domingo, 5 de janeiro de 2014

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR – Parte I

Nesta última sexta-feira, 3 de janeiro de 2014, teve início a 45ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior.
A Copa São Paulo de Futebol Junior, competição que homenageia o aniversário da cidade de São Paulo – 25 de janeiro – conhecida popularmente como Copinha, é o mais tradicional torneio de futebol da categoria junior.

A primeira edição, ainda com a denominação de Copa São Paulo de Futebol Juvenil, contou com apenas quatro clubes da capital paulista e aconteceu em 1969. A partir de 1971, a Copa passa a ser interestadual e, desde então, vem sendo uma vitrine para o futebol brasileiro e mundial, tendo em vista o número de craques que já projetou ao longo das 44 edições. Entre alguns jogadores famosos que surgiram na “Copinha” está Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, revelado em 1993. Outras revelações da Copa foram o lateral Cafu (São Paulo/1988); o falecido atacante Dener (Portuguesa de Desportos/1991), o meio campista Falcão (Internacional/1972), o atacante Casagrande (Corinthians/1980), o meio campista Raí (Botafogo de Ribeirão Preto/1985), o atacante Robinho (Santos/2002), o zagueiro Edinho (Fluminense/1973), o meio campista Toninho Cerezzo (Atlético Mineiro/1972), o zagueiro Polozzi (Ponte Preta/1975) e o zagueiro Junior Baiano (Flamengo/1990).
Antes promovida pela Secretaria Municipal de Esportes (SEME), a partir de 1988 passou a ser organizada pela Federação Paulista de Futebol e ter seus jogos nas cidades do interior do Estado.
Nos últimos anos o torneio deixou de ser apenas uma vitrine para o torcedor e passou a ser uma grande feira, com empresários e olheiros do mundo inteiro querendo levar os garotos bons de bola antes que passem a valer milhões de dólares.

Isso faz com que as equipes se preparem cada vez mais para disputar a competição.

OS CLUBES DO DF NA COPA SÃO PAULO DE JUNIORES

A primeira participação de um clube do Distrito Federal deve ter acontecido na edição de 1974/1975! E porque dissemos deve? Por mais que tenhamos pesquisado, não conseguimos encontrar se aquela edição teve a participação de um clube de Brasília ou não. Melhor explicando.
Diferentemente dos dias de hoje, a competição foi dividida em duas fases: a primeira de 2 de novembro a 14 de dezembro de 1974 e a segunda de 8 a 25 de janeiro de 1975.
Com base nos jornais da época, Brasília teria como representante o Ceub. Até encontramos alguns resultados dos outros jogos, mas nenhum que tenha confirmado a presença do clube brasiliense.
Segundo consta do jornal Folha de S. Paulo, edição de 07.12.1974: “A equipe juvenil do Palmeiras estreará hoje às 9h30 na VII Taça São Paulo de Futebol, enfrentando o Ceub, de Brasília. A partida será no Estádio Distrital da Aclimação, à rua Muniz de Souza, 1.075”.
Nos dias seguintes, o mesmo jornal não trouxe nenhuma notícia sobre o jogo.
O jornal Correio Braziliense publicou uma nota que aumentou ainda mais nossa dúvida:
“O Ceub encontrou uma maneira inusitada de reforçar sua equipe: desfalcou o Jaguar na decisão (01 e 08.12.1974) do campeonato brasiliense amador de 1974, contra o Pioneira. O Jaguar jogou a decisão desfalcado de quatro titulares: Leocrécio, Salvador, Décio e Ariston, que viajaram com a equipe de juvenis do Ceub, emprestados ao clube universitário para a disputa da taça”.
Além dessas duas notas na imprensa, consta do Boletim Oficial nº 49, de 05.12.1974, da Federação Metropolitana de Futebol o seguinte:

“EXPEDIENTE DA PRESIDÊNCIA

Ofício nº 230/74, do Ceub Esporte Clube solicitando autorização para sua equipe de juvenis participar da VII Taça Cidade de São Paulo, com início no próximo dia 07 do corrente mês.
DESPACHO: Ciente. Nego autorização por dois motivos: 1) o clube está com os direitos suspensos por falta de cumprimento de obrigações financeiras; 2) o pedido só foi formulado depois de ter o clube viajado sem autorização. Publique-se e arquive-se. Em 05 dez 74. a) Wilson de Andrade – Presidente.”

Uma coisa é certa: se o Ceub jogou, não foi o suficiente para classificar a equipe para a Segunda Fase, pois o mesmo jornal Folha de S. Paulo colocou o Palmeiras na relação de classificados para a etapa seguinte. Pudemos confirmar também que eram jogos eliminatórios.
A competição foi vencida pelo Atlético Mineiro.



4 comentários:

  1. José Ricardo, verificando umas anotações minhas achei que o resultado desse jogo foi 1 a 0 para o Palmeiras. Essas anotações eu colhia na Gazeta Esportiva e no Popular da Tarde.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Marcão! Sem querer abusar, mas já abusando, vc teria mais alguns dados desse jogo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Não J. Ricardo somente o resultado mesmo. Estou pesquisando algumas Copas São Paulo mas quando acho o resultado já é um grande achado.

    ResponderExcluir
  4. Participei da copa São Paulo em 1975...

    ResponderExcluir