sábado, 7 de março de 2020

OS GRANDES TIMES DO FUTEBOL BRASILIENSE: Gama - 1979


Quem acompanhou a campanha do Gama no 1º turno do Campeonato Brasiliense de 1979, jamais imaginaria que esse time fosse se recuperar ao ponto de sagrar-se campeão.
No 1º turno, foi, simplesmente, o último colocado, depois de perder quatro dos cinco jogos que disputou (sua única vitória, curiosamente, foi justamente sobre o Brasília, vencedor dessa etapa).
Veio o 2º turno, a mudança de treinador (Bugue pelo interino Jaime de Souza Santos e Martim Francisco, em definitivo) e a recuperação total. De forma invicta (quatro vitórias e um empate), ficou com o título de campeão do turno.
No 3º turno, dividiu a primeira colocação com o Brasília, ambos com oito pontos e sem conhecer derrotas. Na decisão desse turno, vitória de 1 x 0.
Brasília (campeão do 1º turno) e Gama (campeão do 2º e 3º turnos) foram para o primeiro jogo da grande decisão do campeonato, no dia 19 de agosto de 1979, no Pelezão. Com dois pontos contra um do Brasília (um ponto de bonificação por turno vencido), ao Gama bastava a vitória para conquistar o campeonato; o Brasília teria que vencer para forçar a decisão para uma semana depois).
O título veio após o placar de 2 x 1, de virada, com dois gols de Péricles. Foi o primeiro título de campeão brasiliense da história do Gama, quebrando a série de títulos do Brasília, tricampeão do DF em 1976, 1977 e 1978.
Péricles, com dez gols, e Fantato, com oito, foram os dois principais artilheiros do campeonato.


Em pé, da esquerda para a direita: Raspinha (Massagista), Hélio, Décio, Santana, Kidão, Odair e Floriano Farias (Preparador Físico).
Agachados, na mesma ordem: Roldão, Carlão, Manoel Ferreira, Péricles, Fantato e Robertinho.
Esse time do Gama é apontado por muitos torcedores como o maior de sua história iniciada em 1975, maior até do que aquele que viria a conquistar o Campeonato Brasileiro da Série B de 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário