domingo, 20 de março de 2016

VOCÊ SABIA?


FEDERAÇÃO DE BRASÍLIA MUDA DE NOME

Você sabia que no dia de ontem, 19 de março de 2016, completou quatro meses que a Federação Brasiliense de Futebol mudou de nome? Que agora é Federação de Futebol do Distrito Federal?
Pois é, em Assembleia realizada no dia 19 de novembro de 2015, o presidente da nova Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Erivaldo Alves, juntamente com os representantes dos 24 clubes profissionais, aprovaram a mudança no estatuto da entidade.
Presidida pelo dirigente do Brasília Futebol Clube, Roberto Marques, a Assembleia teve como secretário o Diretor Financeiro da FFDF, Cícero Lima, além de Clever Rafael (vice-presidente da FFDF) e Elias Andrade (presidente do Paracatu-MG), que foram os mediadores das resoluções.
Na pauta estavam 82 artigos que foram lidos um a um, para que os representantes dos times pudessem opinar e, mudar o texto em consenso, caso fosse necessário. As medidas passaram a ser válidas a partir do término da Assembleia. 
Eis os principais pontos modificados em relação ao estatuto anterior, que havia sido aprovado por apenas cinco clubes em 2004:
Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) será o nome da entidade a partir da mudança;
Extinção definitiva da Terceira Divisão do Campeonato Brasiliense;
Novas filiações de clubes serão possíveis somente a partir do ano 2020. A taxa de filiação será de 1.000 salários mínimos;
Somente presidentes, vice-presidentes e seus antecessores, além dos ex-presidentes e vices da FFDF poderão concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da entidade a partir do próximo pleito;
Para concorrer, os candidatos deverão ter no mínimo cinco anos de serviços prestados como dirigentes de futebol nos cargos citados no item anterior;
Para lançar uma chapa, o candidato deverá ser indicado por, no mínimo, cinco agremiações;
Somente candidatos “Ficha Limpa” poderão lançar candidatura à presidência e vice-presidência da FFDF;
O peso do voto de cada clube da Primeira Divisão passou a ser de 6 pontos. O voto dos clubes da Segunda Divisão passou a ser de 3 pontos;
O voto será aberto nas eleições da entidade.

BREVE HISTÓRICO

A primeira entidade a controlar o futebol no Distrito Federal foi a Federação Desportiva de Brasília, fundada em 16 de março de 1959, com vários departamentos. Aos poucos, os demais esportes (em 1962, o voleibol, o basquetebol, o futebol de salão e o pugilismo) criaram suas federações especializadas e foram se separando da FDB, passando o futebol a ser o único esporte a ser administrado pela Federação Desportiva de Brasília.

Federação Metropolitana de Futebol
Em dezembro de 1971 aconteceu a reforma dos estatutos que criou a Federação Metropolitana de Futebol. Participaram da assembleia representantes dos clubes Colombo, Grêmio, Guará, Piloto, Jaguar, Ceub e Carioca. O Serviço Gráfico esteve ausente.

Federação Brasiliense de Futebol
A Federação Metropolitana de Futebol passou a ser Federação Brasiliense de Futebol em abril de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário