sábado, 23 de junho de 2018

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: o primeiro título do Gama no futebol profissional do DF - 1977


Manoel Ferreira
No período em que o Brasília disputou, pela primeira vez em sua história, o Campeonato Brasileiro da Série A, a Federação Metropolitana de Futebol promoveu o Torneio Incentivo - 1977, com a finalidade de manter em atividade cinco clubes filiados: Canarinho, Desportiva Bandeirante, Gama, Grêmio e Taguatinga.
A competição foi disputada em dois turnos e só teve o seu encerramento em março de 1978. O Gama venceu o primeiro turno e o Taguatinga ganhou o segundo.
Na decisão do torneio, depois de um primeiro tempo equilibrado, prevaleceu o olho clínico do técnico Airton Nogueira no início da segunda etapa e, graças a isso, o Gama acabou derrotando o Taguatinga, por 2 x 0, na manhã de 26 de março de 1978, no Estádio do Gama, e com esse resultado conquistou o seu primeiro título na categoria de profissionais: o de campeão do Torneio Incentivo de 1977.
O jogo foi bem disputado em todos os seus noventa minutos. O Gama começou melhor, parecia que ia definir a partida logo nos primeiros minutos, quando Niltinho perdeu duas chances seguidas de abrir a contagem. Mas, aos 23 minutos, o lateral Wellington, do Taguatinga, fez uma falta feia em Manoel Ferreira e recebeu o cartão amarelo. Apesar do árbitro ter marcado a falta, o volante Júlio, do Gama, resolveu reclamar e discutir com o zagueiro Aldair. O árbitro, para evitar males maiores, acabou expulsando os dois jogadores.
Quem perdeu mais com as expulsões foi o Gama, pois o seu meio-campo sentiu bastante a ausência de Júlio, enquanto que o Taguatinga conseguiu rearmar sua retaguarda e chegou até a fazer perigar a meta do goleiro Chico.
A primeira etapa foi encerrada sem abertura de contagem.
Para o segundo tempo, Airton Nogueira resolveu inverter as posições de Niltinho e Tico e com isso perturbou o sistema defensivo do Taguatinga, cujos zagueiros resolveram acompanhar os jogadores que tinham sob severa marcação, caindo na armadilha do técnico do Gama. Logo no primeiro minuto, Roldão perdeu um gol certo, o mesmo acontecendo com Niltinho, que se atrapalhou na hora do arremate. No ataque seguinte, em nova jogada de Roldão, Manoel Ferreira chutou com perigo raspando a trave de Carlos José.
Finalmente, aos cinco minutos, Niltinho, na ponta-esquerda, passou a bola para Tico e correu para dentro da área, para onde Tico fez o lançamento. De primeira, Niltinho chutou com violência e inaugurou o marcador, sem qualquer chance de defesa para o goleiro Carlos José.
A partir daí, o Gama tomou conta do jogo e, animado por sua torcida, chegou aos 2 x 0 aos 22 minutos. Numa falta bem cobrada por Tico para dentro da pequena área, entrou Roldão com certeira cabeçada, fixando o marcador.
O Gama ainda perdeu outras chances de marcar.

GAMA 2 x 0 TAGUATINGA
Data: 26.03.1978
Local: Bezerrão
Árbitro: Edson Rezende de Oliveira
Renda: Cr$ 10.010,00
Expulsões: Júlio e Aldair, no primeiro tempo
Gols: Niltinho, 50 e Roldão, 67
GAMA: Chico, Carlão, Júnior, Marinho e Oswaldo; Santana, Júlio e Manoel Ferreira; Roldão, Niltinho (Cláudio) e Tico. Técnico: Airton Nogueira.
TAGUATINGA: Carlos José, Araújo, Wanner, Aldair e Wellington; Elmo, Maurício e Zezinho (Warlan); Silas, Wilton e Ozanan. Técnico: João da Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário