quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A HISTÓRIA DA SEGUNDA DIVISÃO NO DF - Parte 15 (2009)


Disputado pelo menor número de participantes nos últimos dez anos, o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2009 teve apenas sete clubes inscritos.
Por outro lado, teve um grande número de novidades.
Uma delas o Brazsat Futebol Clube. Fundado em 29 de junho de 2005 com o nome de Recanto Esporte Clube, em outubro de 2007 transformou-se em clube-empresa, passando a se chamar Brazsat, oriundo da empresa do segmento de satélites e espaço a Brazsat Commercial Space Services. Campeão da Terceira Divisão em 2008, estreava na Segunda como um dos favoritos.
Campeão da Primeira Divisão do DF em 2002, o CFZ estava de volta à Segunda Divisão em 2009, depois de ficar em segundo lugar no campeonato da Terceira em 2008.
Depois de más campanhas nos últimos anos, o Ceilandense resolveu apostar numa fórmula que estava dando certo para outros times: a exemplo do que aconteceu na temporada de 2008, quando o Santa Maria conquistou o acesso da terceira para a segunda divisão do DF com o time de juniores do Brasiliense, em 2009 o Ceilandense contou com os aspirantes do Gama para tentar chegar à Primeira Divisão. O grupo que representou o Ceilandense contou com atletas conhecidos da torcida do Gama, alguns até disputaram a terceira divisão nacional. Por isso, também passou a ser um dos favoritos ao acesso.
Mas a principal novidade e um dos motivos de maior divulgação e expectativa da Segunda Divisão de 2009 foi o surgimento do Botafogo-DF. O Botafogo, do Rio de Janeiro, e a empresa Brasília Holding firmaram parceria para o desenvolvimento do projeto Clube Empresa Botafogo/DF. Inicialmente o projeto contemplava a transformação do Clube Esportivo Guará, equipe da segunda divisão do campeonato brasiliense, no Botafogo/DF. No elenco, estavam nomes conhecidos do futebol local como o goleiro Donizetti, o meio campo Fábio Lima, os volantes Leiz e Bruno de Jesus e o lateral esquerdo Amaral. Se todos já aguardavam com ansiedade o início da Segunda Divisão local, a expectativa aumentou ainda mais quando o Botafogo/DF anunciou a contratação do artilheiro Túlio Maravilha para a disputa da competição. É preciso destacar, ainda, o comando técnico de Marquinhos Bahia, eleito o melhor treinador no ano de 2007, quando levou o Esportivo Guará ao vice-campeonato local, juntamente com alguns dos atletas que retornaram para atuar com a camisa do novo clube.
As sete equipes jogam entre si apenas em turno. Os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais. Nas semifinais aconteceram jogos de ida e volta, com vantagem para os melhores colocados na primeira fase. Já a final foi disputada em apenas um jogo, no estádio do clube de melhor campanha na primeira fase, que teve também a vantagem do empate. O campeão e o vice-campeão foram promovidos para a Primeira Divisão de 2010 e os dois últimos clubes na Primeira Fase foram rebaixados para a Terceira Divisão de 2010.
Como era de se esperar, o Botafogo se destacou dos demais na Primeira Fase, vencendo cinco dos seis jogos que disputou e perdendo apenas um, justamente para o Ceilandense, que ficou na segunda colocação, com apenas uma derrota, logo na estreia para o Santa Maria. Depois não perdeu mais.
Botafogo e Ceilandense se classificaram para as semifinais, juntamente com Unaí (segundo colocado e que também só teve uma derrota na primeira fase, para o Botafogo) e Brazsat (4º colocado). 
Os jogos de ida das semifinais foram realizados no dia 3 de outubro de 1999. 
No Mané Garrincha, o mandante Brazsat perdeu para o Botafogo por 2 x 1. O primeiro tempo foi muito ruim e o placar permaneceu em 0 x 0.
No segundo, logo aos quatro minutos o Brazsat abriu o placar, através de Fernando Veiga. Mesmo sofrendo o gol, o Botafogo tinha maior posse de bola e conseguia chegar com mais perigo. Aos 35 minutos, Túlio Maravilha empatou o jogo. Seis minutos, aconteceu a virada do Botafogo, novamente com um gol marcado por Túlio Maravilha.
No outro jogo, no Abadião, o Ceilandense deu grande passo para chegar à final depois de golear o Unaí por 4 x 1. Paulo Renê (que entrou no segundo tempo), duas vezes, Geraldo e Edicarlos marcaram para o Ceilandense. Esquerdinha, cobrando pênalti, marcou o primeiro gol do jogo para o Unaí, aos oito minutos do primeiro tempo.
Uma semana depois, 10 de outubro de 2009, aconteceram os jogos de volta.
Unaí e Ceilandense se enfrentaram no estádio Urbano Adjuto, em Unaí (MG). Em jogo dramático, empataram em 3 x 3, resultado que garantiu o Ceilandense na primeira divisão de 2010. Gustavo, Ricardinho e Esquerdinha marcaram para o Unaí, enquanto Edicarlos e Djalminha, duas vezes, descontaram para o Ceilandense.
O jogo foi dramático, com cinco expulsões, e uma interrupção de doze minutos após a invasão do campo pelo presidente e treinador do Unaí, depois da marcação do segundo pênalti contra o time mineiro. Para compensar, o árbitro Nivaldo Nunes deu 20 minutos de acréscimo no segundo tempo.
No estádio do CAVE, Túlio Maravilha abriu o placar para o Botafogo antes de ser completado um minuto de jogo. O 1 x 0 ficou registrado no placar por todo o primeiro tempo. No segundo, aos 33 minutos, Cassius empatou para o Brazsat. Dez minutos depois, Reinaldo marcou o gol da vitória do Botafogo, novamente por 2 x 1.
A grande final aconteceu no dia 17 de outubro de 2009, no estádio do CAVE, mando do Botafogo, por ter melhor campanha.
Quando todos esperavam a festa do Botafogo, essa passou para o lado do Ceilandense, que voltou a vencer o Botafogo, desta vez por 2 x 1, e ficou com o título de campeão da Segunda Divisão de 2009.
O primeiro gol do Ceilandense foi marcado por Geraldo aos 35 minutos do 1º tempo.
No segundo tempo, os times voltaram com a mesma disposição demonstrada no primeiro. Aos poucos o bom futebol praticado pelas equipes dava lugar ao nervosismo. Aos 26, Edicarlos, do Ceilandense, foi expulso. Com um jogador a mais, o Botafogo foi em busca do empate, resultado que lhe daria o título de campeão. Aos 40 minutos, Glauco, do Botafogo, recebeu o cartão vermelho.
Apelando para muitas bolas alçadas na área, o Botafogo acabou empatando aos 45 minutos, com um gol de Alcione, de cabeça.
Os acréscimos determinados pelo árbitro foram de quatro minutos. Quando a torcida do Botafogo já soltava o grito de campeão, aos 48 minutos, Iron estragou a festa da torcida do Botafogo: cobrou uma falta próxima a grande área e acertou o ângulo para fazer o gol do título do Ceilandense.
A súmula do jogo decisivo foi essa:
BOTAFOGO 1 x 2 CEILANDENSE
Data: 17 de outubro de 2009
Local: CAVE, Guará
Renda: R$ 10.630,00
Público: 6.962 pagantes
Árbitro: Rodrigo Raposo (DF) 
Expulsões: Edicarlos, do Ceilandense, e Glauco, do Botafogo
Gols: Geraldo, 38; Alcione, 90 e Iron, 90+3
Botafogo: Donizeti, Clein (Diego Portela), Lucas Souza, Luan e Rafinha; Marcinho (Reinaldo), Leís, Alcione e China (Glauco); Léo Guerreiro e Túlio Maravilha. Técnico: Marquinhos Bahia. 
Ceilandense: Veloso, Alex, Lídio, André Nunes e Djalminha; Betson, Oliveira (Gustavo), Iron e Kabrine (Gleison); Edicarlos e Geraldo (Keké). Técnico: Gerson Vieira.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CF
CLUBES
J
V
E
D
GF
GC
SG
PG
CEILANDENSE
9
4
4
1
15
11
4
16
BOTAFOGO
9
7
0
2
14
7
7
21
UNAÍ
8
2
4
2
10
11
-1
10
BRAZSAT
8
2
2
4
10
13
-3
8
CFZ
6
2
2
2
8
9
-1
8
CRUZEIRO
6
1
1
4
6
8
-2
4
SANTA MARIA
6
1
1
4
7
11
-4
4

PRINCIPAIS ARTILHEIROS:
Túlio Maravilha comemorando um dos dois gols marcados
na sua estreia na Segunda Divisão de 2009

1º - Edicarlos (Ceilandense), 8 gols;
2º - Túlio Maravilha (Botafogo), 7;
3º - Juninho Paranoá (Brazsat), Michel (CFZ) e Esquerdinha (Unaí), 4;
4º - Allan (CFZ), Léo Borges (Cruzeiro) e Gustavo (Unaí), 3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário