domingo, 12 de julho de 2015

HISTÓRICO DOS CLUBES DO DF NO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D - 6ª e última parte - 2014


  
   

A Confederação Brasileira de Futebol havia estipulado que o Campeonato Brasileiro da Série D de 2014 seria disputado por 40 clubes, mas com o rebaixamento de cinco equipes da Série C de 2013, a Série D foi disputada por 41 equipes em 2014.

Após conciliação realizada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Rio Branco foi reintegrado a competição depois de ser excluído em 2012, após determinação judicial requerida pelo Treze. Com o acréscimo de uma equipe, excepcionalmente um dos grupos contou com 11 equipes e o outro com 10. A CBF definiu, então, que cinco equipes seriam rebaixadas para a Série D de 2014, sendo três equipes do grupo A e duas do grupo B. 
Brasiliense, um dos rebaixados da Série C em 2013, e o Luziânia, campeão do DF em 2014, foram os representantes do futebol do Distrito Federal.
Na Primeira Fase, o Brasiliense fez parte do Grupo A-5, juntamente com Anapolina (GO), Estrela do Norte (ES), Itaporã (MS) e Villa Nova (MG). Os adversários do Luziânia no Grupo A-6 foram Goianésia (GO), Grêmio Barueri (SP), Operário-VG (MT) e Tombense (MG).
O Brasiliense pensava em se recuperar no ano de 2014, após ser eliminado em torneios no qual era favorito no primeiro semestre: o campeonato brasiliense e a Copa Verde. Nove jogadores chegaram ao Brasilinese após essas decepções, dentre eles o meia Rodrigo, revelado nas categorias de base do Flamengo, jogou no Figueirense e no Bragantino antes de chegar ao Brasiliense para a disputa dessa competição. O Luziânia apostava na força do conjunto: apenas dois jogadores do elenco campeão brasiliense havia deixado o clube. Além disso, contratou o atacante Éder, artilheiro do campeonato brasiliense jogando pelo Bosque Formosa.
Iniciaram a competição no dia 20 de julho, de maneiras bem diferentes. O Brasiliense visitou o Villa Nova, em Nova Lima (MG), voltando de lá com a vitória de 2 x 1, com gols de Rodrigo e Luquinhas. O Luziânia não teve a mesma sorte: jogando em casa, no Serra do Lago, perdeu de 1 x 0 para o Tombense.
Uma semana depois, o Luziânia se recuperou e foi até a Arena Barueri para derrotar o Grêmio Barueri, por 1 x 0, gol de Thompson. No mesmo dia 27 de julho, jogando em casa, o Brasiliense fez o “dever de casa”, com a vitória de 3 x 0 sobre o Estrela do Norte por 3 x 0, gols de Dedê, Rodrigo (de pênalti) e Baiano (também cobrando pênalti).
As duas equipes brasilienses só voltaram a campo no dia 10 de agosto. Neste dia, atuando no Abadião, na Ceilândia, o Brasiliense construiu com tranquilidade o placar de 4 x 0 sobre o Itaporã. Ainda no 1º tempo o marcador já era de 3 x 0, gols de Zé Roberto, Rodrigo e Claudecir. No 2º tempo, Kelvin completou a goleada. Já o Luziânia foi até Cuiabá e enfrentou muito mais dificuldades diante do Operário, de Várzea Grande. Saiu perdendo por 1 x 0 e virou o placar para 2 x 1 com um gol aos 46 minutos do 2º tempo. Rodriguinho e Alanzinho marcaram os gols do Luziânia.
No dia 16 de agosto, voltando a jogar em casa, o Luziânia derrotou o Goianésia por 3 x 1 e chegou aos nove pontos no Grupo A-6. Alanzinho, Chefe e Éder marcaram os gols do Luziânia. No dia seguinte, o Brasiliense foi até Anápolis e voltou de lá com o empate de 1 x 1 com a Anapolina, perdendo o aproveitamento de 100% até então em sua participação na Série D. Rodrigo marcou o gol do Brasiliense, cobrando pênalti cometido sobre o meia Zé Roberto, aos 37 minutos do 1º tempo.
Essa quinta rodada teve um destaque negativo: o Grêmio Barueri protagonizou o primeiro WO em um jogo de Campeonato Brasileiro. Com dois meses de salários atrasados e há quatro meses sem receber direitos de imagem, os jogadores se negaram a enfrentar o Operário-VG. Em solidariedade, os rivais também protestaram: deitaram em campo para simbolizar a morte do futebol brasileiro.
Na abertura do returno, no dia 23 de agosto, jogando em casa, no Serra do Lago, o Luziânia desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança isolada do grupo ao empatar em 0 x 0 com o Operário, com quem passou a dividir o primeiro lugar, ambos com dez pontos ganhos, com o Luziânia perdendo no critério saldo de gols.
Um dia depois, o Brasiliense viajou até Dourados (MS) e voltou a empatar (0 x 0), desta vez com o Itaporã. Apesar do segundo empate consecutivo, o Brasiliense mantinha com folga a liderança. Esse jogo também foi marcado pelo protesto dos jogadores do Itaporã, que não recebiam salários há 50 dias. Entraram em campo com uma braçadeira preta e, inspirados no movimento Bom Senso, se deitaram no gramado antes do início da partida.
Vice-líder do Grupo A-6, o Luziânia visitou o estádio Valdeir de Oliveira, em Goianésia (GO), no dia 30 de agosto, pensando em assumir o 1º lugar do grupo (caso vencesse e Operário perdesse para o Grêmio Barueri). Nada disso aconteceu! O Luziânia empatou em 1 x 1 com o Goianésia e o Operário derrotou o clube paulista. Natan marcou o gol do Luziânia, aos dez minutos de jogo.
Uma vitória no dia 31 de agosto diante da Anapolina, no estádio Serejão, daria ao Brasiliense a classificação para as oitavas-de-final com três rodadas de antecedência. Mas, diante da expulsão do meia Rodrigo, logo aos 14 minutos do 1º tempo, um novo empate (1 x 1) ficou de bom tamanho. Minutos antes da expulsão, o Brasiliense sofreu o gol. O gol do empate do Brasiliense foi marcado aos 27 minutos, através de uma falta cobrada por Baiano.
A situação do Brasiliense era tão boa que, mesmo com o terceiro empate consecutivo e folgando na próxima rodada, poderia se classificar para a fase seguinte sem entrar em campo, dependendo só dos resultados das outras equipes.
Com uma rodada de antecipação e o quarto empate consecutivo, O Brasiliense avançou para as oitavas-de-final. No dia 14 de setembro, em Cachoeiro do Itapemirim, empatou em 1 x 1 com o Estrela do Norte. O gol do Brasiliense foi marcado, de pênalti, por Baiano. Para terminar a primeira fase em primeiro lugar, bastaria ao Brasiliense não perder por uma diferença maior do que três gols na próxima rodada, contra o lanterna Villa Nova, no Serejão.
Um dia antes, em casa, o Luziânia goleou o Grêmio Barueri por 4 x 0 (gols de Rodriguinho-2, Thompson e Wagner) e chegou aos 14 pontos, um a menos que o líder Tombense. Com esse resultado, na última rodada teria que ganhar do Tombense, em Tombos, e torcer por um tropeço do Operário (que tinha 13 pontos) e enfrentaria em casa o Goianésia. Poderia até se classificar com a derrota, desde que o Operário não vencesse o Goianésia.
Deu tudo errado na última rodada, disputada em 21 de setembro! O Luziânia foi goleado pelo Tombense (que chegou aos 18 pontos), com todos os três gols do time mineiro acontecendo após os 33 minutos do 2º tempo, e o Operário venceu o Goianésia, passando a ter 16 pontos. 
No Serejão, o Brasiliense venceu o Villa Nova, por 2 x 1, e avançou em primeiro lugar. Luquinhas e Kaká marcaram os gols da vitória.
Os dois grupos tiveram as seguintes classificações finais:

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GRUPO A-5

CF
CLUBES
J
V
E
D
GF
GC
SG
PG
BRASILIENSE
8
4
4
0
14
5
9
16
ANAPOLINA
8
3
4
1
12
8
4
13
ESTRELA DO NORTE
8
3
3
2
11
11
0
12
ITAPORÃ
8
2
1
5
5
16
-11
7
VILLA NOVA
8
1
2
5
11
13
-2
-9 (*)

(*) O Villa Nova foi punido pelo STJD com a perda de 14 pontos por escalação irregular do jogador Tiago Azulão.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GRUPO A-6
CF
CLUBES
J
V
E
D
GF
GC
SG
PG
TOMBENSE
8
6
0
2
15
6
9
18
OPERÁRIO-VG
8
5
1
2
12
6
6
16
LUZIÂNIA
8
4
2
2
11
7
4
14
GOIANÉSIA
8
2
1
5
8
16
-8
7
GRÊMIO BARUERI
8
1
0
7
4
15
-11
3

SEGUNDA FASE

O adversário do Brasiliense na Segunda Fase da competição foi o Clube do Remo, de Belém (PA).
O primeiro jogo foi disputado no dia 28 de setembro, no Mangueirão, em Belém. Em um jogo que, segundo quem esteve no estádio, teve público de mais de 30 mil pessoas (o público oficial foi de 18.864 pagantes que, ainda assim, foi o maior da Série D), o Brasiliense conseguiu uma grande vitória pelo placar de 2 x 1 e encaminhou a classificação para as quartas-de-final, pois poderia jogar em casa, na partida de volta, com a vantagem do empate. A equipe brasiliense suportou bem a pressão da torcida e fez um 1º tempo seguro, marcando seus dois gols (Felipe e Rodrigo). No 2º tempo, Remo foi com tudo para cima do Brasiliense, e diminuiu o placar.
No dia 4 de outubro, no Serejão, aconteceu o segundo jogo entre Brasiliense e Remo, partida com muita catimba, repleta de faltas e nove cartões amarelos. Ao final dos 90 minutos, o Brasiliense segurou o empate em 1 x 1 e garantiu sua passagem para as quartas-de-final. Claudecir marcou o gol do Brasiliense aos 12 minutos do 2º tempo.

TERCEIRA FASE

Nas quartas-de-final o Brasiliense enfrentou o Brasil, de Pelotas.
No primeiro jogo, disputado em 12 de outubro, o Brasiliense até largou na frente no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas (RS), mas não conseguiu segurar o placar, sofrendo a virada. O marcador foi aberto aos 13 minutos do 1º tempo, através de Rodrigo, e a vitória parcial foi mantida por todo o 1º tempo. No segundo tempo, aconteceu a virada do Brasil.
Uma semana depois, no Serejão, o Brasiliense devolveu o placar, que obrigou a uma decisão por pênaltis para ver quem ficaria com uma das vagas para a Série C de 2015. No tempo regulamentar de jogo, parecia que o Brasiliense ficaria com a classificação. Logo aos 14 minutos, Luiz Carlos abriu o placar. Aos 42, o mesmo Luiz Carlos ampliou. Porém, aos 45 minutos do 1º tempo, o Brasil diminuiu. No segundo tempo, o Brasil usou de todos os meios para garantir o resultado, o que acabou acontecendo. 
A ordem das cobranças de pênalti foi essa: Luiz Carlos fez 1 x 0 para o Brasiliense; Nena perdeu; Fábio Braz também perdeu; Alex Amado marcou o primeiro do Brasil (1 x 1); Felipe fez 2 x 1; Márcio Jonathan empatou (2 x 2); Romarinho colocou o Brasiliense na frente (3 x 2); Chicão empatou (3 x 3), Baiano perdeu e Forster marcou para o Brasil, definindo o placar de 4 x 3 a favor do Brasil.
Na classificação final, o Brasiliense foi o quinto colocado, a melhor participação de um clube do DF na história do Campeonato Brasileiro da Série D.
O Brasiliense formou assim em seu último jogo: Edson, Dedê, Fábio Braz, Felipe e Kaká; Douglas, Baiano, Luquinhas (Romarinho), Gilmar (Thiago Galhardo) e Zé Roberto (Matheuzinho); Luiz Carlos. Técnico: Marcos Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário