sexta-feira, 4 de março de 2016

DUELOS DO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA




BRASILIENSE x GAMA

Com o declínio enfrentado pelo Brasília nos anos 2000, Brasiliense x Gama, a partir de 2001, passou a ser o maior clássico do futebol brasiliense.
A primeira vez que se enfrentaram foi em 18 de fevereiro de 2001, no antigo Mané Garrincha. Campeão da Segunda Divisão de 2000 (ano em que foi fundado), o Brasiliense fazia seu segundo jogo na Primeira Divisão e surpreendeu o Gama, então tetracampeão brasiliense, derrotando-o por 3 x 1.
Dois meses depois, em pleno Bezerrão, no dia 18 de abril, o Brasiliense voltou a vencer o Gama, por 2 x 0.
O Gama se recuperaria dessas derrotas nos dois jogos que decidiram o campeonato de 2001. No dia 27 de maio, venceu por 3 x 2. No dia 2 de junho, pela primeira vez uma final de campeonato brasiliense foi disputada com tudo o que as grandes decisões têm direito. Estádio lotado (o Serejão recebeu mais de 34 mil torcedores), transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão e muita expectativa na torcida. O Gama conquistaria seu quinto título consecutivo de campeão brasiliense ao vencer por 2 x 1. Com esses quatro duelos, tinha início a maior rivalidade do futebol brasiliense nos anos 2000.
De lá para cá, o duelo Brasiliense x Gama apresenta a seguinte estatística:

Total de jogos = 43
Vitórias do Brasiliense = 15
Vitórias do Gama = 11
Empates = 17
Gols a Favor do Brasiliense = 54
Gols a Favor do Gama = 41

AS MAIORES GOLEADAS

A maior goleada do Gama sobre o Brasiliense aconteceu em 23 de março de 2003, no Bezerrão, em mais uma decisão de campeonato brasiliense, quando o Gama venceu por 4 x 1. Nem a presença de Túlio Maravilha no time do Brasiliense impediu que o Gama conquistasse mais um título de campeão brasiliense, o sexto em sete anos (1997 a 2003).
Somente seis anos depois, em 7 de março de 2009, no Serejão, é que o Brasiliense conseguiu aplicar uma goleada em seu adversário. Naquele dia, o placar foi de 4 x 0 a favor do Brasiliense.

SÉRIES INVICTAS

Os dois jogos da final do Campeonato Brasiliense de 2001 foram o ponto de partida para uma série de oito jogos sem derrota do Gama. Ela só foi quebrada em 10 de abril de 2004, quando o Brasiliense venceu o Gama por 1 x 0 e conquistaria o seu primeiro título de campeão do DF (seriam seis consecutivos, de 2004 a 2009).
Exatamente nesse período de predomínio do Brasiliense é que aconteceu a mais longa série de invencibilidade entre os dois clubes. O Brasiliense ficou doze jogos consecutivos sem perder para o Gama, de 10 de abril de 2004 a 16 de fevereiro de 2008. Essa série só foi quebrada em 6 de abril de 2008, no Serejão, quando o Gama venceu por 2 x 0.

TÍTULOS

Quando entrarem em campo amanhã, Gama e Brasiliense estarão representando o maior número de títulos de campeão brasiliense: 19, sendo 11 do Gama e 8 do Brasiliense (junto com o Brasília, que também tem oito).

OS ÚLTIMOS ENCONTROS

Em 2015, Brasiliense e Gama se enfrentaram três vezes. Na fase classificatória, empate em 0 x 0. Depois, se encontraram nas semifinais do campeonato, quando, curiosamente, cada um venceu seu jogo fora de casa: o Gama foi ao Serejão e venceu por 2 x 0 e no Bezerrão o Brasiliense venceu por 1 x 0. A combinação desses resultados levou o Gama à final, quando conquistou o título após dois jogos contra o Brasília.

SANTA MARIA x BOSQUE FORMOSA

Frequentadores contumazes da Segunda e Terceira divisões do campeonato brasiliense, Santa Maria e Bosque Formosa só se enfrentaram duas vezes, curiosamente, ambas no Augustinho Lima, em Sobradinho. No dia 12 de fevereiro de 2014, vitória do Santa Maria por 3 x 2. Em 7 de fevereiro de 2015, empate em 1 x 1.

LUZIÂNIA X PLANALTINA-GO

Será a primeira vez que Luziânia e Planaltina-GO se enfrentarão no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão.

CRUZEIRO x PARACATU

Em 5 de fevereiro de 2015, no estádio Frei Norberto, em Paracatu (MG), aconteceu o único jogo entre essas equipes, com vitória do Paracatu, por 1 x 0.

C. A. TAGUATINGA x SOBRADINHO

Também se enfrentarão pela primeira vez em jogo válido pelo campeonato brasiliense da Primeira Divisão.




BRASÍLIA x CEILÂNDIA

Vem de outras décadas o duelo Brasília x Ceilândia!
A primeira vez foi no longínquo 29 de junho de 1980, no ainda existente estádio Pelezão. Naquele dia, o poderoso Brasília (que conquistaria seu quarto título de campeão brasiliense em 1980, depois de vencer a competição no período de 1976 a 1978) não teve pena do novato Ceilândia (que disputava essa competição pela primeira vez justamente em 1980), goleando-o por 6 x 0. Essa passou a ser a maior goleada desse encontro (somente igualada em 1996, quando o Brasília voltou a vencer por 6 x 0, por coincidência no antigo Mané Garrincha, palco do jogo de domingo próximo).
Já que lembramos dessas goleadas, o maior placar alcançado pelo Ceilândia diante do Brasília foi de 5 x 0, no Abadião, no dia 28 de abril de 2002, com dois gols do atacante Cassius, que deverá estar defendendo o Ceilândia no próximo domingo.
A primeira vitória do Ceilândia sobre o Brasília registrou-se em 30 de junho de 1983, no CAVE. Comandado pela dupla Marquinhos Bahia e Joãozinho, o Ceilândia venceu por 2 x 1.
Noves fora os dilatados placares citados anteriormente, a história do encontro mostra um grande equilíbrio entre Brasília e Ceilândia. Senão, vejamos:

Total de jogos = 67
Vitórias do Brasília = 24
Vitórias do Ceilândia = 23
Empates = 20
Gols a Favor do Brasília = 86
Gols a Favor do Ceilândia = 68

Ou seja, o maior desafio do Ceilândia no próximo domingo será buscar a vitória que empatará o confronto com o Brasília. A diferença nos gols marcados pode ser explicada pelos primeiros seis encontros entre os clubes, quando o Brasília venceu todos, marcando 17 gols e sofrendo apenas três. Depois disso, o que se passou a ver foram jogos sempre equilibrados, tal como no último jogo entre ambos, no ano passado, quando ocorreu empate de 1 x 1 no Abadião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário