quarta-feira, 22 de março de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Gerson


NOME COMPLETO: Gerson Vieira de Freitas
APELIDO: Gerson
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Brasília (DF), 22 de março de 1972
POSIÇÃO EM CAMPO: Zagueiro

LINHA DO TEMPO:

1991 - GUARÁ
Começou sua carreira nas categorias de base do Guará. Nesse ano, conquistou o título de campeão brasiliense de juniores. Na equipe, dentre outros jogadores, Anderson Papa Léguas (artilheiro da competição, com 12 gols), Avelino e Flávio Katioco. Chegou a fazer parte do banco de reservas do time de profissionais na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense.
Convocado para defender a seleção do DF no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, promovido pela CBF.

1992 - GUARÁ e NÁUTICO-PE
Sua estreia no time profissional do Guará aconteceu em 14 de junho de 1992, na vitória de 1 x 0 sobre o Brasília. Formou o Guará com Marco Antônio, Chiquinho, Avelino, Gerson e Claudinho; Touro, Artur e Flávio Katioco (Vicente); Gil, Anderson (Paulinho) e Wadi. Técnico: Hércules Brito Ruas. Foram 14 jogos nessa competição.
Emprestado ao Clube Náutico Capibaribe, tornou-se vice-campeão pernambucano em 1992.

1993 - GUARÁ
Disputou 25 jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, tendo marcado três gols.

1994 - GAMA, AMÉRICA-GO e CALDAS-GO
Negociado com a Sociedade Esportiva do Gama, disputou apenas três partidas pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, vencido pelo Gama. Sua estreia aconteceu no dia 8 de maio de 1994, no Abadião, no empate em 0 x 0 com o Ceilandense. O Gama formou com Gildo, Vinícius, Jorge, Anderson e Mundoca; Paulo Henrique, Rivelino e Flávio Katioco; Carlinhos, Claudenir (Buzina) e Pacheco (Gerson). Técnico: José "Jota" Alves Monteiro.
Depois, foi emprestado ao América, de Morrinhos-GO para a disputa do campeonato goiano. Ao final desse estadual, o Gama o emprestou para o Caldas Esporte Clube que disputaria a Série C do Campeonato Brasileiro.

1995 - GAMA
Retornou ao Gama e sagrou-se bicampeão brasiliense, quando disputou 22 jogos. Ganhou o Troféu Mané Garrincha como melhor zagueiro do futebol brasiliense. O Gama foi vice-campeão brasileiro da Série C e conseguiu o acesso à Série B de 1996. Disputou a Copa do Brasil pelo Gama. Convocado para defender a Seleção do DF no amistoso contra o Botafogo-RJ (0 x 0), amistoso realizado em 11 de maio de 1995.

1996 - GAMA e GUARANI-SP
Depois de disputar 12 jogos e marcar um gol pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, foi emprestado ao Guarani, de Campinas (SP), para a disputa do Campeonato Paulista da Série A. Retornou ao Gama para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.

1997 - AMÉRICA-RN e GAMA
Emprestado pelo Gama para a disputa do campeonato potiguar, sagrou-se vice-campeão estadual. Retornou ao Gama, quando disputou dez jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

1998 - GAMA
21 jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, seu terceiro título estadual com o Gama.
Disputou 18 jogos e ajudou o Gama na conquista do Campeonato Brasileiro da Série B.

1999 - BRAGANTINO-SP e GAMA
Emprestado pelo Gama ao Bragantino para a disputa do Campeonato Paulista da Série B. Retornou ao Gama e disputou 15 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

 
2000 - GAMA e MATONENSE-SP
10 jogos e três gols pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão. Quarto título de campeão brasiliense da Primeira Divisão com o Gama. Foi emprestado pelo Gama para a disputa do Campeonato Paulista da Série A no mesmo ano. No segundo semestre desse ano, retornou ao Gama para a disputa de 21 jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

2001 - MATONENSE-SP e GAMA
Disputou o Campeonato Paulista da Série A e retornou ao Gama, onde jogou 20 partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

2002 - GAMA
Disputou seis jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão e nove pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

2003 - BRASILIENSE
Contratado pelo Brasiliense, disputou treze jogos e marcou três gols pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão. Sua estreia aconteceu no dia 19 de janeiro de 2003, no Serejão, na vitória de 1 x 0 sobre o Luziânia. O Brasiliense formou com Donizeti, Dida, Gerson, Leonardo e Alex; Salvino, Pituca, Luiz Fernando e Wellington Dias (Fábio Costa); Túlio Maravilha (Tiano) e Bilu (Marcinho). Técnico: Gerson Andreotti.

Emprestado pelo Brasiliense para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A pela Ponte Preta, de São Paulo.

2004 - BRASILIENSE
Retornou ao Brasiliense e disputou 12 jogos (marcando um gol) pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, competição conquistada pelo clube. Depois, participou de 26 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B, competição conquistada pelo Brasiliesne.

2005 - NÁUTICO-PE e BRASILIENSE
Emprestado pelo Brasiliense, disputou o Campeonato Pernambucano da Primeira Divisão. Retornou ao Brasiliense e esteve presente em 11 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série A

2006 - ATLÉTICO GOIANIENSE e BRASILIENSE
Vice-campeão do Campeonato Goiano da Primeira Divisão, atuando pelo Atlético Goianiense. Voltou ao Brasiliense e disputou apenas quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

2007 - RIO CLARO-SP, BOTAFOGO-SP e ESPORTIVO-DF
Disputou o Campeonato Paulista da Série A pelo Rio Claro e da Série B pelo Botafogo, de Ribeirão Preto. Retornou ao futebol brasiliense e disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Esportivo, do Guará.


2008 - GAMA
Retornou ao Gama, disputou oito jogos (marcando dois gols) pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão e, no segundo semestre, passou a trabalhar como Auxiliar Técnico no Gama.


COMO TREINADOR

2009 - CEILANDENSE
Campeão brasiliense da Segunda Divisão. Esteve à frente da equipe em todos os jogos disputados na competição.

2010 - BOTAFOGO-DF
Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, apenas um jogo??? Antes ou depois disso, treze jogos à frente do Gama no primeiro turno dessa mesma competição.
Campeonato Brasileiro da Série D - dois jogos

2011 - CAPITAL
Treinador do Capital na Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense.
Em enquete realizada pelo site do Brasiliense, para ser escolhido o “Time dos Sonhos” do clube, Gerson foi um dos escolhidos para formar a zaga, juntamente com Jairo.

2012 - CAPITAL e SANTA MARIA
Dirigiu o Capital em seis jogos pela Primeira Divisão do campeonato brasiliense e oito pelo Santa Maria no Campeonato Brasiliense da Segunda.

2013 - CAPITAL
Foi o treinador dessa equipe em cinco jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão.

2014
A partir desse ano, passou a ser o responsável em coordenar o desenvolvimento de todas as atividades esportivas oferecidas no Centro Olímpico e Paralímpico da Ceilândia, no Setor O, atendendo cerca de 4.500 alunos a partir de 4 anos de idade.

2015
Recebeu menção de louvor pelos relevantes serviços prestados em prol da Sociedade Esportiva do Gama.

Nota: Em sua formação acadêmica, Gerson tem Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Faculdade Anhanguera (concluído em 2012) e está concluindo a Pós-Graduação em Futebol e Futsal na Faculdade Albert Einstein.
Participou do Programa de Treinamento Técnico e Tático para Treinadores de Base, realizado pela Fundação Real Madrid, da Espanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário