terça-feira, 4 de outubro de 2011

JOGOS ETERNOS: FLA-FLU EM BRASÍLIA


O Fla-Flu foi batizado pelo jornalista Mário Filho de “O Clássico das Multidões”. O clássico carrega essa fama desde os tempos românticos do futebol carioca e de um modo geral do futebol brasileiro.
O escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues disse “O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada”.
Em raríssimas ocasiões, o clássico aconteceu fora do Rio de Janeiro. Uma dessas vezes o local escolhido foi Brasília. Foi no dia 27 de janeiro de 1974.
Embora amistosa, a partida foi disputada em ritmo intenso e por vezes violenta.
Os dois times criaram várias situações de gol e procuraram mostrar um futebol vistoso, de muitos dribles e toques. Apesar disso, não tivemos gol anotado no tempo regulamentar.
Encerrada a partida, o árbitro determinou que os times decidissem a Taça “Colméia” (o jogo foi promovido pela Caderneta de Poupança Colméia) e o prêmio de CR$ 1 mil (para cada jogador do time vencedor) nos pênaltis. Todos os pênaltis foram bem cobrados e tanto Félix como Renato não tiveram chance de defendê-los.
O Fluminense venceu por 5 x 4. Marcaram para o Fluminense: Silveira, Manfrini, Lula, Rubens e Carlos Alberto Pintinho; Arilson, Geraldo, Rodrigues Neto e Zico fizeram os gols do Flamengo, tendo Rogério perdido.
O local do jogo foi o Estádio Edson Arantes do Nascimento (Pelezão) e teve como árbitro Adélio Soares Nogueira, auxiliado por Carlos Ferreira do Amaral e Jorge Aloise.
O público foi de aproximadamente 40 mil espectadores.
Assim formaram as equipes:
FLUMINENSE: Félix, Zé Maria (Amauri), Bruñel, Assis e Marco Antônio; Carlos Alberto Pintinho e Cléber; Rubens, Mickey (Silveira), Manfrini e Lula. Técnico: Duque.
FLAMENGO: Renato, Rodrigues Neto, Chiquinho, Jaime (Rondinelli) e Mineiro; Paulinho e Afonsinho (Geraldo); Rogério, Dario (Arilson), Zico e Paulo César Lima. Técnico: Joubert.




Nenhum comentário:

Postar um comentário