segunda Divisão, fato que ocorreu também nos anos de 2018 a 2021.

No ano de 1995, Brasília e Gama se enfrentaram oito vezes pelo campeonato brasiliense. Em 1983 foram sete jogos.

 

A MAIOR GOLEADA

 

A maior goleada registrada no clássico aconteceu em 14 de outubro de 1984, no Estádio Pelezão. Naquele dia, o Brasília massacrou o Gama por 7 x 2. Wander, duas vezes, Júlio César, Kidão, Ney, Erasmo e Bolão marcaram os gols do Brasília, enquanto Mazinho e Ronaldo fizeram os do Gama.

Por outro lado, a maior goleada do Gama sobre o Brasília aconteceu em duas ocasiões (coincidentemente, com a mesma diferença de gols registrados na goleada do Brasília): no dia 28 de maio de 1995, no Bezerrão, Romualdo, duas vezes, Gilmar, Marcelo França e Carlinhos ajudaram o Gama a golear o Brasília por 5 x 0; o mesmo placar foi registrado no dia 24 de fevereiro de 2001, também no Bezerrão. Com dois gols de Kabila e um de Rodriguinho, Jorge Ramos e Nen, o Gama voltou a golear o Brasília por 5 x 0.

 

JOGADORES QUE MAIS MARCARAM

 

Os jogadores que mais marcaram gols no clássico foram Péricles e Romualdo, ambos com sete gols. Péricles marcou seis gols atuando pelo Gama e um pelo Brasília. Já Romualdo marcou todos os seus sete gols defendendo o Gama.

Depois deles, vem Ricardo (Brasília/Gama), Edmar (Brasília), Mazinho (Brasília/Gama), Ésio (Brasília; atuou também pelo Gama, mas não marcou no clássico) e Kleber (Brasília), todos com cinco gols.

O único a anotar um “hat-trick” foi Nei, no dia 16 de março de 1986: ele marcou três gols na vitória de 4 x 2 do Brasília sobre o Gama, no Estádio Mané Garrincha.

 

ESTÁDIOS

 

O Bezerrão, no Gama, foi o estádio que mais recebeu o clássico: 49 vezes. No Mané Garrincha aconteceram 28 jogos e no Pelezão 18. A seguir, estão: CAVE, 4 jogos, Serejão, 3 e Augustinho Lima e Rorizão, um cada.

Se confirmado o local para o jogo de domingo, será a primeira vez que Gama e Brasília se enfrentarão no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o antigo campo do Defelê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário