sexta-feira, 10 de março de 2023

FICHA TÉCNICA: o artilheiro Giovani


Giovani Aparecido Meireles Duarte nasceu em Luziânia (GO), no dia 10 de março de 1981.
Começou a sua carreira no juvenil da A. A. Luziânia, sob o comando do técnico Eliseu Bernardo.
Em 1997, disputou o campeonato brasiliense de juvenis, com o Luziânia chegando na 11ª posição entre 18 clubes participantes. Sua estreia aconteceu no dia 10 de maio de 1997, no Serra do Lago, com vitória de 2 x 1 sobre o Botafogo-Sobradinho, sendo substituído no segundo tempo por Coquinho. Marcou o gol da vitória de 2 x 1 sobre o Guará, no dia 29 de maio.
Já na categoria de juniores, disputou os campeonatos de 1998 a 2000. Em 1998, o Luziânia foi muito mal, terminando na oitava colocação entre os dez participantes. No campeonato de 1999 foi o quinto maior artilheiro da competição, com 12 gols. No de 2000, foi o principal artilheiro do Campeonato Brasiliense de Juniores, com 16 gols.
Estreou nos profissionais no dia 21 de maio de 2000, entrando no segundo tempo no lugar de Ângelo, na partida contra o Bandeirante (1 x 1), no Serra do Lago, lançado pelo técnico Pedro Mendes. O Luziânia formou assim: Carlão, Marcelinho, Marcelão, Junior e Sandro Viana; Wender, Júlio Castro e Bête (Daniel); Lino (Paulinho), Fernando e Ângelo (Giovani). Técnico: Pedro Mendes.

Curiosamente, o Luziânia foi rebaixado e ele disputou a Segunda Divisão de 2000 pelo clube (na época, era permitido!). O Luziânia terminou na sétima colocação e permaneceu na Segunda.
No segundo semestre de 2001, ainda defendendo o Luziânia (terceiro colocado), foi o artilheiro do Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão, com a incrível marca de 19 gols, recorde até hoje em toda a história dessa competição.
Quase ao mesmo tempo, Giovani disputou a primeira edição da Copa Centro-Oeste de Seleções Sub-20. Fez o gol da vitória de 2 x 1 sobre Tocantins e os dois da vitória de 2 x 0 sobre o Espírito Santo. O técnico do DF era Ricardo Freitas.
Para as demais partidas, não houve acordo para alterar as datas dos jogos e como grande parte dos jogadores da seleção brasiliense estavam envolvidos com a Segunda Divisão do DF, desistiram de continuar na disputa do torneio.
Em 2002, Giovani esteve presente em competições de três divisões: o Campeonato Brasiliense da Primeira, pelo Luziânia, ficando na quarta posição entre os artilheiros, com dez gols. Depois, o Brasiliense da Segunda quando jogou apenas duas partidas pelo Samambaia (que foi muito mal, ficando na oitava colocação) e o Campeonato Brasileiro da Série C, pelo CFZ (dois jogos e um gol).
Além disso, fez parte da equipe do Bandeirante na Copa do Brasil, sendo eliminada pelo Cruzeiro (MG) após o único jogo disputado no Serejão, em 6 de fevereiro de 2002.

Giovani foi o terceiro maior marcador do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2003, defendendo o Luziânia. Marcou 11 gols e ficou atrás de Cassius, com 13, e Igor, com 12, ambos do CFZ.
Marcou seis gols no Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2003, atuando pelo Sobradinho, quando teve participação decisiva para a conquista do título de campeão. Desses seis gols, dois foram marcados na semifinal contra o Samambaia (1 x 2 e 1 x 0) e um no dia 2 de novembro de 2003, na decisão contra o Paranoá (o gol da vitória - 1 x 0 e do título.
Disputou as duas divisões do Campeonato Brasiliense em 2004: a Primeira, no Luziânia (marcando apenas dois gols), e a Segunda, no Santa Maria, tornando-se vice-campeão e artilheiro da competição, com 18 gols. Além disso, disputou a primeira e única edição da Taça Brasília pelo Paranoá, sagrando-se campeão.
Também participou de poucos jogos do Campeonato Catarinense de 2004, com a camisa do Criciúma.

No Brasiliense, em 2005, foi campeão do DF (marcando quatro gols), e disputou seis jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série A.
Em 2006, defendeu o Luziânia no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão (anotando três gols), o Campeonato Brasileiro da Série B pelo Brasiliense (apenas quatro jogos e um gol) e o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão pelo Esportivo, sagrando-se campeão e artilheiro da competição, com dez gols.
Disputou as três divisões do Campeonato Brasiliense em 2007: o da Primeira, pelo Ceilândia (marcando três gols), o da Segunda, pelo Capital (com dois gols marcados), e o da Terceira, pelo Brasília, tornando-se vice-campeão e segundo colocado entre os artilheiros, com cinco gols em sete jogos.
Além disso, integrou o Esportivo no Campeonato Brasileiro da Série C, quando jogou apenas uma partida.
Pelo Unaí, na Primeira Divisão do DF de 2008, disputou oito jogos e marcou seis gols.
No mesmo ano, foi campeão da Segunda Divisão do DF pelo Brasília e o vice-artilheiro da competição, com dez gols.
Na Terceira Divisão, defendeu o CFZ e ficou com o vice-campeonato, terminando na segunda colocação entre os artilheiros, com dez gols.

Além disso, participou do Campeonato Goiano de 2008, pelo Mineiros.
Em 2009, Giovani participou do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão pelo Brasília, marcando cinco gols nos treze jogos que disputou, e o da Segunda Divisão, pelo Cruzeiro.
Também realizou alguns jogos pelo Campeonato Mineiro de 2009, atuando pelo Ituiutaba.
Marcou três gols no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2010, atuando pelo Ceilandense.
Foi terceiro colocado na Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense de 2011, defendendo o Luziânia, garantindo uma das vagas para a Primeira Divisão de 2012. Giovani marcou três gols na competição. O último jogo da carreira de Giovani aconteceu no dia 13 de novembro de 2011, no Serra do Lago, com derrota para o Brazlândia, por 2 x 1. O Luziânia formou com Donizeti, Perivaldo, Glauber, André Alagoano (Rener) e Clayton; Coquinho, Thompson, Iranildo (Fábio Silva) e Esquerdinha; Gustavo (Alanzinho) e Giovani. Técnico: Evilásio de Almeida.
Em sua carreira também atuou no Atlético Goianiense, Itumbiara e Vila Nova, de Goiás.

Colaboração: José Egídio Pereira Lima.







Nenhum comentário:

Postar um comentário