quinta-feira, 2 de agosto de 2018

MAIORES & MELHORES: as grandes goleadas do Campeonato Brasiliense


PRIMEIRA DIVISÃO

No torneio classificatório para o campeonato brasiliense de 1960, quando seriam definidos os clubes que integrariam a primeira e a segunda divisões, aconteceram as duas primeiras grandes goleadas na história do futebol brasiliense, ambas no mesmo dia, 25 de setembro de 1960, e no mesmo local, o Estádio Israel Pinheiro.
Na preliminar, iniciada às 14 horas, o Guará aplicou uma tremenda goleada no Industrial, pelo placar de 11 x 1. Os gols foram marcados por Severo (5), Carlinhos (3), Beto (2) e Tanga para o Guará, enquanto Tirano marcou o único gol do Industrial.
No jogo principal, com início às 16 horas, como que inspirado pelo acontecido na preliminar, o Edilson Mota atropelou o Sobradinho pelo placar de 11 x 0. Os gols foram marcados por Gesil (4), Dario (3), Brasil (3) e Pedrão.

Após essa definição de divisões, no campeonato da Primeira foi registrada outra grande goleada: no dia 18 de dezembro de 1960, também no Estádio Israel Pinheiro, o Guará venceu o Pederneiras por 10 x 0, com gols de Carlinhos (4), Fernandinho (2), Severo (2) e Walter Moreira (2).

No campeonato da Primeira Divisão de 1961, o “saco de pancadas” do Sobradinho (que nada tem a ver com o Sobradinho de hoje, fundado em 1975) conseguiu a proeza de sofrer três grandes goleadas numa única competição.
Na primeira delas, em 23 de julho de 1961, no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, foi goleado pelo Alvorada, pelo marcador de 9 x 1. Élcio (2), Jason (2), Mexicano (2), Moacir, Nelson e Chico marcaram para o Alvorada e Ceará fez o gol de honra do Sobradinho.
Uma semana depois, novo vexame do Sobradinho. No dia 30 de julho de 1961, no Estádio Paulo Linhares, sob arbitragem de Jorge Cardoso, o Sobradinho sofreu a astronômica goleada de 12 x 0 perante o Rabello. Nilo marcou cinco gols, Arnaldo três, Carioca dois e Joãozinho e Roberto, um cada. Esta é a maior goleada já registrada na Primeira Divisão do campeonato brasiliense de futebol em todos os tempos.
Duas semanas depois, outra grande goleada foi aplicada ao Sobradinho. No dia 13 de agosto de 1961, no Estádio Duílio Costa, o Planalto não teve dó do Sobradinho, vencendo-o por 9 x 1, com gols de Brasil (5), Lima (2) e Azulinho (2), contra um de Valmir.
Logo após esses vexames, o Sobradinho solicitou à Federação Desportiva de Brasília para não mais disputar os jogos restantes, em virtude da crise financeira que atravessava.

A Associação Esportiva Presidência estreou na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense em 1962. Um dos piores momentos de sua curta existência ocorreu no dia 4 de agosto de 1962. Naquele dia, sofreu uma tremenda goleada diante do Colombo, pelo placar de 10 x 0. O jogo foi disputado no Estádio Israel Pinheiro e os gols do Colombo foram marcados por Cid (5), Baiano (2), Léo, Tião I e Tião II.

Assim como em setembro de 1960, outros dois grandes marcadores foram registrados num mesmo dia, 19 de maio de 1968, no Estádio Nacional de Brasília (que passaria, posteriormente, a ser chamado de Pelezão).
Na preliminar, às 14 horas, o Defelê não teve pena do Colombo, derrotando-o por 9 x 0, com gols de Paulinho (3), Solon (2), Sabarazinho (2), Sir Peres e Arnaldo. Detalhe: o Colombo atuou com dez jogadores.
No jogo principal, contra o Rabello, foi a vez da A. E. Cruzeiro do Sul entrou em campo com apenas nove jogadores. Depois dos 30 minutos do 2º tempo, o time não tinha mais o número suficiente de jogadores para continuar em campo. O árbitro Geraldo Delfino deu, então, por encerrado o jogo, com o placar a favor do Rabello de 10 x 0, gols de Aloísio (4), Zé Maria (2), Carlão, Zé Carlos, Cid e Luiz Carlos.

Somente voltamos a ter uma grande goleada no ano de 1974. No dia 15 de setembro, no Pelezão, o Unidos de Sobradinho (existente até hoje), venceu o Relações Exteriores pelo marcador de 8 x 0, com gols de Nunes (2), Dázio (2), Marcos, Carlinhos, Vino e Ari. Detalhe: a equipe do Relações Exteriores iniciou a partida com apenas sete jogadores. A partida foi interrompida aos 38 minutos do 1º tempo, quando um atleta do Relações Exteriores “contundiu-se” e o clube ficou com apenas seis atletas (número de jogadores insuficiente para uma equipe prosseguir o jogo).

As grandes goleadas foram ficando cada vez mais raras e só voltaram a acontecer na década de 80, em duas oportunidades.
Sobradinho e Planaltina estreavam no campeonato brasiliense de 1985 no dia 7 de julho, no estádio do segundo, o Adonir Guimarães. Mesmo jogando fora de casa, o Sobradinho esmagou o Planaltina por 10 x 0, com gols de Régis (2), Arthur (2), Zé Luiz (2), Filó (2), Hani e Newton-contra.
No mesmo campeonato, no dia 3 de novembro de 1985, no Estádio Bezerrão, o Planaltina voltou a sofrer grande goleada, desta vez diante do Gama, pelo marcador de 8 x 0. Os gols foram marcados por Marquinhos (2), Mazinho (2), Jânio, Ademir, Dida e Ronaldo.

A década de 90 apresentou apenas uma grande goleada. Em 18 de setembro de 1993, no Estádio Serejão, o Tiradentes derrotou o Samambaia por 8 x 0, com gols de Jackson (4), Bugrão (3) e Ivan.

A última grande goleada verificada num jogo de primeira divisão aconteceu em 26 de janeiro de 2003, novamente no Estádio Adonir Guimarães, em Planaltina. Naquele dia, o CFZ esmagou o Sobradinho pelo placar de 10 x 1. Cassius (4), Igor Marigo (4), Carlos Eduardo e Marcelinho marcaram para o CFz, enquanto Edinho Paraíba assinalou o único tento do Sobradinho.

SEGUNDA DIVISÃO

Também no ano de 2003, só que em jogos da Segunda Divisão, aconteceram duas grandes goleadas, pelo mesmo marcador (9 x 1) e sobre o mesmo adversário (o Santa Maria).
No primeiro, em 21 de setembro, no Bezerrão, o algoz do Santa Maria foi a ARUC, que chegou à grande goleada com gols de Eraldo (3), Diego (3), Allanderson (2) e Aristides. Evandro marcou o único gol do Santa Maria.
Duas semanas depois, em 4 de outubro de 2003, o Santa Maria sofreu outra grande goleada, desta vez diante do Samambaia, novamente no Estádio Bezerrão (que era mando de campo do Santa Maria). O único gol do Santa Maria foi marcado por Eugênio Souza. Chefe (5), Robston (2), Anderson Moura e Jefferson Rodrigues assinalaram os gols do Samambaia.

TERCEIRA DIVISÃO

Para encerrar a série de grandes goleadas, cabe registrar uma que, mesmo acontecendo na Terceira Divisão do DF, igualou o recorde até então existente em competições oficiais: 12 x 0, placar somente alcançado pelo Rabello em 1961, ou seja, 45 anos antes.
Em jogo válido pelo campeonato brasiliense da Terceira Divisão, ocorrido no dia 26 de outubro de 2006, no Estádio Mané Garrincha, o então estreante Legião esmagou o Bosque, de Formosa, por 12 x 0.
O jogo foi válido pelo 2º turno. No primeiro, em Formosa (GO), o Bosque havia vencido o Legião por 2 x 1.
Marcaram os gols do Legião: Cassius (5), Fabinho (2), Thiago (2), Genilson, Messias e Dinho, um gol cada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário