quinta-feira, 7 de junho de 2018

OS GOLEIROS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Osmair


NOME COMPLETO: Osmair Gonzaga de Santana.
APELIDO: Osmair.
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Jaraguá (GO), 4 de junho de 1975.

LINHA DO TEMPO

1991
Juvenil do Goiás, levado por Tuíra, ex-atacante do Goiás e Vila Nova na década de 70, e que foi coordenador das categorias de base do Goiás Esporte Clube durante dez anos.

1992 e 1993
Juniores do Goiás, onde foi treinado pelo ex-jogador Matinha. Teve uma rápida passagem pelo Matsubara, de Cambará (PR), em 1993.

1994
Se profissionalizou no Goiânia.

1995
De 9 de abril a 7 de junho disputou a repescagem do campeonato goiano, pelo Uruaçu. De 1º de outubro a 3 de dezembro, defendeu o Uruaçu no campeonato goiano da Segunda Divisão. O Uruaçu perdeu a chance de subir para a Primeira Divisão ao ser derrotado pelo Bom Jesus, em casa, em sua única derrota na competição.

1996
O zagueiro Édson, que também é de sua cidade natal, o levou para o Guarani, de Campinas, onde ele amargou a reserva por todo o período que esteve por lá.

1998 a 2000
No Campeonato Goiano da Segunda Divisão de 1998, o Goianésia foi o terceiro colocado. Em 1999, Osmair ajudou o clube a subir para a divisão principal do campeonato goiano. Perdeu a titularidade no dia 22 de agosto de 1999, no empate em 3 x 3 diante do União, de Inhumas.

1999
Disputou 17 jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão, levando o Dom Pedro II ao vice-campeonato do DF.

2000
Osmair disputou três competições pelo Dom Pedro II: o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão (20 jogos), a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C.

2001
No Guará, disputou 13 jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão.

2002
No Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão disputou 19 jogos, sendo 14 no Luziânia, na Primeira Fase, e cinco pela Fase Final, no Ceilândia.

2003
Defendeu o Luziânia em treze jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão.
Sagrou-se campeão brasiliense da Segunda Divisão atuando pelo Sobradinho. Na partida decisiva, em 2 de novembro de 2003, no Augustinho Lima, o Sobradinho venceu o Paranoá, por 1 x 0, com essa formação:
Osmair, André Souza, Piu, Panda e Bobby; Coquinho, Ricardinho, Iron e Edinho Paraíba (Jocelmo); Giovani (Zé Ricarte) e 7. André Carioca (Joãozinho). Técnico: Everton Goiano.

2004
Sobradinho
Vice-campeão brasiliense pelo Gama, disputando 14 jogos por esse clube.
Foi o goleiro do Gama no confronto pela Copa do Brasil no dia 7 de abril de 2004, que eliminou o Botafogo, do Rio de Janeiro, em pleno Maracanã: vitória de 3 x 2.
Na tradicional votação promovida pelo jornal Correio Braziliense com treinadores e imprensa do Distrito Federal para se conhecer os melhores do ano, em 2004, a seleção do campeonato ficou assim formada: Osmair (Gama), Patrick (CFZ), Emerson (Gama), Jairo (Brasiliense) e Rochinha (Brasiliense); Deda (Brasiliense), Cleison (Brasiliense), Tiano (Brasiliense) e Rodriguinho (Gama); Creedence (Brasiliense) e Bispo (CFZ).

2005
Começou esse ano disputando o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão pelo Luziânia (nove jogos). Em março, fez sua estreia no campeonato mato-grossense, no Juventude, de Primavera do Leste-MT, que tinha como treinador Everton Goiano.
No segundo semestre de 2005, acompanhou o treinador Everton Goiano e disputou a Segunda Divisão do Campeonato Goiano pelo CRET - Clube Recreativo Esporte Tocantins, de Minaçu-GO.

ADESG
2006
Disputou oito jogos pelo Dom Pedro II no Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão.
Beneficiado pelo curto período de disputa do Campeonato Brasiliense de 2006, o técnico Marquinhos Bahia levou sete jogadores do futebol do DF para servir de base da ADESG, de Senador Guiomard, no Campeonato Acreano, dentre eles Osmair. A ADESG venceu os dois turnos e, de forma invicta, sagrou-se campeã acreana de 2006, sem a necessidade de disputar uma final.
A ADESG quebrou uma marca: pela primeira vez um clube do interior acreano se tornava campeão estadual.
Na decisão do primeiro turno, contra o Rio Branco, houve empate em 1 x 1 no tempo normal. Nas penalidades, a ADESG venceu por 8 x 7, com Osmair defendendo uma das cobranças.
Na decisão do dia 28 de maio de 2006, contra o Independência, a ADESG formou com Osmair, Clein, Badu, Piu e Carlos Eduardo (Zinho); Vavau (Cacique), Ricardinho (Rogerinho Quinari), Mário Zan e Rogerinho; Michel e Samuel. Técnico: Marquinhos Bahia.

2007
No primeiro semestre, disputou o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão pelo Esportivo, do Guará, que estreava na competição.
No segundo semestre, tomou parte do Campeonato Goiano da Terceira Divisão pelo Jaraguá, time de sua cidade natal. O Jaraguá terminou em sétimo e penúltimo lugar.

2008
Dom Pedro II
Disputou 14 jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão pelo Dom Pedro II.
Logo após o encerramento dessa competição, a equipe de esportes da Rádio Comunidade FM escolheu a seleção do campeonato brasiliense de 2008. Ficou assim: Osmair (Dom Pedro II), Patrick (Brasiliense), Ozéia (Gama), Rodrigo Mello (Dom Pedro II) e Kaká (Legião); Welton (Brazlândia), Zé Ricarte (Dom Pedro II), Mazinho Brasília (Dom Pedro II) e Maninho (Dom Pedro II); Ésley (Gama) e Michel (Dom Pedro II). Técnico: José Lopes de Oliveira (Risada), do Dom Pedro II. A revelação foi Jóbson, do Brasiliense.
Pela primeira vez na história uma seleção de futebol do Distrito Federal realizou uma excursão internacional, disputando dois amistosos em países da África, nos dias 1º e 3 de abril de 2008. Osmair foi um dos 22 jogadores convocados.
No dia 1º de abril, a Seleção do DF, com Osmair na meta, venceu o selecionado de Botswana, por 1 x 0. Formou a seleção do DF com Osmair, Paulo Ricardo, Padovani e Kaká; Agenor, Perivaldo, Luís Fernando (Rodrigo Félix) e Adrianinho (Welton); Ésley (Mazinho Brasília) e Michel (Léo Guerreiro). Osmair não participou do segundo jogo, quando esteve no arco da seleção do DF Rafael Córdova.
No segundo semestre de 2008, disputou o Campeonato Brasiliense da Terceira Divisão, ajudando o CFZ a subir para a Segunda.
Disputou dois jogos pelo Brasiliense, válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

Sobradinho
2009
Sagrou-se campeão brasiliense da Primeira Divisão de 2009, defendendo o Brasiliense. Por este clube, disputou o Campeonato Brasileiro da Série B.

2010
Disputou o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão pelo Brasiliense e oito jogos do Campeonato Brasileiro da Série D pelo Brasília.

2011
No Atlético Ceilandense, disputou dez jogos pelo Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão.
No dia 26 de junho de 2011 aconteceu o segundo jogo da final do Campeonato Paraense, entre Paysandu e Independente, de Tucuruí. O goleiro titular, Dida, do Independente, foi afastado por suspeita de ter sido subornado por dirigentes do Paysandu para facilitar a vida do clube da capital na disputa do título. Reserva imediato de Dida, o goleiro Osmair foi escalado e entrou em seu lugar, numa verdadeira "fogueira".
Após empate em 3 x 3 no tempo normal de jogo, a decisão foi para as cobranças de pênaltis e deu Independente pelo placar de 3 x 0. O Independente marcou as três cobranças, enquanto o Paysandu desperdiçou todas elas. Foram três chutes por cima da trave. Osmair comemorou um feito inédito: em 103 anos de Campeonatos Paraense, esta foi a primeira vez que um time do interior do Estado conquistou o título de campeão.
Depois que voltou ao futebol do DF, sagrou-se vice-campeão brasiliense da Segunda Divisão, disputando nove jogos.

Sobradinho
2012
Ainda no Sobradinho, disputou o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão e o Brasileiro da Série D.

2013
Em seu último ano como jogador, primeiramente Osmair sagrou-se campeão de Tocantins, defendendo o Interporto, de Porto Nacional. O Interporto não conquistava esse título desde 1999. Osmair foi um dos reforços contratados pelo clube. Os jogos da final aconteceram nos dias 5 e 8 de junho de 2013, contra o Gurupi. No primeiro jogo, empate em 1 x 1 e, no segundo, vitória de 1 x 0.
Logo depois, a partir de 20 de julho, passou a disputar o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão pelo Santa Maria, quando se tornou vice-campeão. Atuou em cinco das nove partidas do Santa Maria. Seu último jogo foi contra o Dom Pedro II, no dia 17 de agosto de 2013, no estádio da Metropolitana, com empate em 1 x 1. O Santa Maria formou com Osmair, Bruninho, Badhuga, Cauê e Kabrine; David, Leís (Yan), Thompson e Allan (Elvis); Léo Borges (Amauri) e Edicarlos. Técnico: Reinaldo Gueldini.
Uma inflamação do nervo ciático fez com que abandonasse a posição de goleiro. Nesse mesmo ano, começou a trabalhar como treinador de goleiros do Brasília, função que desempenhou em 2014 no Brasília e no Atlético Ceilandense, em 2015 no Brasília e a partir de 2017 no Sobradinho.

Minas-Brasília Tênis Clube
2017
No período de 30 de abril a 4 de maio, Osmair fez parte da equipe do Minas-Brasília Tênis Clube que conquistou, em Algarve, Portugal, a Copa AFIA (entidade que cuida do futebol amador master no mundo inteiro), competição que reuniu equipes de veteranos de vários países. Osmair foi um dos destaques da vitoriosa campanha do Minas-Brasília, ao ser eleito o melhor na posição.

2018
Como treinador de goleiros, Osmair sagrou-se campeão brasiliense com o Sobradinho. O último título do Sobradinho havia sido em 1986.
Além de treinador de goleiros, Osmair continua batendo bola nos campeonatos de veteranos de clubes sociais de Brasília, tais como Minas-Brasília e ABR.

Colaboração: José Egídio Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário