quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: OLÉ NO FLAMENGO EM PLENO MARACANÃ!


A imprensa carioca considerava o jogo disputado entre Flamengo e Gama, no dia 30 de setembro de 2001, em pleno Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro, como o mais fácil teoricamente antes de jogar contra Vasco da Gama e São Caetano.
O jogo marcava a volta do Flamengo ao Maracanã desde o dia 9 de setembro. A partir de então, o time mandou seus jogos em Brasília.
Petkovic tinha mais um motivo para tentar outra boa atuação. Há exatamente um ano, o iugoslavo fazia três gols no Gama, pela Copa João Havelange. Na partida disputada em Brasília, o Flamengo venceu por 4 x 2.
Quem viu os primeiros dez minutos do jogo não poderia imaginar o que estava por vir. O Flamengo era um time bem distribuído, que tocava com perfeição a bola e chegava com facilidade ao gol do Gama.
O time rubro-negro teve chance em uma falta cobrada por Petkovic, aos cinco minutos. Dois minutos depois, Rocha, aproveitando um cruzamento de Bruno Carvalho, chutou por cima da entrada da área. Aos 9 minutos, o goleiro Ronaldo espalmou um bom chute de Cássio.
A ducha de água fria veio aos 16 minutos. Reinaldo passou para Luiz Fernando, que, da intermediária, resolveu arriscar, chutando com força no ângulo direito de Júlio César. O goleiro não acreditou no chute, tentou fazer golpe de vista, mas, quando pulou, era tarde: Gama 1 x 0.
A partir daí o nervosismo do time do Flamengo aumentou. O time rubro-negro ainda teve uma chance aos 27 minutos, com Petkovic, dentro da área, mas Jairo conseguiu desarmar o atacante, que reclamou pênalti no lance.
Após serem advertidos pelo técnico Zagalo no intervalo, os jogadores do Flamengo voltaram diferentes, com mais disposição. Aos cinco minutos, Edilson cruzou para Roma, mas Jairo desviou de cabeça na área. Dois minutos depois, surgiu a jogada mais bonita da partida. Uma tabela entre Edilson e Petkovic, que deixou o primeiro na cara do gol. O atacante chutou com violência para fora.
O Gama se defendia e tratava de sair em velocidade nos contra-ataques, organizados por Luiz Fernando. Sempre que chegava na área, o time de Brasília levava perigo diante da fragilidade da zaga formada por Anderson Luiz e André Bahia.
No desespero, o Flamengo atacava. E chegou ao empate aos 22 quanto Edilson passou para Vampeta, que arrancou em velocidade e da entrada da área chutou forte e rasteiro, marcando seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.
A torcida rubro-negra se entusiasmou e tudo indicava que o final seria feliz. Mas aos 34 minutos, Luiz Fernando lançou Anderson, que encobriu Júlio César. André Bahia tentou salvar, mas rebateu nos pés de Mauro, que fez 2 x 1 para o Gama.
A torcida passou a vaiar o clube carioca e os gritos de “olé” foram ouvidos a cada toque de bola do Gama. O resultado de 2 x 1 permaneceu até o final. Os três preciosos pontos perdidos em casa deixaram o Flamengo em plena UTI do Campeonato Brasileiro. O time ocupava a 20ª colocação, com 16 pontos, e um jogoa mais do que os concorrentes.
O Gama demonstrou ser um time bem armado pelo técnico Cláudio Duarte e que teve em Luiz Fernando e Anderson seus melhores jogadores.
A ficha técnica desse jogo foi a seguinte:

FLAMENGO 1 x 2 GAMA 
Data: 30.09.2001 
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) 
Árbitro: Lourival Lima Filho (BA)
Renda: não divulgada
Público: 19.789 pagantes
Gols: Luiz Fernando, 16; Vampeta, 67 e Mauro, 79
FLAMENGO: Júlio César, Bruno Carvalho, Anderson Luís, André Bahia e Cássio; Jorginho, Vampeta, Rocha (Andrezinho) e Petkovic; Roma (Jackson) e Edilson. Técnico: Zagalo.
GAMA: Ronaldo, André Figueiredo, Jairo, Nen e Paulo Henrique; Deda, Lindomar, Luiz Fernando e Romualdo (Piá); Reinaldo (Mauro) e Anderson (Jefferson). Técnico: Cláudio Duarte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário