quinta-feira, 2 de julho de 2015

TAGUATINGA E. C. ESTARIA COMPLETANDO 40 ANOS - 2ª parte


Em 1979, o Taguatinga teve a chance de disputar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez ao participar do Torneio Seletivo, competição realizada pela Federação Metropolitana de Futebol no período de 4 de março a 8 de abril de 1979, com a finalidade de escolher o clube que ocuparia a segunda vaga no Campeonato Brasileiro reservada para o Distrito Federal. Participaram do Torneio Seletivo somente os clubes (cinco) que disputaram o Campeonato de Profissionais do DF de 1978, com exceções do Brasília E. C., por ter sido o campeão do ano anterior, e do Grêmio, que não quis disputar.
O Taguatinga ficou em quarto lugar no 1º turno e em terceiro no 2º, ficando de fora da decisão pela vaga, conquistada pelo Guará.

Também não foi bem no campeonato brasiliense, ao ficar com a quarta colocação, vencendo apenas quatro dos quinze jogos que disputou. 

Froylan Pinto
No campeonato brasiliense de 1980, disputado por nove clubes, novamente o Taguatinga foi muito mal. Depois de ser sexto colocado nos dois primeiros turnos, recuperou-se um pouco no terceiro ao chegar na terceira colocação, nada que fizesse melhorar muito a sua posição na tábua de classificação final daquele ano: 5º lugar.
O Taguatinga só começou a tomar jeito a partir de 1981, quando o empresário da área de construção de prédios industriais e depósitos, Froylan Pinto Santos, assumiu a presidência do clube.
Antes do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão de 1981 (Taça de Bronze) começar, foram realizados Torneios Seletivos nos Estados com a finalidade de apontar seus representantes nessa competição. Com o Brasília na Primeira Divisão (Taça de Ouro) e o Gama na Segunda (Taça de Prata), participaram do Torneio Seletivo do Distrito Federal (de 25 de janeiro a 25 de fevereiro) quatro equipes: Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga e Tiradentes. O torneio foi disputado no Estádio Serejão, em rodadas duplas.

No 1º turno, venceu os três jogos (1 x 0 Sobradinho, 1 x 0 Ceilândia e 2 x 0 Tiradentes). No 2º, realizou campanha quase igual ao vencer Sobradinho (2 x 1) e Ceilândia (3 x 1) e empatar com Tiradentes (1 x 1). Com este clube foi para a decisão do 2º turno e venceu por 1 x 0, conquistando o título do torneio. Na última partida o Taguatinga formou com Jonas, Aldair, Duda, Emerson e Geraldo Galvão; Warlan, Carlos Euzébio e Paulo Hermes; Wilton, Dácio e Serginho. Técnico: Bugue.

Taguatinga campeão brasiliense de 1981
A primeira vez que o Taguatinga entrou em campo para disputar uma competição nacional foi no dia 8 de março de 1981, no Serejão. Na Primeira Fase da Taça de Bronze, os 24 participantes foram separados em doze grupos de dois clubes cada. Jogaram em partidas de ida e volta, classificando-se os vencedores para a Segunda Fase.
Depois de conquistar a vaga no Torneio Seletivo do DF, o Taguatinga teve como primeiro adversário o vencedor do Torneio Seletivo de Goiás, o Itumbiara. Venceu o primeiro jogo em Taguatinga por 1 x 0, gol de Serginho, e perdeu em Itumbiara pelo marcador de 3 x 0. Com melhor saldo de gols, o clube goiano passou para a Segunda Fase. O Taguatinga formou no primeiro jogo com essa equipe: Jonas, Aldair, Duda, Emerson e Odair; Jairo, Warlan (Geraldo Galvão) e Euzébio; Paulo Hermes (Dácio), Serginho e Wilton. Técnico: Bugue.
Foi aí, sob o comando de Bugue, que o time começou a arrancada para o título brasiliense de 1981, quando o treinador já era Antônio Humberto Nobre, o Canhoto, ex-jogador do Bangu, São Paulo e Internacional.
O Taguatinga venceu o terceiro turno do campeonato. Antes, havia perdido o 1º para o Guará e o 2º para o Brasília. Os vencedores dos turnos, então, se encontraram na Fase Final, quando o Taguatinga sagrou-se campeão ao derrotar duas vezes cada adversário: Brasília (2 x 0 e 1 x 0) e Guará (1 x 0 e 1 x 0). Na última partida, no dia 15 de novembro de 1981, no Serejão, mesmo com a expulsão de Raimundinho, Caiaba marcou o gol da vitória sobre o Guará. A equipe que atuou nessa partida foi Augusto, Warlan, Décio, Emerson e Edson; Boni, Péricles e Raimundinho; Paulo Hermes, Caiaba e Serginho. Técnico: Canhoto. O Taguatinga disputou 27 jogos, venceu 16, empatou sete e perdeu quatro. Ainda teve o artilheiro do campeonato, Péricles, com nove gols, e o segundo, Paulo Hermes, com seis.
No dia 20 de janeiro de 1982 o Taguatinga fez sua estreia na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Naquele dia, jogando no Serra Dourada, em Goiânia, perdeu para o Goiás por 3 x 0. Ainda com Canhoto como seu treinador, o Taguatinga formou com Augusto, Édson, Décio, Carlos Roberto e Heraldo; Boni, Raimundinho e Wander; Paulo Hermes (Caiaba), Serginho e Geraldinho.
O primeiro gol na Primeira Divisão só viria quatro dias depois, quando perdeu para o Grêmio Maringá, em pleno Serejão. Seu autor foi Raimundinho, aos 20 minutos do segundo tempo.
O Taguatinga fez parte do Grupo G, juntamente com Goiás (GO), Grêmio Maringá (PR), Internacional (RS) e Ponte Preta (SP). Só conseguiu vencer uma partida, justamente a última contra o Goiás, por 3 x 1, ficando na quinta e última colocação.
Os times desclassificados na Primeira Fase da Primeira Divisão passaram a disputar a Segunda, em jogos eliminatórios, de ida e volta. Coube ao Taguatinga enfrentar o Joinville, de Santa Catarina. Um empate no primeiro jogo e uma goleada sofrida no segundo foi o saldo dos dois jogos para o Taguatinga, que não conseguiu passar para a outra fase.
No campeonato brasiliense de 1982 o Taguatinga não foi bem, ficando com a quarta colocação entre os sete clubes participantes. Até perdeu poucos jogos (três), mas empatou muitos (dez), vencendo oito.
Já contando com o reforço do atacante Fantato, o Taguatinga realizou excursão de 6 a 26 de março de 1983 pelo interior de Minas Gerais. Sua estreia aconteceu no dia 6 de março, no Parque Sabiá, em Uberlândia, quando participou de um quadrangular com Uberlândia e XV de Novembro, de Uberlândia, e o Uberaba. Foi derrotado por 1 x 0 pelo Uberlândia e empatou em 0 x 0 com o Uberaba. A seguir, perdeu para o Guarani, de Divinópolis, por 1 x 0 e derrotou a Seleção de Ibiá por 4 x 0. Depois, foram mais sete jogos, sendo três vitórias (3 x 0 Social, de Oliveira, 4 x 1 Seleção de Campo Belo e 2 x 0 Athletic, de São João Del Rei), dois empates (0 x 0 Nacional, de Uberaba e 2 x 2 Fabril, de Lavras) e duas derrotas (0 x 1 Valeriodoce, de Itabira e 0 x 2 América, de Belo Horizonte). A excursão foi encerrada no dia 26 de março, em Belo Horizonte, com derrota de 2 x 0 para o América. Segundo jornais de Belo Horizonte, os grandes destaques da equipe do técnico João Avelino foram o goleiro Adriano, Péricles, Fantato e Julinho.
No mês seguinte, mais precisamente nos dias 20 e 23 de abril de 1983, o Taguatinga participou do “Torneio 21 de Abril” (Taça “Governador José Ornellas), um quadrangular interestadual promovido pela Federação Metropolitana de Futebol para comemorar mais um aniversário da cidade de Brasília (o 23º) e que contou com as participações de Gama, Taguatinga e Tiradentes, de Brasília, e do Botafogo, do Rio de Janeiro. Na primeira rodada do torneio, no Estádio Serejão, o Botafogo derrotou o Taguatinga por 1 x 0. Na disputa do 3º lugar, três dias depois, no Estádio Bezerrão, no Gama, o Taguatinga ganhou do Gama por 2 x 1, com dois gols de Fantato.
No primeiro turno do campeonato brasiliense de 1983, o Taguatinga ficou com o segundo lugar, depois de perder a final para o Brasília. Venceu o segundo turno, com um ponto a mais que o Guará, que foi o ganhador do 3º. No quarto e último turno, mais uma vez ficou na segunda colocação, novamente atrás do Brasília. Os clubes citados decidiram o campeonato num triangular. O Taguatinga empatou com o Brasília (1 x 1) e perdeu para o Guará (2 x 1), ficando com a terceira colocação. Como consolo, foi o clube que mais somou pontos no campeonato, 65, contra 63 do Brasília e 62 do Guará.
No começo de 1984, o Taguatinga perdeu Fantato para a Ferroviária, de Araraquara, e Péricles para o Guarani, de Campinas.
Logo a seguir, em fevereiro de 1984, disputou a Fase Regional do Torneio Seletivo que apontaria o representante do DF na Taça CBF, juntamente com Ceilândia, Gama, Guará, Sobradinho, Tiradentes e Vasco da Gama. Perdeu a final para o Tiradentes, por 2 x 0.
Já com Péricles de volta, pelo segundo ano consecutivo voltou a somar o maior número de pontos ganhos no campeonato brasiliense de 1984: 50, mas ficou na terceira colocação atrás do campeão Brasília (que teve 41) e do vice-campeão Sobradinho, com 42. Perdeu o 1º turno para o Sobradinho, após dois jogos. Não foi bem no segundo, vencido pelo Brasília, mas recuperou-se plenamente no terceiro e quarto turnos, vencendo-os. No terceiro, após duas goleadas sobre o Tiradentes (3 x 0 e 5 x 1) e no quarto após vencer o Sobradinho em dois jogos: 3 x 2 e 3 x 0. Na Fase Final, que reuniu os vencedores dos turnos, mesmo com um ponto de bonificação a mais que os adversários, não conseguiu vencer o campeonato, após perder para o Brasília (1 x 0) e empatar com o Sobradinho (0 x 0). Ainda perdeu a partida extra para o Sobradinho, que apontou o segundo colocado do campeonato.
No dia 7 de outubro de 1984, o Taguatinga venceu o Ceilândia por 1 x 0 e conquistou pela primeira vez o campeonato brasiliense da categoria de juniores. Treinado pelos técnicos Ercy e Edair Rosa, os jogadores utilizados pelo Taguatinga foram: Elvis, Marcial (Bil), Adilson (Edson), João Carlos e Visoto (Moreira); Werley (Cirilo), Marcelo e Da Silva (Alceumar); Aguinaldo (Paulo Henrique), Mituca e Wilton (Carlos Antônio) (Ricardo).
Lances da final de 1985: Taguatinga x Sobradinho
Em 1985, mais uma vez, o Taguatinga foi o clube que mais somou pontos no campeonato brasiliense: 38, um a mais que o campeão Sobradinho, para quem perdeu a final do campeonato, após dois jogos. Venceu o primeiro e terceiro turnos (perdendo o segundo para o Sobradinho). Na decisão do campeonato, jogando por dois empates, empatou o primeiro (1 x 1), mas perdeu o segundo (2 x 0) no Serejão, com os dois gols marcados nos dez últimos minutos do jogo, deixando escapar um título que parecia certo. Treinado por Mozair Barbosa, o Taguatinga montou uma grande equipe, que tinha como principais destaques o meia Marquinhos e o artilheiro Joãozinho. A equipe que jogou a decisão do campeonato foi assim formada: Adriano, Junior, Kidão, Rafael e Visoto (Zinha); Boni, Som (Serginho Carioca) e Marquinhos (Dorival); Sena, Joãozinho e Vicente (Aguinaldo).
Na categoria de juniores, conquistou o bicampeonato brasiliense de forma invicta, revelando para o time de profissionais os jogadores Visoto, Bilzão, Da Silva e Marcelo.
O Taguatinga começou o ano de 1986 vencendo o “Torneio Início” realizado no Estádio Mané Garrincha, no dia 26 de janeiro de 1986. No terceiro jogo do dia, venceu o Tiradentes por 1 x 0, gol de Ahlá, contra. Depois, passou pelo Gama, com nova vitória de 1 x 0, gol de Joãozinho. Na decisão, contra o Brasília, após empate no tempo normal de jogo, venceu por 5 x 4 na cobrança de pênaltis.
Uma semana depois teve início o campeonato brasiliense, no qual, mais uma vez, o Taguatinga foi vice-campeão, novamente superado pelo Sobradinho na final. Chegou a vencer o segundo turno, superando o Brasília após dois jogos, e decidiu o campeonato com o Sobradinho, ganhador do primeiro. Desta vez o beneficiado com dois empates era o Sobradinho. Aconteceu empate (2 x 2) no primeiro jogo e vitória (1 x 0) do Sobradinho no segundo. Joãozinho, do Taguatinga, foi o artilheiro do campeonato, com 17 gols.
A partir de 6 de setembro de 1986 o Taguatinga passou a disputar o Torneio Paralelo, competição nacional disputada por 36 clubes, que foram divididos em 4 grupos, cada um com 9 equipes, e na qual apenas o primeiro colocado de cada grupo classificava-se para a Segunda Fase da Taça de Ouro (Primeira Divisão). O representante do Distrito Federal, o Taguatinga, integrou o Grupo F, juntamente com Americano (RJ), Catuense (BA), Central (PE), Confiança (SE), CRB (AL), Desportiva (ES), Fluminense (BA) e Goytacaz (RJ). Terminou em 7º lugar, à frente somente de Fluminense e Confiança.
O Taguatinga chegou ao tricampeonato brasiliense de juniores em 1986.





Nenhum comentário:

Postar um comentário