sexta-feira, 10 de junho de 2011

A PRIMEIRA NOTÍCIA SOBRE FUTEBOL EM JORNAL


Brasília foi inaugurada oficialmente em 21 de abril de 1960.
Um censo experimental feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 1959 afirmava que em Brasília havia cerca de 64 mil pessoas ocupando a área demarcada para o Distrito Federal.
Essas mais de 60 mil pessoas só puderam ter acesso a um jornal local alguns meses antes da inauguração da nova capital do País.
O número 1 do DC-Brasília, edição brasiliense do Diário Carioca, chegou às mãos dos brasilienses pela primeira vez em 12 de setembro de 1959, um sábado.
O noticiário de esportes, como não poderia deixar de ser, trazia página inteira sobre os jogos do campeonato carioca e outros detalhes do esporte praticado no Rio de Janeiro.
“Virando a página” de esportes, em uma outra (a de número 12) com variadas reportagens sobre o dia-a-dia de Brasília, a primeira matéria falando do futebol na cidade.
A manchete era “FUTEBOL REALÇOU CANELAS”.
Apresentamos abaixo, “ippsis litteris”, esta matéria:

“FUTEBOL REALÇOU CANELAS

O acontecimento pitoresco da semana foi o encontro futebolístico em que a equipe da NOVACAP venceu a dos Empreiteiros por 2 x 1. Os derrotados, porém, dão os méritos da vitória ao juiz, aos bandeirinhas Vasco Viana de Andrade e Geraldo Molina, além de reclamarem do jogo violento que pôs no estaleiro o seu robusto ponta-direita Cincinato Braga.
Espetáculo à parte foram os dribles sensacionais de Artur Werneck que, no ataque da NOVACAP, espalhou confusão entre os adversários. O goleiro Cornélio Pimenta, do mesmo time, mostrou-se um “São Castilho” dos bons, para desespero dos Empreiteiros, que chegaram a aplicar algumas caneladas no guadião.
O empreiteiro Maurício Quadros foi um dos “tanques” da peleja. Entre as suas vítimas encontram-se Paulo Rabello (na canela) e José Cláudio dos Santos Travassos.
Um que não precisou de nenhuma canelada para cair foi José Gentil Neto, que “bateu pino” logo nos primeiros quinze minutos do primeiro tempo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário