quinta-feira, 30 de março de 2023

PERSONAGENS & PERSONALIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: Manga


Francisco Moreira de Souza, o Manga, nasceu no dia 23 de maio de 1939, em Timon (MA).
Iniciou sua carreira no futebol como massagista do Botafogo, de Teresina (PI), em 1957, e permaneceu no clube até 1959.
Veio para Brasília em 1960 trabalhar como ajudante de eletricista na EBE. Era atacante em times de pelada, chegou a jogar no Defelê, mas deixou de ser jogador após fraturar a perna e passou a ser massagista.
Em 1962 aceitou a proposta do dirigente Roberto Soares para fazer parte da comissão técnica do Defelê, onde ficou até início de 1964.
Por ocasião de uma visita do River, de Teresina (PI), a Brasília, em 1964, foi convidado para trabalhar na equipe piauiense. Todavia, chegando em Teresina, alteraram a proposta inicial e Manga não aceitou, indo trabalhar como Preparador Físico do Flamengo, de Teresina (PI), onde foi bicampeão estadual nos anos de 1964 e 1965.
Retornou a Brasília em 1965 para ser massagista no Colombo.
Em 1966, dirigiu o Diamante Negro, de Sobradinho (DF) num período de cinco meses, passando, a seguir, para o Vila Esporte Clube, de Planaltina, que foi campeão do Departamento Autônomo da Federação Desportiva de Brasília no mesmo ano.


Do Vila, Manga foi para o Piloto e dirigiu essa equipe no ano de 1970. Depois, em 1971, treinou a equipe da Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho - UISS, quando venceu os “Jogos da Amizade”, entre Sobradinho e Formosa (GO).
Dirigiu o Unidos de Sobradinho no Campeonato Brasiliense de 1973.
Depois, assinou contrato até 31 de dezembro de 1975 para ser o treinador do CSU – Clube dos Servidores da Universidade de Brasília, vice-campeã do DF neste ano.
Em 1981, juntamente com a sua esposa que na época trabalhava na UnB, tomou conhecimento do Núcleo Habitacional Cidade Ocidental e então decidiram deixar a cidade de Sobradinho-DF, para ali morar.
Na Cidade Ocidental, acabou revendo um antigo amigo, Rosinha, que na época também se mudou para a cidade recém-construída. Quando chegou, tinha um time muito bom, o Olímpico, de “Seu Pedro”. O C. A. C. O. (Clube Atlético Cidade Ocidental) já existia. Foi aí que seu amigo Rosinha disse que o CACO precisava de um treinador. Foi quando foi apresentado ao Presidente do time, Cid Lima. Apesar da boa propaganda, Manga não gostou nada do que viu. Segundo ele, o time não iria muito longe. Ao ser convidado para dirigir o clube, Manga foi logo dizendo que com aquele time não iria treinar e aconselhou o dirigente a sair em busca de reforços. Dos jogadores que estavam no CACO, apenas o ponta direita Paulinho agradou ao novo treinador. Levou Marcão, Jair, Baduca, moradores do Gama, e Piau, de Sobradinho. Com o time bem armado, o CACO iniciou a disputa do primeiro Campeonato de Futebol da Cidade Ocidental. O clube fez uma grande campanha e acabou se classificando para a grande final, contra o forte Olímpico. Experiente e acostumado aos jogos decisivos, Manga levou o CACO ao título daquele ano, transformando a equipe na primeira campeã do futebol da Cidade Ocidental. Na final, o time venceu o Olímpico por 2 x 1. Vino marcou os dois gols do título.

Depois, no comando da equipe do SECO (Sociedade Esportiva Cidade Ocidental), Manga conquistou os títulos de 1983 e 1984. O título de 1984 foi o último de Manga enquanto treinador amador na Cidade Ocidental. No ano seguinte, ele decidiu aceitar o convite para treinar um clube da cidade de Santa Terezinha de Goiás, no norte goiano. Por lá ficou até 1988.
Após a sua passagem pelo norte goiano, ele retornou para Sobradinho. Em 2001, conversou com o Isaías, presidente da LECO, disse a ele que a cidade tinha muitos jogadores veteranos e deu a ideia da criação de um campeonato voltado aos veteranos. Manga acabou conquistando o título do campeonato de 2001, treinando o Ocidental Master Clube.
Em 2002, o time disputou o Campeonato Interclubes de Veteranos em Brasília e conquistou o terceiro lugar. Em 2004, o Ocidental Master Clube sagrou-se campeão novamente.
Logo depois, cansado e desgostoso, Manga decidiu abandonar o futebol da Cidade Ocidental, deixando muitas saudades.



Fontes:
Jornal de Brasília
José Egídio Pereira Lima
Lander Jorge da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário