sábado, 5 de novembro de 2022

OS PRIMEIROS PASSOS: Humaitá



Num esforço da família Carvalho, tradicional da cidade do Guará, o Humaitá Esporte Clube foi fundado em 2 de julho de 1968, no Guará. Suas cores oficiais eram a preta e a branca. Seu uniforme era composto por camisa branca com faixa transversal preta, calção branco e meias brancas (semelhante ao Vasco da Gama, do Rio de Janeiro).

PRIMEIRAS COMPETIÇÕES

Antes de filiar-se à Federação Metropolitana de Futebol, participava de competições regionais de futebol, tendo levantado os títulos de campeão da Taça Jarbas Passarinho, em 1972, e campeão da Taça IV Aniversário do Guará, e vice-campeão do 1º Festival da Pelota (torneio de jogos com a duração de 60 minutos - 30 x 30 - e, no caso de empate, decisão através de pênaltis), juntamente com outras equipes amadoras de Brasília, terminando como vice-campeão. Na decisão, perdeu de 1 x 0 para o Atlético, de Brazlândia.


FILIAÇÃO

O Humaitá filiou-se à Federação Metropolitana de Futebol em 16 de agosto de 1973.

ESTREIA NUMA COMPETIÇÃO OFICIAL

Dez dias depois de sua filiação, estreou no Campeonato Brasiliense de 1973, com vitória sobre o Carioca.

HUMAITÁ 2 x 1 CARIOCA
Campeonato Brasiliense
Data: 26 de agosto de 1973
Local: Pelezão
Árbitro: Wolney Bezerril
Gols: Gordo, 15; Vavá, 45 e Moisés, 80
HUMAITÁ: Valdimar, Carlinhos, Nazo, Messias e Mabinho; Itamar, Assis e China; Vavá, Moisés e Arleno. Técnico: Elias Severino.
CARIOCA: Jaime, Carlinhos, Pebinha, Maurílio e Clarindinho; Raimundo, Raimundinho e Chenco; Gordo, Ari (Bartô) e Divino (Newton). Técnico: Clarindo Custódio Flauzina.


O PRIMEIRO TÍTULO OFICIAL DE CAMPEÃO

No ano de 1974, O Humaitá tornou-se campeão do Torneio Início, evento realizado no dia 14 de julho de 1974, no Pelezão.
Para chegar ao título, venceu o Unidos de Sobradinho (3 x 0, gols de Aderbal, Vavá e Lord), o Jaguar (1 x 0, gol de Moisés) e, na decisão, goleou o Ceub (4 x 0), ficando com o título de campeão. Marcaram Vavá, duas vezes, Lord e Arleno.
Formou com Elizaldo, Mabinho, Carlos Alberto, Aderbal e Nazo; Julinho, Vavá e Arleno; Lord, Moisés e Pedrinho. Técnico: José da Silva Carvalho.

PRIMEIRA VEZ COMO CLUBE PROFISSIONAL

No ano de 1976, disputou o Torneio Imprensa, primeira competição oficial da nova fase do futebol do Distrito Federal, depois da implantação do profissionalismo. Seis equipes competiram e o Humaitá ficou em último.

PIONEIRA 2 x 0 HUMAITÁ
Data: 14 de fevereiro de 1976
Local: Pelezão, Brasília (DF)
Árbitro: Cacírio Marinho
Gols: Dinarte, 57 e Zé Carlos, 70
PIONEIRA: Carlos José, Aldair, Dão, Assis e Chico; Maurício, Nemias e Banana; Paraibinha (Pedrinho), Piau (Zé Carlos) e Dinarte. Técnico: Eurípedes Bueno.
HUMAITÁ: Elizaldo, Aderbal, Beca, Gaúcho e Chicão; Diogo (Claudionor), Café e Paulinho (Pedrinho); Milton, Julinho e Moisés.



Nenhum comentário:

Postar um comentário