terça-feira, 5 de abril de 2022

A VITÓRIA DO BRASÍLIA SOBRE O GRÊMIO EM PORTO ALEGRE


Na Loteria Esportiva, a vitória do Brasília representava 9% de probabilidade de acontecer.
Há 14 jogos que o campeão gaúcho Grêmio não perdia no Olímpico.
Esta foi a primeira vez no ano que o técnico Ênio Andrade conseguiu escalar o Grêmio com sua força máxima, inclusive com a presença de Paulo Isidoro, em sua volta da Seleção Brasileira.
E nunca é demais lembrar que o Grêmio acabou se sagrando campeão brasileiro de 1981, ao vencer o São Paulo em pleno Morumbi, por 1 x 0, gol de Baltasar.
A torcida, que compareceu ao estádio certa de assistir a uma goleada de sua equipe, teve seus prognósticos aumentados, pois logo a um minuto e quarenta segundos de jogo, Tarciso abriu o marcador, entrando pelo meio para aproveitar um cruzamento do ponteiro-esquerdo Odair.
O Grêmio passou a rolar a bola, subestimando o adversário. E com alguma razão, pois logo em seguida surgiram novas chances de ampliar o marcador. Mas o Brasília também saiu para o ataque e, antes de empatar a partida, teve duas chances incrivelmente perdidas por seus atacantes. A primeira com Aluísio, quando Leão fez grande defesa. A segunda com Afonso, que chutou por cima.
Aos 22 minutos, Aluísio, de grande atuação, arriscou um chute da intermediária e teve a felicidade de acertar o ângulo direito de Leão, que nada pôde fazer. E aos 25, Wander, da meia-lua, recebeu um cruzamento da esquerda e colocou no mesmo canto.
Já em desvantagem, o Grêmio, mesmo nervoso, continuou criando chances para empatar a partida. Tarciso, Baltasar e Renato Sá perderam gols incríveis. Ao final do jogo, Dirceu marcou aquele que seria o gol de empate, mas o árbitro anulou, assinalando impedimento. Segundo o Jornal do Brasil “erradamente”. Já a Folha de S. Paulo afirma “O árbitro teve uma boa atuação, inclusive na marcação de um impedimento de Dirceu, anulando um gol do Grêmio aos 13 minutos do segundo tempo”.
Eis a súmula do jogo:

GRÊMIO 1 x 2 BRASÍLIA

Data: 15 de fevereiro de 1981
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Iolando Rodrigues (SC)
Público: 13.525
Renda: Cr$ 1.098.200,00
Gols: Tarciso, 1.40; Aluísio, 22 e Wander, 25.
GRÊMIO: Leão, Uchoa, Vantuir, De León e Dirceu; China, Paulo Isidoro e Renato Sá (Vilson Tadei); Tarciso, Baltasar (Éber) e Odair. Técnico: Ênio Andrade.
BRASÍLIA: Déo, Luisinho, Mário, Foca e Zé Mário (Ricardo); Alencar, Marco Antônio e Wander; William, Afonso e Aluísio (Paulinho). Técnico: Alaor Capella.

Fontes: Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e revista Placar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário