quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

OS CLUBES DO DF: 1º de Maio E. C.


O 1º de Maio Esporte Clube foi fundado em 1º de maio de 1960.
Pertencia ao Departamento de Limpeza Pública, ligada à Prefeitura Municipal do Distrito Federal.
Era alvinegro, com uniforme semelhante ao do Botafogo, do Rio de Janeiro.
O 1º de Maio só viria a disputar jogos por uma competição oficial da Federação Desportiva de Brasília no dia 2 de junho de 1963, quando tomou parte do Torneio Início da Liga dos Clubes Independentes, no campo do Esporte Clube W-3.
Quando, em 1964, o profissionalismo foi implantado no futebol do Distrito Federal, o 1º de Maio resolveu aderir à nova categoria. Seu presidente, Nelson Andrade de Oliveira Filho (diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura do Distrito Federal) trouxe para ser o treinador do clube o ex-zagueiro da Seleção Brasileira, Juvenal Francisco Dias.
Logo em seu primeiro jogo, no dia 12 de janeiro de 1964, no Estádio Israel Pinheiro, campo do Guará, venceu o Unidos de Sobradinho por 5 x 2. Os gols do 1º de Maio foram marcados por Cascorel (2), Goiano (2) e Belini. Atuou o 1º de Maio com: Chicão, Geraldinho e Aderbal; Ailton, Carneiro (Pedroca) e Tuiste; Raimundinho (Zeca), Cascorel, Goiano, Azulinho e Manoel (Belini).
Na preliminar, entre equipes aspirantes, o 1º de Maio venceu por 4 x 0, com gols de Preá (2), Guido e Oliveira.
No dia 23 de fevereiro de 1964 foi até o bastante castigado campo pelas chuvas Aristóteles Góes, e venceu o Nacional por 2 x 1. Formou com Chicão, Geraldinho, Aderbal, Morales e Alfredo; Bolinha e Azulinho (Ceará); Raimundinho, Zeca, Cascorel e Manoel (Goiano). Cascorel marcou os dois gols do 1º de Maio.
Na Assembleia Geral realizada em 25 de fevereiro de 1964 e que aprovou a reforma nos estatutos da Federação, criando a Divisão de Futebol Profissional, foram tomadas outras decisões, sendo uma delas aceitar, a título precário, a filiação do 1º de Maio.
A primeira competição oficial de que participou o 1º de Maio foi o Torneio “Prefeito Ivo Magalhães”, realizado no dia 8 de março de 1964 e que contou com a participação dos quatro clubes que aderiram ao profissionalismo: Rabello, 1º de Maio, Colombo e Luziânia.
Em sua estreia, no estádio Israel Pinheiro, o 1º de Maio conseguiu um grande resultado ao empatar em 1 x 1 com o poderoso Rabello, em jogo tumultuado e com duas expulsões.
Aos 44 minutos do 1º tempo, Azulinho abriu a contagem para o 1º de Maio e entrou para a história ao marcar o primeiro gol em uma competição de profissionais em Brasília. Cascorel cruzou, Gaguinho tocou na bola, Luziné tentou afastar da área e surgiu a cabeçada de Azulinho.
O 1º de Maio atuou com Chicão (Gato), Geraldinho, Aderbal, Morales e Alfredo; Bolinha (Ailton) e Azulinho (Goiano); Raimundinho, Zeca, Cascorel e Manuel (Ceará).
Empatou os outros dois jogos contra o Luziânia e com o Colombo, ambos pelo placar de 1 x 1, e terminou com o vice-campeonato do torneio.
No dia 31 de agosto de 1964 aconteceram eleição e posse da nova diretoria do 1º de Maio, ficando assim constituída: Presidente: Osmar Barros Barata; Vice-Presidente: Norberto Vicente da Silva; 1º Secretário: Jeremias Leite da Silva; 2º Secretário: Darlan Rocha; 1º Tesoureiro: Antônio Henrique de Carvalho Costandrade; 2º Tesoureiro: Milton Rodrigues de Souza e Diretor Esportivo: Manoel Maurílio da Silva.
No mês de setembro de 1964, o River, de Teresina (PI), fez uma pequena excursão ao Distrito Federal, disputando dois jogos, um deles contra o 1º de Maio, no dia 8 de setembro de 1964. O novato clube brasiliense foi goleado pelo marcador de 5 x 0.
Veio, então, a realização do primeiro campeonato brasiliense de profissionais. Tomaram parte da competição cinco clubes, a saber: Colombo, Defelê, Luziânia, 1º de Maio e Rabello.
Novamente estreou contra o Rabello, no dia 4 de outubro de 1964, desta vez perdendo por 2 x 0. A equipe da estreia foi formada com Gato, Alfredo, Tranqueira, Bastinhos e Miranda; Bibi e Bolinha; Ceará (Goiano), Zeca, Cascorel e Raimundinho.
O último jogo oficial de sua história aconteceu no dia 22 de novembro de 1964, quando foi derrotado pelo Defelê, por 3 x 2.
O 1º de Maio formou com Amaury, Alfredo, Firmo, Peoco e Miranda; Bibi e Cascorel; Zeca, Clarindo, Bolinha e Ceará.
Os dois gols do 1º de Maio foram marcados por Clarindo e Cascorel.
Na verdade, seu último jogo deveria ser contra o Luziânia, mas resolveu não comparecer ao estádio dessa cidade, sendo derrotado por WO.
Na classificação final do campeonato brasiliense de 1964, o 1º de Maio ficou com a quinta e última colocação. Sua campanha foi: oito jogos, nenhuma vitória, um empate e sete derrotas. Marcou apenas três gols e sofreu 14.
Elegeu sua nova diretoria no dia 27 de janeiro de 1965, que ficou assim constituída: Presidente: Idelson Gadioli dos Santos; Vice-Presidente: Raimundo Nonato da Silva; 1º Secretário: Roberto Pozzatti; 2º Secretário: Aldemar Sampaio; 1º Tesoureiro: José Gadioli dos Santos; 2º Tesoureiro: Alberto Evangelista Rêgo; Diretor de Esportes: Itamar Jardim Lopes e Orador: Manoel Barros da Costa. Conselho Fiscal: José Norberto da Silva, Francisco Lourenço de Carvalho, Antônio Pedro Filho, Raimundo de Souza Carvalho e Adelino Avelino da Rocha.
Representantes na FDB: Ariovaldo Salles, Antônio Gomes de Souza e Roberto Pozzatti.
Também no mesmo dia, reiniciando as suas atividades após longo período de inatividade, o Luziânia disputou um amistoso contra o 1º de Maio, de Brasília.
Antes de fechar suas portas em definitivo, disputou dois amistosos no ano de 1965. O primeiro, no dia 14 de fevereiro, em Luziânia (GO), sendo derrotado pelo clube do mesmo nome, por 3 x 2.
Em 7 de março, nova derrota, dessa vez diante do Grêmio, por 3 x 0. O jogo foi interrompido aos 25 minutos do 2º tempo, quando o jogador Índio, do 1º de Maio, agrediu o árbitro da partida, que encerrou a partida antes do tempo regulamentar.
O 1º de Maio entrou em campo pela última vez com Tarzan, Miranda, Firmo, Neto e Airton; China e Cascorel; Goiano, Índio, Baiano e Antônio.
No dia 5 de abril de 1965, o 1º de Maio Esporte Clube encaminhou ofício à Federação Desportiva de Brasília, assinado pelo seu Presidente, solicitando licença da disputa do campeonato profissional de 1965.



Nenhum comentário:

Postar um comentário