sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

OS CLUBES DO DF: SOBRADINHO COMPLETA 40 ANOS DE VIDA - 2ª Parte - Final da década de 70



No dia 11 de março de 1978 aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária que decidiu, por unanimidade, pela alteração da razão social de Campineira Futebol Clube para Sobradinho Esporte Clube. O artigo primeiro passou a ter a seguinte redação: “Sobradinho Esporte Clube, ex-Campineira Futebol Clube, neste estatuto designado pelas iniciais SEC, é uma sociedade civil, fundada ao primeiro dia do mês de janeiro do ano de mil novecentos e setenta e cinco”. Consequentemente em todos os artigos e alíneas, onde se lia Campineira Futebol Clube passa-se a ler Sobradinho Esporte Clube.
Na eleição do Presidente e Vice-Presidente, por aclamação, foram mantidos nos cargos Antônio Esteves Teixeira (Presidente) e Waltinho Ferrari (Vice-Presidente). Waldyr de Carvalho Thiessen foi o secretário da Assembleia. Além dos citados, participaram da assembleia Alberto Luiz Esteves Teixeira, Aníbal Rosa dos Santos, Ivanildo Vicente da Silva, Manoel Augusto de Melo e Sir Peres de Barros.
O Torneio Incentivo, competição oficial da Federação Metropolitana de Futebol iniciada em 26 de março de 1978, foi o primeiro disputado com o nome Sobradinho. Seu primeiro jogo aconteceu no dia 29 do mesmo mês, com derrota de 3 x 2 para o Gama, no Pelezão. Maurício, aos sete minutos do segundo tempo, marcou o primeiro gol da história do Sobradinho. Dázio marcou o segundo.
O Sobradinho formou com Ari, Cláudio, Zezão, Sir Peres e Marco; Baduca (Japão), Pebinha e Maurício; Marcus (Vino), Zé Afonso e Dázio. O técnico foi Manoel Augusto de Melo. Depois seria substituído por Waldyr de Carvalho Thiessen. 
A primeira vitória aconteceu no dia 20 de abril de 1978, também no Pelezão: 2 x 1 sobre o Taguatinga, gols de Baduca e Zé Afonso.
Logo depois, o Sobradinho passou a utilizar seu próprio estádio, o Augustinho Lima, inaugurado em 30 de abril de 1978, num amistoso contra o Santos, de São Paulo.
No campeonato de 1978 estreou no dia 3 de setembro, empatando em 1 x 1 com o Taguatinga, com a seguinte formação: Nilson, Aderbal, Milton (Sir Peres), Remo e Marcos; Pebinha, Baduca e Gaúcho (Zé Afonso); Marco Antônio, Maurício e Messias. Técnico: Manoel Cajueiro. Novamente Maurício marcou o primeiro gol do Sobradinho, aos 23 minutos de jogo. Não fez uma boa campanha no 1º turno (quinto lugar, com uma vitória, três empates e duas derrotas). Sua única vitória aconteceu em 8 de outubro de 1978, ao bater a Desportiva Bandeirante por 2 x 1, no estádio Adonir Guimarães, em Planaltina.
No segundo turno, a campanha foi ainda pior, ao ficar na sétima e última colocação, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.
Na classificação geral, ficou em sétimo e último lugar, com apenas duas vitórias nos doze jogos que disputou. Ainda empatou quatro e perdeu seis. Marcou nove gols e sofreu vinte e cinco.
O Sobradinho começou o ano de 1979 participando do Torneio Seletivo, realizado pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher o clube que ocuparia a segunda vaga no Campeonato Brasileiro versão 1979, reservada para o Distrito Federal.
Participaram do Torneio Seletivo somente os clubes que disputaram o Campeonato de Profissionais do DF de 1978, com exceções do Brasília E. C., por ter sido o campeão do ano anterior, e do Grêmio, que não quis disputar.
Ficou na quinta e última colocação, sem conseguir uma única vitória nos oito jogos que disputou. Foram três empates e cinco derrotas.
No dia 12 de maio de 1979, o Sobradinho disputou seu primeiro amistoso interestadual, ao vencer o Anápolis, de Goiás, no Augustinho Lima, por 1 x 0, gol de Zé Afonso.
Logo depois, no dia 27 de junho de 1979, no Augustinho Lima, aplicou uma tremenda goleada no Tiradentes: 9 x 2.
No campeonato, disputado por seis equipes, novamente ficou com a última colocação. Somou apenas 10 pontos, provenientes de quatro vitórias e dois empates.
No final do ano, mais precisamente de 20 de outubro a 2 de dezembro, promoveu o Torneio “Cidade de Sobradinho”, que contou com as participações do Comercial, de Planaltina, da Desportiva Bandeirante, do Núcleo Bandeirante, e do Tiradentes, de Brasília. Todos os jogos foram realizados no estádio Augustinho Lima. O torneio foi disputado em dois turnos, o primeiro vencido pelo Comercial, e o segundo pelo Sobradinho. Na decisão do torneio, o Sobradinho venceu o Comercial por 2 x 1, conquistando assim seu primeiro troféu de campeão no futebol brasiliense.
Teve dois destaques individuais no ano: Zé Afonso, que fez parte da Seleção do Ano escolhida pelo jornal Correio Braziliense, e Hani, apontado como revelação do campeonato pela Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos - ABCD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário