terça-feira, 5 de julho de 2016

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Gama vence o Flamengo no Maracanã - 2001


No dia 30 de setembro de 2001 o Gama conseguiu derrubar dois tabus: o de ainda não ter vencido no Maracanã, onde estivera em duas outras ocasiões, contra Botafogo e Fluminense, e de jamais ter vencido o Flamengo em partidas oficiais (cinco derrotas e um empate). Desta vez, a história foi diferente.
Conforme palavras do treinador do Gama, Cláudio Duarte, o Gama respeitou, porém não temeu o Flamengo.
Cláudio Duarte surpreendeu o Flamengo ao armar um esquema ofensivo, apesar da atuação discreta de Anderson, Romualdo e Reinaldo. Por outro lado, neutralizou com marcação eficiente as ações de Vampeta, Edilson e Petkovic, pedindo aos jogadores que exercessem marcação individual nos principais jogadores do Flamengo.
Dentro de campo o destaque foi o armador canhoto do Gama, Luiz Fernando. De pé esquerdo, ele marcou um dos mais belos gols deste campeonato. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Luiz Fernando arriscou da intermediária. O goleiro Júlio César tentou, mas perdeu a passada. Antes de entrar no ângulo esquerdo, a bola ainda bateu na trave.
No segundo tempo, quando o Gama buscava o segundo gol, Vampeta, num chute forte, de longe, empatou aos 22 minutos, com enorme colaboração do experiente goleiro Ronaldo.
No entanto, logo depois Luiz Fernando iniciou a jogada que deu a vitória ao Gama e calou os quase 20 mil torcedores rubro-negros presentes. Anderson recebeu livre, na frente do goleiro do Flamengo, mas chutou mal. A bola ia para fora, mas bateu no zagueiro Anderson Luís e sobrou para o atacante Mauro, que entrara no lugar de Romualdo, empurrar para as redes.
A derrota revoltou a torcida do Flamengo. Gritos de olé a cada jogada do Gama e vaias para o volante Vampeta.
Eis a súmula do jogo:
FLAMENGO 1 x 2 GAMA
Data: 30 de setembro de 2001
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Lourival Lima Filho (BA)
Público: 19.789 pagantes
Gols: Luiz Fernando, 17; Vampeta, 67 e Mauro, 89
Cartões amarelos: Cássio, Vampeta, Petkovic, André Figueiredo e Jairo.
FLAMENGO: Júlio César, Bruno Carvalho, Anderson Luís, André Bahia e Cássio; Jorginho, Vampeta, Rocha (Andrezinho) e Petkovic; Roma (Jackson) e Edilson. Técnico: Zagalo.
GAMA: Ronaldo, André Figueiredo, Jairo, Nen e Paulo Henrique; Deda, Lindomar, Luiz Fernando e Romualdo (Mauro); Reinaldo (Piá) e Anderson (Jefferson). Técnico: Cláudio Duarte.

Confiram lances desse jogo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=lZ-5E0lHdho



Nenhum comentário:

Postar um comentário