domingo, 22 de março de 2020

OS GRANDES TIMES DO FUTEBOL BRASILIENSE: Defelê - 1960


Em virtude do elevado número de clubes inscritos (16), a Federação Desportiva de Brasília resolveu fazer um torneio para determinar as oito equipes que disputariam o campeonato da Primeira Divisão e as oito que comporiam a Segunda em 1960.
Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos. Os clubes com campos em condições de jogo foram cabeças-de-chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputariam a Primeira Divisão e os outros dois a Segunda, totalizando oito clubes em cada divisão.
O Defelê ficou em terceiro lugar no seu grupo. Já tinha se acostumado com o fato de disputar a Segunda Divisão de 1960, quando surgiu a notícia de que um dos clubes (Edilson Mota) classificados para a Primeira havia encaminhado ofício à Federação, comunicando a sua extinção. Com isto seria realizado um novo torneio entre os não classificados para ver quem ficaria com essa última vaga.
O Defelê chegou, então, à decisão, que seria contra o Alvorada. Poucos dias antes, a Federação recebeu a informação de que outro clube classificado (Consispa), também havia solicitado sua desfiliação. Resolveu a Federação não mais realizar a partida entre Defelê e Alvorada, classificando ambos para a Primeira Divisão.
Com a sorte ao seu lado, o Defelê ganhou o campeonato brasiliense de 1960 com onze pontos ganhos, um de vantagem para Guará e Planalto, segundo e terceiro, respectivamente.
Perdeu apenas o primeiro jogo dos sete que disputou, vencendo os outros cinco e empatando um. Marcou 28 gols e sofreu sete.


Em pé, da esquerda para a direita: Zé Paulo, Bimba, Matil, Loureiro, Osvaldo e Pedrinho; agachados: Ramiro, Vitinho, Fino, Ely e Raimundinho. O técnico foi Didi de Carvalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário