sábado, 25 de junho de 2011

UPIS CINCO VEZES CAMPEÃ BRASILEIRA DE FUTEBOL UNIVERSITÁRIO - 1ª parte


Se no futebol de campo profissional as equipes de Brasília só conseguiram títulos de âmbito nacional na Segunda (Gama em 1998 e Brasiliense em 2004) e Terceira Divisão (Brasiliense em 2002) do Campeonato Brasileiro, o mesmo não acontece no futebol universitário.
Muitos talvez nem saibam que uma faculdade de Brasília já conquistou por CINCO vezes o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol.
Fundada em 5 de dezembro de 1971, a UPIS - União Pioneira de Integração Social - Faculdades Integradas é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Distrito Federal. Com quase quarenta anos de realizações, a instituição oferece 15 cursos em diferentes áreas do conhecimento. Sua estrutura física é constituída por 18 prédios, distribuídos em três campus, perfazendo mais de 37 mil metros quadrados de área construída.
A UPIS já foi campeã brasileira nos anos de 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008.
A CBDU – Confederação Brasileira de Desporto Universitário promove, desde 1997, o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol. Em sua primeira edição, a campeã foi a Universidade Católica de Goiânia – UCG.
Em sua primeira participação, no II Campeonato Brasileiro, em Aracaju (SE), a UPIS chegou em nono lugar.
Sua primeira boa participação aconteceu no ano de 2000, nas cidades de Planaltina e Sobradinho (DF), quando ficou em 4º lugar.
No Campeonato Brasileiro realizado de 22 a 30 de junho de 2001, em Brasília, foi a terceira colocada depois de vencer a Católica de Goiás, por 3 x 1. Além disso, teve o artilheiro da competição, Fabinho, com 10 gols.
Em 2002, em Natal (RN), foi muito bem na primeira fase da competição, realizando a melhor campanha após vencer seus três jogos (oito gols marcados e nenhum sofrido). Nas quartas-de-final foi eliminada pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
O primeiro título veio na cidade de Vila Velha (ES), onde o campeonato foi realizado de 29 de junho a 5 de julho de 2003. Quinze Instituições de Ensino Superior participaram: UCG-GO, Newton Paiva-MG, URFN-RN, UNIFOR-CE, UNIVILA-ES, UNIVERSO-GO, UVV-ES, UNIP-SP, ITAUNA-MG, UCSAL-BA, FINAC-ES, UPIS-DF, UNIBH-MG, Medicina USP-SP e FAES-SE.
A UPIS contou com um excelente grupo de atletas comandados pelo treinador Luiz Carlos Santos, chegando ao luxo de ter o ex-goleiro Paulo Vítor, que já foi goleiro do Fluminense e da Seleção Brasileira, como preparador de goleiros.
Na estréia, a UPIS venceu a UniBH pelo placar de 3 x 0, gols de Rodrigo Falador, Jonhes e Márcio. Repetiu o placar no dia 30 de junho sobre a Universidade de Sergipe, gols de Jonhes (2) e Maurício. No dia 1º de julho, enfrentou a FINAC (ES), fechando a fase classificatória. Vitória de 2 x 0, gols de Maurício e Márcio.
Nas quartas-de-final, no dia 3 de julho, goleou a Universidade de São Paulo (USP), por 4 x 0. Na semifinal, no dia 4 de julho, venceu outra instituição paulista, a UNIP – Universidade Paulista, novamente por goleada: 4 x 1, com gols de Maurício (2), Flávio e Jonhes, garantindo vaga na final. Este foi o primeiro gol sofrido pela equipe do DF na competição. O inédito título veio sobre a equipe da casa, a Universidade de Vila Velha, derrotada pelo placar de 2 x 1.
A campanha impressionante (seis jogos, seis vitórias, 18 gols assinalados e somente dois contra) premiou a UPIS, que ainda teve o artilheiro do campeonato, Jonhes, que balançou as redes seis vezes.
O bicampeonato veio em 2004, na competição realizada em Fortaleza (CE), no período de 21 a 28 de março. A UPIS manteve a mesma base de jogadores que foi campeã em 2003, entre eles os atacantes Jonhes, que atuava no Ceilândia, e Maurício, os meias Fabinho e Guti, e o goleiro Clédson, jogador do Paranoá.
Estreou com vitória no dia 21 de março, superando a Universidade Estadual do Ceará pelo placar de 3 x 0, gols de Maurício, Fabinho e Pietro. Na segunda partida (dia 22 de março), a UPIS enfrentou a Universo, de Pernambuco, e a superou com muita facilidade: 4 x 1. Todos os gols da partida aconteceram ainda no 1º tempo e foram assinalados por Fabinho (2), Jonhes e Maurício. Com esta vitória a UPIS garantiu antecipadamente a classificação para a fase semifinal. Enfrentou pela 3ª rodada, no dia 23 de março, a Universo, de Goiás, e empatou em 1 x 1, resultado que lhe deu o 1º lugar do Grupo. O gol da UPIS foi marcado pelo lateral Ítalo.
Depois de um dia de folga, voltou a campo em 25 de março para enfrentar a Universidade Católica de Salvador, em uma das semifinais. O jogo, realizado no estádio Castelão, foi um passeio da UPIS, que goleou a UCSal por 5 x 1. Os gols foram marcados por Fabinho (3), Elmo e Ítalo. Com esses três gols marcados, Fabinho (ex-meio-campo do Guará) se tornou o artilheiro da competição. A UPIS jogou com Clédson, Carlinhos, Rodrigo, Anderson e Gustavo; Welmo, Hudson, Fabinho e Flávio; Guti e Jonhes (que foi expulso).
A disputa entre os já tradicionais rivais, conhecidos das disputas regionais, foi digna de uma final de campeonato. Novamente no estádio Castelão, a UPIS enfrentaria pela grande final do Campeonato Brasileiro Universitário a equipe da Universo (Universidade Salgado de Oliveira), de Goiânia. No lugar de Jonhes, entraria Wagner.
Foi um jogo bastante equilibrado. No tempo normal de jogo, empate em 2 x 2. Na decisão por pênaltis, quem acabou consagrado foi o goleiro Clédson, que pegou dois pênaltis e garantiu o bicampeonato para a equipe candanga. Resultado: 4 x 3 a favor da UPIS.
Para coroar, o técnico Luiz Carlos Souza foi escolhido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) o treinador da seleção universitária que representaria o Brasil, no mês de abril, nos I Juegos Sudamericanos Universitarios, em Concepción, no Chile, a partir de 17 de abril. Da UPIS foram convocados: o goleiro Clédson, o lateral-direito Carlinhos; o zagueiro Rodrigo, os meias Hudson, Welmo e Fabinho, além do atacante Jonhes. O meio-campo Guti e o zagueiro Gustavo ficaram como suplentes na relação, caso algum atleta se machuque. O Brasil sagrou-se campeão.
O meia Fabinho, além de ter conquistado o bicampeonato, foi artilheiro da competição, com oito gols, e escolhido o melhor jogador, em eleição que envolveu todos os técnicos participantes.
Goiânia sediou 8º Brasileiro Universitário de 2 a 9 de abril de 2005. As partidas foram disputadas no Estádio Olímpico, no campo do Clube Sesi Ferreira Pacheco e no Campus 2 da Universidade Católica de Goiás (UCG). Participaram as equipes goianas da Universo, UCG e Fesurv, Mackenzie e USP (SP), Uniandrade e Tuiuti (PR), UFRN (RN), Unifor (CE), UVV (ES), UFRJ (RJ) e UPIS (DF).
O grupo da UPIS foi bastante renovado. A média de idade dos jogadores, em relação aos outros torneios, diminuiu bem. A mudança mais sensível foi a ausência do meio-campo Fabinho e do atacante Jonhes, que participaram das campanhas anteriores.
A UPIS iniciou muito bem a sua campanha no dia 3 de abril superando com facilidade a representação da Universidade Tuiuti do Paraná, pelo placar de 4 x 0, gols de Rafael Raçudo, Maurício, Bruno e Átila. Na 2ª rodada, a UPIS enfrentou a equipe de Rio Verde (GO), empatando em 2 x 2, com gols de Mauricio e Átila. Ficou em primeiro lugar no Grupo A e classificou-se para a segunda fase após outro empate, desta vez em 3 x 3, com o Mackenzie, de São Paulo. O próximo compromisso da equipe de Brasília foi no dia 7 de abril, superando a Universidade Católica de Goiás nas oitavas-de-final.
Após ser derrotada na semifinal pela equipe da Universo (GO) pelo placar de 4 x 2, a equipe da UPIS voltou a campo no dia 9 de abril para a disputa do 3º lugar, chegando à vitória sobre a FESURV, de Rio Verde (GO), por 3 x 1, conquistando assim a medalha de bronze na competição. Os gols da UPIS foram marcados por Rafael Raçudo, Welmo e Luís Henrique.
Após o término do Campeonato Brasileiro foi divulgada a convocação da Seleção Brasileira Universitária que representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano que aconteceu em São Paulo, ainda no mês de abril. O técnico da UPIS, Luiz Carlos dos Santos, foi o escolhido para dirigir a Seleção Brasileira em companhia do seu auxiliar-técnico Luciano Gomes. Além da Comissão Técnica, a Seleção Brasileira contou também com seis jogadores da UPIS: o goleiro Clédson, o lateral Gustavo, o zagueiro Pietro, os meias Átila e Luciano Lopes e o atacante Maurício.
A Seleção Brasileira Universitária sagrou-se bicampeã sul-americana de forma invicta, somando quatro vitórias e um empate, com 16 gols a favor e apenas três contra.
Logo depois, de 11 a 21 de agosto, essa equipe disputou a Universíade (o mundial universitário), na cidade de Ismyr, na Turquia. Além do treinador Luiz Carlos e seu Auxiliar Técnico Luciano Gomes, quatro jogadores da UPIS participaram: Átila, Clédson, Gustavo e Pietro. O Brasil ficou em 4º lugar.


Para o 9º Campeonato Brasileiro, que foi realizado em Recife (PE), a partir de 6 de novembro de 2006, a UPIS trocou de treinador: saiu Luiz Carlos dos Santos e entrou no seu lugar Marcus Vinícius Gallecti Loss, conhecido como Nino. Participaram 16 equipes representando 12 Estados que, na primeira fase, foram divididas em quatro iguais. A UPIS ficou no Grupo A e enfrentou e venceu os seguintes adversários (pela ordem): UniSant’Anna, de São Paulo (4 x 2, gols de Luiz Henrique-2, Rodrigo e Carlos Henrique) e UNIT, de Aracaju (4 x 1, Rodrigo-2, Carlos Henrique e Alisson). Já classificada para a segunda fase, foi derrota pela equipe da UNIFOR, por 1 x 0.
Recuperou-se com sobras e nas quartas-de-final goleou a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por 7 x 2. Os gols da UPIS foram marcados por Flávio (três), Bruno (dois), Rodrigo e Hudson.
Na semifinal, enfrentou uma tradicional adversária, a Universidade de Vila Velha. O jogo foi dramático. O time segurou o resultado de 1 x 1 (gol de Carlos Henrique) com um jogador a menos: Hudson, que já tinha dois cartões amarelos, foi expulso. Quando a partida caminhava para o final, foi marcado um pênalti de Pietro. O atleta foi expulso por discutir com o árbitro e o time ficou com menos três jogadores, já que o meio-campo Átila, saiu contundido e a equipe já havia feito as três substituições permitidas. O goleiro Clédson defendeu a cobrança.
Com apenas oito jogadores em campo, a UPIS segurou o empate em 1 x 1 e levou a partida para a disputa por pênaltis. O trunfo do time foi o goleiro Clédson, que defendeu duas cobranças. O placar final ficou em 4 x 3 para a faculdade brasiliense.
O tricampeonato veio no dia 11 de novembro. No Estádio dos Aflitos, venceu o time local do Universo, por 1 x 0, gol do lateral Carlos José ainda na etapa inicial. Com o resultado, a UPIS se tornou a primeira instituição de ensino superior do País a ter três títulos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário