sábado, 26 de dezembro de 2015

MILÉSIMA POSTAGEM!!!


´


Hoje não publicarei nenhuma matéria relacionada ao futebol do DF, por um motivo muito especial, pelo menos para mim!
No dia de hoje, 26 de dezembro de 2015, o blog está chegando à sua milésima postagem!
A primeira postagem aconteceu no dia 13 de maio de 2011. Dia emblemático, que nos leva a lembrar da libertação dos escravos no Brasil. Até esse dia, eu estava “preso” a uma dúvida: criar ou não criar um blog exclusivamente dedicado ao futebol do DF? Pesava contra a ideia de criar o blog o fato de ser conhecedor das dificuldades que eu encontraria, constatadas até os dias de hoje. Continua não sendo fácil pesquisar o futebol do DF!
Quando decidi por criar o blog, também tomei outra decisão: ele seria, basicamente, para contar aos mais novos e para aqueles que não puderam acompanhá-lo a história do futebol de Brasília, desde o seu começo. Não gostaria que fosse simplesmente para acompanhar o dia-a-dia do futebol brasiliense (que também não é tarefa das mais fáceis), daí a ideia do nome “almanaque”, algo que ajudasse a conhecer e a entender o que de mais relevante aconteceu no futebol do DF desde os seus primórdios até os dias de hoje.
Logo depois da criação do blog, nove comentários me levaram a acreditar que poderia estar no caminho certo. Destaco, principalmente, o do meu amigo Marcus Amorim:
“Demorou, Zé Ricardo! Tenho certeza de que você vai curtir muito publicar esse blog e o retorno que ele certamente dará a você. Certamente passarei sempre por aqui.”.
Junto a comentários incentivadores iguais a esse, durante todo esse tempo também recebi diversas mensagens me parabenizando pela iniciativa, de pessoas agradecendo por termos colocado no blog uma pequena matéria que fosse sobre um parente qualquer, fato que ainda não tinham visto em outro blog, site, jornal ou revista.
Por outro lado, também fui chamado de “maluco” ao pensar em criar um blog dedicado ao futebol brasiliense! Fui criticado por outros por querer divulgar um “futebol sem expressão no cenário nacional”. Para esses e outros que pensaram assim, coloquei a citação de Mahatma Gandhi no espaço dedicado à descrição do blog: “Tudo o que você faz na vida será insignificante! Mas é muito importante que você faça!
Esbarrando nas dificuldades naturais de qualquer ser humano, chegamos à postagem de número 1.000. Não que quantidade signifique, necessariamente, qualidade, mas julgamos que valia o registro, se não por outro motivo, por gratidão.
Primeiro a Deus e à minha família. Ao Criador, por permitir que eu pudesse ter capacidade de criar uma coisa pequena e simples como um blog. À família, por entender a importância para um aposentado de ocupar seu tempo ocioso com algo que gosta de fazer desde os seus oito anos de idade, ou seja, envolver-se com a história do futebol.
Também sou grato aos que leem o que é publicado aqui. Embora o objetivo deste blog não seja o de ser popular, de ganhar prêmios, é claro que desejamos que o mesmo seja lido e divulgado. Querer diferente seria considerar o seu conteúdo irrelevante, e neste caso, melhor seria não publicar nada.
Uma menção especial precisa ser feita às mais de duzentas mil visualizações do blog, de todo o Brasil e do mundo. Ficamos contentes ao ver nas “Estatísticas” do blog, que, além do Brasil, somos acompanhados por leitores e pesquisadores da Alemanha, Estados Unidos, Japão e Rússia, só para citar alguns. Ou seja, estamos sendo lidos em todo o mundo do futebol!
Um agradecimento especial vai para as fontes dos artigos publicados. Embora haja muitos artigos fruto de minhas pesquisas e de exclusivas estatísticas, a maioria chegou aqui pela instrumentalidade de outras pessoas. Não poderia mencionar todos os autores, jornais, revistas, livros, blogs, emails, facebook etc de onde extraí as centenas de artigos completos que usei. De qualquer forma, o Almanaque seria diminuído em muito sem essas colaborações.
Para finalizar, resta dizer que o Almanaque do Futebol Brasiliense pretende continuar até quando Deus permitir!

José Ricardo Caldas e Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário