terça-feira, 22 de setembro de 2015

TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Samuel Lopes


Samuel Lopes foi jogador do Bangu entre 1939 e 1941 e chegou a ser também árbitro de futebol. O seu primeiro clube como treinador foi o Campo Grande, do Rio de Janeiro, em 1959.
Era professor diplomado pela Escola Nacional de Educação Física e técnico de futebol desde 1959, sendo, nessa época, auxiliar do grande treinador Zezé Moreira no Fluminense. Dirigiu em seguida o Taubaté (SP), Itaú (MG), Madureira (RJ), indo em 1963 para o Ceará S.C., onde conquistaria o título de campeão cearense. 
Em 1964 foi para o Paraguai, ser técnico do Olimpia, retornando em seguida para o Ceará S.C., sendo vice-campeão em 1965. Por último, dirigiu o Formiga, de Minas Gerais, clube da Divisão Extra.
No dia 23 de fevereiro de 1967, o Rabello contratou o técnico Samuel Lopes para dirigir a sua equipe de profissionais. O contrato de Samuel Lopes com o Rabello foi o maior registrado no futebol brasiliense até então.
Sua estreia à frente do Rabello aconteceu no empate em 1 x 1 com o Atlético Goianiense, no dia 19 de março de 1967.
No dia 14 de abril, Samuel Lopes viajou com a delegação do Rabello rumo a Belém (PA), onde começaria sua excursão por gramados do Norte e Nordeste do Brasil. Foi a primeira excursão de um clube brasiliense ao norte do Brasil.
Com a finalidade de arrecadar fundos para dar continuidade às obras de acabamento do Estádio Nacional de Brasília, a Federação Desportiva de Brasília convidou o Santos para um amistoso no dia 25 de maio de 1967. Foi uma grande festa em Brasília, com o estádio lotado. O técnico da seleção brasiliense foi Samuel Lopes.
No dia 18 de junho de 1967, Juvenal Francisco Dias assinou contrato para ser o novo técnico do Rabello, em substituição a Samuel Lopes, que deixou o clube dois dias antes sem dizer os motivos que o levaram a tomar tal decisão.

Um comentário:

  1. muito bom eu descobri o nome desse tecnico via revista do esporte, sou de 1950, e muito saudosista, estou adquirindo revistas do esporte agora, pois na minha infancia não possuia dinheiro para tal, gostaria q publicasses mais biografias de tecnicos, te agradeço muito, e continua.,

    ResponderExcluir