sexta-feira, 18 de março de 2016

DUELO: SOBRADINHO x BRASÍLIA


No quesito “longevidade” o duelo Sobradinho x Brasília só perde para Brasília x Gama, considerando os possíveis confrontos no campeonato brasiliense de 2016.
Foram 82 jogos entre eles, contra 103 de Brasília x Gama (já somado o deste ano).
Assim é contada a história do duelo Sobradinho x Brasília:

TOTAL DE JOGOS
82
VITÓRIAS DO BRASÍLIA
34
VITÓRIAS DO SOBRADINHO
19
EMPATES
29
GOLS A FAVOR DO BRASÍLIA
97
GOLS A FAVOR DO SOBRADINHO
70

A PRIMEIRA VEZ

A primeira vez que Brasília e Sobradinho se enfrentaram foi no distante 10 de setembro de 1978, no ainda existente estádio Pelezão.
Integrado por um grupo de garotos bons de bola junto com outros jogadores bastante experientes, o Brasília não encontrou dificuldades para golear o Sobradinho por 6 x 0. Os gols foram marcados por Péricles, duas vezes, Ernâni Banana, Albeneir, Raimundinho e Nei.
Formou o Brasília com Jonas, Paulinho, Jonas Foca, Emerson (Luís Carlos) e Odair; Raimundinho, Péricles e Banana; Albeneir (Vilmar), Edmar e Nei. Técnico: Cláudio Garcia. O Sobradinho perdeu com Nilson, Aderbal, Remo, Sir Peres (Dorival) e Marcos; Pebinha, Gaúcho e Baduca; Marco Antônio, Zé Afonso e Messias (Careca). Técnico: Manoel Cajueiro.
A superioridade do Brasília era tão grande que no jogo do segundo turno, em 29 de outubro de 1978, no Adonir Guimarães, em Planaltina, o Brasília voltou a golear o Sobradinho: 6 x 1.

AS MAIORES GOLEADAS

O primeiro jogo entre Brasília e Sobradinho, acima citado, é, até hoje, a maior goleada imposta pelo Brasília ao Sobradinho.
Já o maior placar alcançado pelo Sobradinho diante do Brasília foi registrado em 18 de março de 2001, no Augustinho Lima. Naquele dia, o Sobradinho também goleou seu adversário: 6 x 1.

A MAIOR SÉRIE DE JOGOS INVICTOS

Nos primeiros 17 jogos do confronto, de 10 de setembro de 1978 a 20 de julho de 1983, o Brasília não soube o que era derrota. Foram doze vitórias e cinco empates consecutivos. Essa série só foi quebrada em 21 de agosto de 1983, quando o Sobradinho derrotou o Brasília por 2 x 0, no Pelezão.
O Sobradinho nunca teve uma grande série de jogos invictos diante do Brasília.

ONDE FORAM REALIZADOS OS JOGOS

Os 82 jogos entre Brasília e Sobradinho foram disputados em sete estádios do Distrito Federal. O Augustinho Lima, em Sobradinho, foi o que mais recebeu o duelo: 47 vezes. Na segunda colocação está o Mané Garrincha, com 16. O extinto Pelezão serviu de palco para o confronto em dez ocasiões. Depois deles, aparecem Serejão, em Taguatinga, com cinco jogos, CAVE, no Guará, com dois, e Bezerrão (no Gama) e Adonir Guimarães (em Planaltina), com um jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário