segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SÉRIE “O FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES”: CRUZEIRO - Parte 3



O ESTÁDIO FRANCISCO PIRES






Em 2004 a cidade do Cruzeiro ganhou um estádio de futebol, o Francisco Pires (nome em homenagem ao administrador regional na época), apelidado carinhosamente de Ninho do Carcará. A inauguração aconteceu no dia 8 de agosto de 2004, com várias festividades, mas sem futebol. 
Ainda com muita coisa a se fazer, o estádio recebeu seu primeiro jogo de futebol no dia 24 de setembro de 2005, quando o Cruzeiro jogou contra o Brazlândia pela terceira rodada do campeonato brasiliense da Segunda Divisão de 2005. O Cruzeiro perdeu por 3 x 2. Neto, do Brazlândia, fez o primeiro gol do estádio.
Tem capacidade para cerca de duas mil pessoas e é de propriedade da Administração Regional do Cruzeiro.

CATEGORIAS DE BASE

Quando se promoveu pela primeira vez uma competição de juvenis (hoje chamado de juniores) no Distrito Federal, o campeão foi a Associação Esportiva Cruzeiro do Sul. Isso aconteceu em 1962, no período de 23 de setembro a 25 de novembro. Naquele ano, o Cruzeiro realizou uma campanha impecável, empatando apenas um jogo e vencendo os demais, levando a melhor sobre os outros oito clubes participantes. Um dos destaques do time era o zagueiro Mello.
Muitos anos depois, outra equipe da cidade também brilhou: o Cruzeiro Futebol Clube. Em 2011, tornou-se vice-campeão brasiliense de juniores. Na final, por pouco não conseguiu o título de campeão, após empatar duas vezes com o Gama nas partidas finais, resultados que beneficiaram o adversário no critério de desempate por ter melhor campanha durante a competição.

O Cruzeiro na Copinha de 2012

Logo depois, em janeiro de 2012, o Cruzeiro foi um dos representantes do DF na Copa São Paulo de Futebol Junior, a maior competição da categoria no Brasil, que reuniu 96 equipes.
O Cruzeiro, do técnico Luís Carlos, fez uma boa campanha no Grupo P, em São José dos Campos, apesar de não conseguir ficar com uma das vagas de segundos melhores colocados. Na estreia, no dia 4 de janeiro, venceu o Ceará por 4 x 2. Depois, em 8 de janeiro, empatou com o Primeira Camisa, de São José dos Campos, em 1 x 1. No terceiro jogo do Cruzeiro, em 11 de janeiro, o clube brasiliense voltou a empatar, desta vez com o XV de Novembro, de Piracicaba-SP, em 2 x 2.
No ano seguinte, 2012, o Cruzeiro sagrou-se campeão brasiliense de forma invicta, deixando o Gama na segunda colocação. 
Na primeira fase, colheu esses resultados: 2 x 2 Sobradinho, 3 x 0 Planaltina, 5 x 0 Santa Maria, 1 x 1 Botafogo e 3 x 0 Brazlândia. Na Segunda Fase, enfrentou e venceu o Brazlândia por duas vezes: 2 x 1 e 6 x 2. Nas semifinais, passou bem pelo Brasília, também em dois jogos: 3 x 1 e 4 x 0. Na final, encontrou novamente o Gama, desta vez com desfecho diferente. No primeiro jogo, no Bezerrão, empate em 3 x 3, depois de estar perdendo por 3 x 0 no 1º tempo. O segundo foi no Estádio Francisco Pires e o Cruzeiro chegou ao seu primeiro título de campeão de juniores com a vitória de 1 x 0, gol de Lucas Gabriel, aos 12 minutos do 2º tempo.
A equipe que jogou a partida decisiva foi formada por Wendell, Yorras, Vilar, Samuel e Lucas Gabriel (Edson); Mailon, Hugo, David e Peninha (Matheus); Daniel Henrique e Gilvan. O técnico foi o ex-zagueiro Binha.
O Cruzeiro ainda teve em Gilvan o artilheiro do campeonato, com 12 gols. Logo depois das finais, o atacante foi emprestado ao Brasiliense para a disputa da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Outro jogador do Cruzeiro, Daniel Henrique, marcou sete gols.
Novamente a dupla Cruzeiro/Gama representou o futebol do DF na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2013.
A equipe do Cruzeiro até teve uma estreia positiva, mas não conseguiu passar para a Segunda Fase. No Grupo B, que teve sede em Marília, o Cruzeiro iniciou vencendo o clube local do mesmo nome por 4 x 3. No segundo jogo, contra o Coritiba, derrota por 2 x 1. Na despedida da competição, o Cruzeiro empatou em 1 x 1 com o Mirassol. Pelo segundo ano consecutivo, o Cruzeiro ficou com a segunda colocação em seu grupo.

O FUTEBOL AMADOR

Os clubes do Cruzeiro sempre tiveram pequena participação no Campeonato de Futebol Amador do DF, promovido pela Federação Brasiliense de Futebol desde 1978.
Talvez até por isso, somente no dia 21 de setembro de 1990, a então Federação Metropolitana de Futebol (atualmente Federação Brasiliense de Futebol) concedeu filiação à Liga de Futebol Amador do Cruzeiro - LIFAC.
A ARUC tornou-se a pioneira entre os clubes amadores do Cruzeiro a participar da competição em 1996. O Asa Branca tomou parte em dois anos: 2005 e 2008, em ambos chegando na décima colocação.
Atualmente como LIDESC, a liga tem um campeonato bastante organizado e disputado. 
Nas últimas edições, a competição contou com a presença de 16 equipes. Em 2013, o campeão foi o Beira Rio, com o Asa Branca ficando em segundo lugar. No ano de 2014, o vencedor foi o ASA/CVQ1 (iniciais de Cruzeiro Velho - Quadra 1), com o Traíras ficando com a segunda colocação.
O time de maior destaque é o Asa Branca, 12 vezes campeão do futebol amador do Cruzeiro e vencedor da Copa Cruzeiro de Futebol de Campo por 10 vezes.

Fontes:
Jornais DC-Brasília, Correio Braziliense e Jornal de Brasília
Almanaque do Futebol Brasiliense
Esporte Candango
Futebol Amador DF
Federação Brasiliense de Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário