quinta-feira, 20 de agosto de 2020

HÁ 60 ANOS NO FUTEBOL BRASILIENSE: viagem do artilheiro brasiliense para amistoso em Recife


Múcio e Íris no Guará, campeão do Torneio Início de 1959

No dia 21 de agosto de 1960, aconteceria um amistoso entre as equipes do Náutico e do Santa Cruz, no estádio dos Aflitos.
Quem jogava no Santa Cruz era Múcio, com passagem pelo futebol brasiliense. Aconteceu, então, o convite deste para Íris, artilheiro do campeonato brasiliense de 1959, ir até Recife, para participar do amistoso.
Íris resolveu, de uma hora para outra, viajar, pegou uma Rural, que era da família, e partiu para Recife.
No dia 21 de agosto de 1960, Íris começou o jogo entre os titulares do Santa Cruz. O jogo terminou empatado em 3 x 3, tendo Íris marcado um dos gols do tricolor pernambucano. No 2º tempo, foi substituído por Hamilton. Nilsinho e Jorginho marcaram os outros dois gols do Santa Cruz, enquanto Fernando (2) e Tião assinalaram os gols do Náutico.
O primeiro tempo terminou com o placar de 2 x 2. No segundo, o Santa Cruz chegou a ter vantagem no placar numa jogada em que Íris revelou sagacidade e frieza. O Náutico chegaria ao empate definitivo posteriormente.
Sob a direção do árbitro Argemiro Félix de Sena, os times formaram assim:
Santa Cruz - Borracha (Agostinho), Geroldo e Nagel; Biu, Múcio e Nenzinho; Gildo, Íris (Hamilton), Lua, Nilsinho e Jorginho.
Náutico - Waldemar, Nancildo e Zequinha; Bertolo, Cícero e Hélmiton; Tião, Geraldo, Aguinaldo (Nado), Afonsinho (Saquinho) e Fernando.
Íris participou do primeiro treino dirigido pelo novo treinador do Santa Cruz, Ricardo Díez, no dia 24 de agosto de 1960, entre os reservas, que perderam o coletivo pelo placar de 2 x 1, gol marcado por Íris.
No dia seguinte, 25 de agosto de 1960, Íris assinou contrato com o Santa Cruz, de número 62.294, com duração de três meses. Passaria a receber 15 mil cruzeiros mensais entre luvas e ordenado.
Em 1º de setembro de 1960, Íris participou do amistoso em que os aspirantes do Santa Cruz, campeões de 1960, receberam as faixas referentes ao título.
No dia 12 de outubro de 1960 Íris foi submetido a exame médico e aprovado para assinar contrato com o Santa Cruz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário