sábado, 9 de abril de 2022

ESTÁDIOS DE BRASÍLIA: SERRA DO LAGO




Na verdade, o estádio “Serra do Lago” não é de Brasília, mas como o campeonato de futebol do Distrito Federal conta com a participação do Luziânia e, conseqüentemente, nesta cidade de Goiás são realizados os jogos desta competição, vamos conhecer um pouco mais do estádio.
O Serra do Lago é oficialmente conhecido como Estádio Municipal “Zequinha Roriz”, em homenagem ao Prefeito que o construiu e o inaugurou.
O estádio tem capacidade para 21.564 torcedores, sendo que 13.212, nas arquibancadas e 8.352 lugares na geral. A Tribuna de Honra tem capacidade para 377 cadeiras e é totalmente coberta.
A cobertura das arquibancadas é de 1.255 metros quadrados, o que representa 25 por cento da área coberta do Estádio.
O Estádio foi construído pela Polígono Engenharia e Construções Ltda.
Ao todo são oito vestiários, quatro para os clubes, visitante e local, um para os árbitros, um para os gandulas, um para o Departamento Médico e um para almoxarifado e rouparia. Todos com estacionamentos privativos.
O acesso lateral às arquibancadas, a geral, à Tribuna de Honra, além de amplo espaço para os blocos das bilheterias, sanitários, lanchonetes, cabines de rádio e televisão e estacionamento para 1.300 veículos.
A Secretaria de Deporto e Turismo de Luziânia promoveu concurso para a escolha do apelido do estádio. Setecentas pessoas votaram, sendo 170 pelo apelido Serra do Lago. Foram votados ainda Gigante da Serrinha, Serra do Ouro e Rorizão.

INAUGURAÇÃO
O povo de Luziânia e cidades vizinhas compareceu em grande número ao novo estádio e saiu satisfeito com o time local e com o novo estádio, um dos melhores do estado de Goiás. Quanto ao convidado, o Botafogo, do Rio de Janeiro, decepcionou totalmente a sua torcida.
Antes do jogo aconteceram desfiles das equipes mirins (escolinhas), descida de pára-quedistas de Brasília, discursos, chuva e muitas homenagens.

O JOGO
O Luziânia iniciou o jogo no primeiro tempo com o seu segundo uniforme, todo branco, e o Botafogo com o seu primeiro listrado.
No segundo tempo o Botafogo voltou todo de branco (seu segundo uniforme) e o Luziânia com o seu primeiro listrado.
Essa partida marcou também a despedida do saudoso Zé Vieira, que se despediu do futebol profissional vestindo a camisa do Luziânia.
Eis a ficha técnica do jogo de inauguração:

LUZIÂNIA 1 x 0 BOTAFOGO
Data: 13 de dezembro de 1992
Local: Estádio Municipal Zequinha Roriz (Serra do Lago), Luziânia (GO)
Árbitro: Dario Souza Campos, auxiliado por Antônio Vidal e Filomeno Dourado.
Renda: Cr$ 135.113.000,00
Público: 6.755 pessoas
Gol: Rogerinho, aos 36 minutos do primeiro tempo.
Anormalidades: cartão vermelho para Nélson, Vivinho e Marcão, todos do Botafogo.
LUZIÂNIA: William Stain; Marcelo Roriz, Gilmar, Eduardo Gaúcho e Marquinhos; Luciano, Carlos Alberto e Zé Carlos; Zé Vieira (Ed Carlos), Marcelo Cruz e Rogerinho (João Cortes). Técnico: Sidney Nascimento.
BOTAFOGO: Zé Carlos, Marcão, André, Rogério Pinheiro e André Duarte; Pingo, Djair e Macalé; Vivinho, Bob (Marcelo Carioca) e Nélson. Técnico: Joel Martins.
A inauguração dos refletores aconteceu em 15 de junho de 1993, em jogo válido pelo campeonato goiano, quando Luziânia e Goiás empataram em 0 x 0.

Colaboração: José Egídio Pereira Lima, pesquisador/historiador do Luziânia.


2 comentários: