segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

OS CLUBES DO DF: Defelê - 1ª parte


Se em atividade estivesse, o Defelê estaria comemorando 58 anos de vida no dia de hoje!
A partir de hoje, estaremos contando um pouco da grande história desse clube do futebol brasiliense, começando por sua história antes mesmo dele ser fundado.

AS EMPRESAS QUE “GERARAM” O DEFELÊ

EBE

O projeto e a montagem eletromecânica de mais de 70% do sistema elétrico existente no Distrito Federal, inclusive os prédios públicos, a maioria dos ministérios, o Congresso Nacional e a Catedral, além de projetar e construir cerca de quinhentas subestações, foi realizada pela EBE (Empresa Brasileira de Engenharia SA).
A EBE foi uma empresa pioneira na área de energia no Brasil e que chegou no Planalto Central no dia 9 de dezembro de 1957 para prestar serviços para o IPASE e para a Caixa Econômica Federal, porém, foi requisitada pela Novacap para projetar e executar toda rede de distribuição elétrica de Brasília, inclusive 400 subestações.
Dentre suas obras na parte elétrica estão: Palácio do Planalto (20/01/1959), Congresso Nacional (20/01/1959), Blocos 6 e 7 dos Ministérios (07/12/1959), Hospital de Base (28/09/1959), Usina Termoelétrica do SIA (12/02/1962) e Hospital São Vicente de Paula (1963). A EBE ainda foi a responsável pela colocação dos cabos subaquáticos de 33 KV entre a Usina do Paranoá, Península Sul e Ermida Dom Bosco como também da instalação da Usina Térmica com 2 turbinas de gás de 5.000 KV, cada.

A Associação Esportiva EBE foi um dos clubes fundadores da Federação Desportiva de Brasília, em 16 de março de 1959.
A EBE foi vice-campeã do Torneio Início disputado no dia 24 de maio de 1959, no campo do Clube de Regatas Guará, denominado Estádio Provisório “Israel Pinheiro”, e também participou do Campeonato Brasiliense de 1959, competição que teve a participação de 19 equipes. A EBE ficou em terceiro lugar no Grupo da Zona Sul.

DFL

Nos primórdios de Brasília, a missão de fiscalizar a EBE coube ao DRET (Departamento de Rede Elétrica e Telefone), vinculado à Novacap e que ficava na Vila Planalto. Em dezembro de 1959, a Novacap dividiu o DRET em Departamento de Força e Luz (DFL) e DTUI (Departamento de Telefonia Urbana e Interurbano).
A logomarca do DFL foi criada em 1965 por concurso promovido, pelo então Diretor da Divisão de Manutenção do DFL, Engenheiro Paulo Levenhagen Mello, do qual saiu vencedor a logomarca proposta por Jaime Dantas Campelo, funcionário da Novacap.

CEB

No dia 16 de dezembro de 1968 foi criada a CEB (Companhia de Eletricidade de Brasília) e com isso, o DFL da NOVACAP foi substituído por uma empresa de economia mista, com mais autonomia e flexibilidade administrativa para o bom desempenho da gerência do serviço público de energia elétrica e garantir o crescimento da Capital.
Respeitando-se a condição fixada no concurso para o logotipo do DFL, substituiu-se tão somente a sigla DFL pela sigla CEB, mantendo-se as demais características da logomarca. Esta logomarca foi utilizada pela Companhia de Eletricidade de Brasília - CEB, sucessora do DFL, quando de sua criação em dezembro de 1968 até junho de 1993.
Com o investimento em novos negócios a partir de 1992, a CEB passou à denominação Companhia Energética de Brasília, obtendo concessão de gás canalizado em 1993 e para participar de consórcios de aproveitamento hidrelétrico, a partir de 1994. Em 2006, em atendimento ao disposto na Lei nº 10.848 de 15/03/2004 e à Resolução Autorizativa nº 318/Aneel de 14/01/2005, a CEB foi submetida a uma reestruturação societária, passando, respectivamente, as concessões de distribuição de energia elétrica no Distrito Federal, de geração das Usinas do Paranoá, Termoelétricas de Brasília e de geração da Usina de Queimado (parte da CEB no Consórcio Cemig/CEB) para as empresas CEB Distribuição S.A., CEB Geração S.A. e CEB Participações S.A. - CEBPar.

O ACAMPAMENTO DO DFL

O núcleo pioneiro do comércio, das indústrias e de serviços para dar apoio e sustentação às obras de construção de Brasília ficou conhecida como "Cidade Livre" (atual Núcleo Bandeirante). Logo depois, surgiu da instalação das construtoras em acampamentos nas imediações das obras que realizavam no Palácio da Alvorada, Eixo Monumental Leste e Praça dos Três Poderes, o local conhecido hoje como Vila Planalto.
Nessa época, a Vila Planalto ocupava uma área que extrapola em muito a atual. O conjunto se estendia desde o local agora ocupado pelos Anexos dos Ministérios, do Senado Federal e do Palácio do Planalto, atravessando os Setores de Embaixadas e Clubes Norte, indo até perto do Palácio da Alvorada. O Lago Paranoá cobriu parte de alguns desses acampamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário