sexta-feira, 7 de julho de 2023

CRAQUES DE ONTEM E DE HOJE: Kidão


NOME COMPLETO: Antônio Luiz Medeiros de Souza
APELIDO: Kidão
LOCAL E DATA DE NASCIMENTO: Natal (RN), 7 de julho de 1956
POSIÇÃO: Zagueiro
CARACTERÍSTICAS: Zagueiro de muita raça, forte personalidade e de boa técnica, no estilo “xerife”.

LINHA DO TEMPO

1972 - Real Esporte Sobradinho (infanto-juvenil)

1974 - Jaguar - 9 jogos - 1 gol
Sua estreia aconteceu no dia 20 de julho de 1974, no Pelezão, com derrota de 4 x 1 para o Humaitá. O Jaguar formou com Roberto, Leocrécio, Salvador, Kidão e Claudinho; Wellington, Ariston e Tita (Fernando); Ramos, Jorge Luiz (Paulinho) e Djalma. Técnico: Airton Nogueira.

1975 - CSU - 10 jogos

1976 - Campineira (juvenil)

1977 - Grêmio - 7 jogos
O primeiro jogo com a camisa do Grêmio foi no dia 25 de junho de 1977, no Pelezão, no empate com o Gama, em 2 x 2. A formação do Grêmio foi a seguinte: Beto, Leocrécio, Kidão, Luís Antônio e Maninho; Paulinho, Clayton (Maurício) e Israel; Edu, Tonhão (Junior) e Aloísio.
No mesmo ano, sagrou-se vice-campeão do Campeonato de Futebol Amador de Sobradinho, atuando pela equipe do Unidos de Sobradinho, que colocou em campo na decisão uma equipe formada por uma maioria dos jogadores do Grêmio Esportivo Brasiliense e de quebra ainda tinha Aderbal jogando na lateral direita. O Unidos de Sobradinho foi vice-campeão com Baiano, Aderbal, Kell, Kidão e Carlos; Orlando, Paulinho e Reinaldo (Nonô); Lula, Carlinhos e Aloísio. Técnico: Chileno.

1978 a 1981 - Gama - 45 jogos - 1 gol
Transferiu-se para o Gama, fazendo sua estreia no dia 5 de março de 1978, no Bezerrão, na derrota de 2 x 0 para o Flamengo, do Rio de Janeiro. O alviverde brasiliense formou com Wilmar Gato, Carlão (Kell), Junior, Marinho e Odair (Kidão); Santana, Gaúcho (Paulinho) e Júlio; Chiquinho (Pelezinho), Roldão e Aloísio (Manoel). Técnico: Eurípedes Bueno de Morais.
Em 1979, participou de 15 dos 17 jogos que o Gama disputou para conquistar, pela primeira vez em sua história, o título de campeão brasiliense.
Kidão foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasiliense de 1979 pela a ABCD-Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos.
Participou da conquista do Torneio Incentivo de 1978 e também do título do Torneio Centro-Oeste, em 1981.

1982 a 1984 - Brasília - 83 jogos - 3 gols
Passou a jogar no Brasília, onde estreou no dia 1º de maio de 1982, no Adonir Guimarães, no empate em 0 x 0 com o Tiradentes. O Brasília atuou com essa formação: Haroldo, Aldair, Kidão, Juscelino e Luisinho; Kleber, Zu e Zé Maurício; William, Elmo e Mardone. Técnico: Ercy Rosa.
Consagrou-se tricampeão brasiliense pelo Brasília, nos anos de 1982 a 1984.

1985 - Taguatinga - 23 jogos - 1 gol
A partir de 6 de julho de 1985 passou a defender as cores do Taguatinga. Sua estreia aconteceu no Bezerrão, com vitória sobre o Gama, por 1 x 0. A formação da equipe foi esta: Adriano, Junior, Kidão, Rafael e Visoto; Boni (Bilzinho), Som e Péricles; Aguinaldo (Zinha), Joãozinho e Marquinhos. Técnico: Joaci Freitas Dutra (Alencar).

1985 - Sobradinho - 2 jogos - 1 gol
Antes, no mês de fevereiro de 1985, Kidão foi emprestado ao Sobradinho para a disputa de dois jogos contra o Americano, de Campos, pela Taça de Prata do Campeonato Brasileiro desse ano. Aconteceu empate em 0 x 0 no primeiro jogo, no Augustinho Lima (3 de fevereiro). No segundo (10 de fevereiro), em Campos, Kidão marcou o único gol do Sobradinho na derrota de 3 x 1. O Sobradinho formou com Bocaiúva, Claudinho, Kidão, Rildo e Visoto (Zinha); Artur, Filó e Wellington; Régis (Lino), Serginho e Jamil. Técnico: Altair Siqueira.

1986 - Tiradentes - 14 jogos
Disputou o Campeonato Brasiliense de 1986 pelo Tiradentes. Seu primeiro jogo foi no dia 2 de fevereiro de 1986, no Serejão, no empate em 0 x 0 com o Taguatinga, integrando a seguinte equipe: Hudson, Renato César, Kidão, Rafael e Ahlá; Bilzinho, Saulo e Jânio; Toninho, Serginho e Travolta. Técnico: Fleury Renê Neves.

1986 - Brasília
Sagrou-se campeão do Torneio Seletivo do DF, que tinha como objetivo indicar o representante da FMF junto a CBF para compor a Divisão de Acesso para a Copa Brasil de 1987. Na decisão, contra o Planaltina, o Brasília formou com Adriano, Freitas, Kidão, Jonas Foca e Nescau; Marco Antônio, Erasmo, Bolão (Ribamar) (Filgueiras) e Manoel Ferreira; Coutinho e Marcelo. Técnico: Manoel Cajueiro.

1987 - Brasília - 9 jogos
Depois de uma rápida passagem pelo futebol maranhense, Kidão retornou ao DF para jogar no Brasília, onde conquistou mais um título de campeão brasiliense. Na decisão do campeonato, no dia 23 de agosto de 1987, no Mané Garrincha, o Brasília venceu o Taguatinga, por 2 x 1, com essa formação: Wanderley, Oliveira, Remo (Filgueira), Kidão e Nescau; Marco Antônio, Josimar e Bolão; Nei (Darlan), Da Costa e Erasmo. Técnico: Antônio Fabiano Ferreira (Raimundinho).

1988 - Tiradentes - 22 jogos - 2 gols
Retornou ao Tiradentes, onde fez seu primeiro jogo no dia 7 de fevereiro de 1988, marcando um dos gols da goleada do rubro-negro brasiliense sobre a Anapolina, por 6 x 0.
Formando uma segura zaga com o experiente Beto Fuscão, Kidão sagrou-se campeão brasiliense pelo segundo ano consecutivo. Na final, no dia 14 de agosto de 1988, no Serejão, contra o Guará, o Tiradentes formou com Déo, Beto Guarapari, Kidão, Beto Fuscão e Gilberto; Touro (Ricardo), Bé e Zé Maurício; Moura, Luizão e Pedrinho (Marco Antônio). Técnico: Roberto Ruben Delgado.
Junto com quase a totalidade desses jogadores, Kidão fez parte da equipe do Tiradentes que chegou na quarta colocação do Campeonato Brasileiro da Série C, até então a melhor classificação de um clube do DF em uma competição nacional.

1989 - Ceilândia - 21 jogos
Transferiu-se para o Ceilândia, onde estreou no dia 5 de março de 1989, no Serejão, em jogo válido pelo Campeonato Brasiliense, no empate em 0 x 0 com o Taguatinga. O Ceilândia atuou desta forma: Chicão, Laércio, Kidão, Tião e Marcelo Maia; Marco Antônio, Edmilson e Marcelo (Carlos Gomes); Tuta, Aguinaldo (Jones) e Carlinhos. Técnico: Cristóvão Ferreira.

1989 - Tiradentes - 4 jogos
Foi emprestado ao Tiradentes para a disputa da I Copa do Brasil, eliminando o Atlético Goianiense e sendo desclassificado pelo Corinthians.

1989 - Ceilândia
Retornando ao Ceilândia, Kidão disputou o Campeonato Brasileiro da Série B de 1989, que contou com a presença de 96 clubes. O Ceilândia chegou a passar para a Segunda Fase, quando foi desclassificado pelo Rio Branco, do Acre, após duas partidas (empate no Serejão e derrota em Rio Branco).

1990 - Tiradentes - 7 jogos
Seu último ano no futebol brasiliense foi o de 1990, novamente no Tiradentes. O jogo de despedida aconteceu em 25 de março de 1990, no Mané Garrincha, na vitória de 2 x 1 sobre o Planaltina. O Tiradentes formou com Déo, Beto Guarapari, Kidão, Beto Fuscão e Gilberto; Jair, Bé e Zé Maurício; Jarbas (Touro), Murilo (Joel) e Egberto. Técnico: Dario José dos Santos (Dadá Maravilha).

1991 - Sobradinho - Treinador - 14 jogos
Trabalhou apenas uma vez como treinador, no ano de 1991, quando dirigiu a equipe do Sobradinho em 14 jogos válidos pelo Campeonato Brasiliense desse ano.

CONVOCAÇÃO PARA A SELEÇÃO DO DF

15.12.1983 - Seleção do DF 1 x 2 Seleção Brasileira de Novos - Convocado, não participou do jogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário