sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

VOCÊ SABIA?


Tiradentes, campeão brasiliense de 1988

Que o Tiradentes foi a primeira equipe do Distrito Federal a disputar uma Copa do Brasil?

A primeira edição da Copa do Brasil foi disputada no período de 19 de julho a 2 de setembro de 1989, quando 32 clubes buscaram o título de campeão, que ficou com o Grêmio, de Porto Alegre (RS).
A disputa aconteceu no sistema “mata-mata” em todo o torneio, ou seja, clubes divididos em chaves de dois, decidindo em dois jogos, cada jogo com um deles como mandante. Aquele que conseguisse mais pontos ou tivesse melhor saldo de gols ou ainda vencesse a disputa por pênaltis passaria para a fase seguinte, onde o sistema se repetiria até a final.
Participaram da primeira Copa do Brasil 22 campeões estaduais e os vice-campeões dos dez Estados com melhor média de público em seus campeonatos (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). 
Os Estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima não tiveram representantes na primeira Copa do Brasil.
O Tiradentes foi indicado representante do DF por ter sido campeão brasiliense de 1988.
O primeiro jogo do Tiradentes na Copa do Brasil ocorreu em 19 de julho de 1989, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O adversário foi o Atlético Goianiense, de Goiânia (GO), campeão goiano de 1988. O Tiradentes venceu por 1 x 0.
O Tiradentes era comandado pelo folclórico treinador Dario, o Dadá Maravilha.
No Atlético, o maior destaque era Valdeir “The Flash”, que mais tarde se transferiria para o Botafogo, do Rio de Janeiro.
A ficha técnica desse jogo foi a seguinte:

TIRADENTES 1 x 0 ATLÉTICO GOIANIENSE
Data: 19.07.1989
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)
Renda: NCz$ 1.641,00
Público: 395 pagantes
Gol: Moura, 72
TIRADENTES: Déo, Beto Guarapari, Aquino, Beto Fuscão (Kidão) e Eron; Touro, Wander e Bé; Moura, Régis e Ahlá (Ronaldo). Técnico: Dadá Maravilha.
ATLÉTICO GOIANIENSE: Leonetti, Eugênio, Jatobá, Ferreira e Junior (Ticão); Marçal, Júlio César (Gilson Batata), Mauro Madureira e Jérson; Fernando Almeida e Valdeir. Técnico: Paulo Nelli.

Três dias depois, o Tiradentes se classificaria para a Segunda Fase ao empatar com o mesmo adversário, no Estádio Serra Dourada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário