sexta-feira, 8 de abril de 2022

OS CLUBES DO DF: Trópicos Atlético Clube


O Trópicos Atlético Clube foi fundado em 8 de setembro de 1960 pelos funcionários do Instituto de Aposentadoria e Pensões das Indústrias - IAPI Ivan Campos Cardoso, Carlos Pereira Borges, José Coelho de Oliveira, Roberto Pedrosa, Roberto Dias de Souza e Sebastião Pedro Alexandre.
A reunião de fundação foi realizada na SQS 409/10, Bloco 33, Entrada D, Ap. 201, em Brasília. Nela, foram sugeridos pelos presentes os seguintes nomes: Delta, Satélite, Gávea, Jaguarema, Lítero, Marajó e Rio Negro. Roberto Pedrosa foi quem sugeriu o nome Trópicos.
Conforme consta de seus estatutos, sua cor oficial é a cinza. No escudo, ao centro um globo e pelo meio do mesmo uma faixa verde com a inicial “T”, em cor preta.
Também foi definido o uniforme do Trópicos: camisa cinza com golas pretas, calção cinza e meias cinza com frisos pretos e os números pretos com fundo em branco.
O Trópicos teve uma passagem meteórica pelo futebol de Brasília. Participou apenas de uma competição oficial, a Segunda Divisão de 1960. Não se inscreveu para o certame do ano seguinte e nunca mais se soube nada do clube.
O campeonato da Segunda Divisão de 1960 foi disputado em turno único e contou com a participação de seis equipes: Associação Atlética Guanabara, Brasil Central Atlético Clube, Esporte Clube Industrial, Esporte Clube Real de Brasília, Sobradinho Esporte Clube e o Trópicos Atlético Clube. Foi vencido pelo Sobradinho.
O Trópicos ficou com a quarta colocação. Nos cinco jogos que disputou, venceu dois, empatou um e perdeu dois. Marcou oito gols e sofreu 10.
O time tinha tão pouca estrutura para se manter que sua estréia deveria acontecer no dia 4 de dezembro de 1960, diante do Sobradinho. Não apareceu, sendo punido com o WO.
Uma semana depois, 11 de dezembro, realizou seu primeiro jogo, empatando com o Guanabara, em 3 x 3. Mais uma semana (18.12) e aconteceu a sua primeira vitória: 3 x 1 sobre o Brasil Central. Venceu o Industrial por WO (em jogo previsto para 15.01.1961) e encerrou sua participação no campeonato em 22 de janeiro de 1961, sendo goleado pelo Real, por 5 x 1.



2 comentários:

  1. Olá, boa tarde! Gosto desse tipo de matéria, pois escrever dos times conhecidos é fácil... Difícil é contar a história dos pequenos, sobretudo, dos times pequenos e extintos.
    A única coisa que senti falta na sua matéria foi o escudo! Fiquei curioso e vetorizei o escudo por meio dos dados que vc colocou ficou um escudo a lá Empresa! Hehe
    Se quiser eu te mando para ver se ficou parecido!

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!!!

    Muito bom sua iniciativa de publicar um blog sobre a história do futebol de brasilia.

    Neste artigo, fiquei em duvida sobre esta 2a divisão de 1960. Ela foi classificatória para o Campeonato da 1a divisão? Quais clubes foram classificados para a 1a divisão? E de que ano?
    Deve ser considerado 2a divisão ou um campeonato classificatório de 1960?

    Se o Tropicos AC foi fundado em 8 de setembro de 1960, fundado pelos funcionarios do IAPI. Seria o mesmo que disputou o campeonato extra-oficial de 1959, o IPASE ou IAPB?

    Abs.

    ResponderExcluir