domingo, 14 de dezembro de 2014

SÉRIE “O FUTEBOL NAS CIDADES-SATÉLITES”: CRUZEIRO - Parte 2





O Cruzeiro só voltou a ter um representante na principal divisão do futebol do DF em 1976, justamente no ano em que o profissionalismo foi implantado em definitivo no Distrito Federal.
Surgiu o Flamengo Esporte Clube, fundado em 9 de março de 1976, em reunião realizada no auditório do Hospital das Forças Armadas - HFA, no Cruzeiro.
Pouco mais de um mês depois de sua fundação, o Flamengo teve a honra de participar do primeiro jogo da nova era do futebol profissional do Distrito Federal. No dia 21 de abril de 1976, no Estádio Pelezão, o rubro-negro perdeu para o Taguatinga, por 3 x 0.
Antes de começar o segundo turno, no dia 8 de junho de 1976 foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária. Acolhendo aos desejos expressos dos moradores do Cruzeiro, dos torcedores do Flamengo E. C., dos cronistas esportivos e, acima de tudo, a intenção da Federação Metropolitana de Futebol de ter em cada cidade-satélite o seu representante com o respectivo nome, foi aprovada por unanimidade a mudança na denominação de Flamengo Esporte Clube para Cruzeiro Esporte Clube.




As cores da nova associação passaram a ser azul e branca e o uniforme semelhante ao do Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG).
Somando os pontos dos três turnos do campeonato, o Cruzeiro terminou na última colocação. Como consolo, foi campeão da Taça Disciplina de 1976.
O Cruzeiro melhorou bastante o seu rendimento em 1977. Na primeira competição oficial do ano, o Torneio Imprensa, emplacou três vitórias seguidas. Além desses resultados, conseguiu um honroso empate com o poderoso Brasília (que se sagrou campeão do torneio). Chegou em quarto lugar no torneio, somente um ponto atrás dos segundos colocados Canarinho e Corinthians.
Um dos jogadores que mais chamava a atenção no Flamengo era o goleiro Cacalo, com suas roupas extravagantes (bermudas berrantes, boné e gravata), espelhando-se no seu ídolo, o goleiro argentino Miguel Angel Ortiz, na época defendendo o Atlético Mineiro.
Se a parte técnica deu sinais de melhoria, o mesmo não aconteceu com a administrativa. Por vários motivos, expostos adiante, o Cruzeiro não disputou o campeonato de 1977.
Para piorar ainda mais a situação caótica em que se encontrava, em 18 de novembro de 1977, o maior incentivador do Flamengo/Cruzeiro, o então sargento Armando Ribamar de Carvalho, renunciou à Presidência do clube.
Dentre outras coisas, alegou falta de apoio dos diretores do Cruzeiro (afirmando que houve deserção total), a falta de respaldo financeiro e o desinteresse dos moradores da cidade-satélite. Além disso, tinha que pagar as dívidas que foram feitas em seu nome. O Cruzeiro tornou-se o maior devedor da Federação. O Cruzeiro encerrou suas atividades em 1978.




O Cruzeiro passou mais um longo período sem ter equipes participantes da Primeira Divisão do futebol do DF até o surgimento do Clube de Regatas Vasco da Gama, fundado pelo Coronel Carlos Fernando Cardoso Neto em 12 de abril de 1981.
Após dois anos como amador, o Vasco da Gama disputou o Campeonato Brasiliense de Futebol Profissional de 1983 e 1984, em ambos realizando péssimas campanhas, não mais voltando a disputar competições oficiais.




O Cruzeiro ficou sem representantes no futebol brasiliense até o ano de 2001. Neste ano, tentando repetir o sucesso da escola de samba que originou o clube (mais de 20 títulos de campeã do carnaval de Brasília), a ARUC (fundada em 21 de outubro de 1961) resolveu apostar no futebol.
Além de campeã do carnaval, a ARUC também transformou-se no principal clube social do Cruzeiro. Como a região não tinha nenhum representante no campeonato estadual de futebol, muitos cruzeirenses pressionavam a ARUC a formar uma equipe. A diretoria do clube sempre rechaçou a ideia alegando falta de estrutura financeira. Foi então que o Secretário de Esportes e ex-presidente do Gama Agrício Braga Filho, juntamente com os sócios Wagner Marques e Paulo Goyaz, arrendaram o departamento de futebol do tradicional clube criando uma nova força no futebol candango. Logo no primeiro campeonato, o de 2000, a ARUC conquistou o vice-campeonato da Segunda Divisão e a vaga para a primeira. Em 2001, disputou com bom desempenho o campeonato metropolitano.
A ARUC ainda permaneceu na Primeira Divisão nos anos de 2002 e 2003, caindo para a Segunda Divisão em 2004 e lá permanecendo até 2005, último ano em que disputou uma competição oficial de futebol no DF.




Um ano antes desse desaparecimento, 2004, surgia na Segunda Divisão o mais novo representante do Cruzeiro no futebol brasiliense: o Cruzeiro Futebol Clube, fundado em 10 de maio de 2000. Ficou com a nona colocação entre 13 equipes disputantes.
Obteve suas melhores colocações nos anos de 2007 e 2008, quando chegou na terceira posição (apenas dois clubes eram promovidos).
Depois de 14 anos de trabalho intenso, neste ano de 2014 o Cruzeiro conseguiu o tão sonhado acesso para a elite do futebol brasiliense. O feito veio com a classificação para a decisão do Campeonato da Segunda Divisão, quando enfrentou o Samambaia, que se sagrou campeão. Mesmo com a derrota, a equipe garantiu seu lugar na Primeira Divisão em 2015.
Todos no Cruzeiro reconhecem as dificuldades que serão enfrentadas na nova divisão, mas acreditam que essa é a oportunidade que o clube tem para fazer história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário