sexta-feira, 24 de julho de 2015

O FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES - 1981 - 2ª parte: Gama, Guará e Núcleo Bandeirante

GAMA

CAMPEONATO DA PRIMEIRA DIVISÃO

A Organização dos Esportes do Gama - OEG promoveu o campeonato de futebol amador da cidade, envolvendo clubes da primeira e segunda divisões.
Na categoria principal, as equipes foram essas: Coenge, Cruzeiro, Gaminha, Guarany, Juventus, Onze Unidos, Palmeiras, Real Brasília, Senai, Sopremaco, Tupy e União Social.
Com 18 pontos ganhos, o Senai sagrou-se campeão do 1º turno da primeira divisão. A partir de 2 de agosto, o Senai e mais Juventus, Sopremaco e Palmeiras passariam a disputar a etapa final.
02.08 - Senai 0 x 0 Palmeiras e Sopremaco 0 x 0 Juventus
09.08 - Senai 3 x 1 Sopremaco (gols de Galdino-2 e Cláudio/Ivan) e Juventus 1 x 0 Palmeiras, gol de Claudemir.
Depois de três vice-campeonatos seguidos, o Senai sagrou-se campeão do futebol amador do Gama no dia 16 de agosto, ao derrotar o Juventus, por 3 x 1. Cláudio e Isaías, duas vezes, marcaram os gols do campeão.
Foram campeões pelo Senai Chico, Luisinho, Luís, Jota e Anselmo; Dourado, Cabelin e Isaías (Baiano); Virgulino (Cláudio), Galdino e Edmilson (Nivaldo).
Para chegar ao título, a equipe do Senai obteve 11 vitórias, um empate e duas derrotas; marcou 35 gols, sofrendo 15, e o jogador Isaías sendo eleito “Destaque do Campeonato-1981” e comandando a artilharia da competição com um total de 17 gols.
Na primeira divisão, categoria de aspirantes, o Senai foi vice-campeão, após empate de 0 x 0 com o Juventus.

SEGUNDA DIVISÃO

Na divisão secundária os times foram esses: Alvorada, AUG, Bangu, Brasiliense, Eldorado, Fênix, Flamengo, Nacional, Oeste, Planalto, Renner e Tropical.
Na segunda divisão, o campeão do 1º turno foi o Flamengo, com 21 pontos ganhos, seguido por Renner, Oeste e Alvorada, todos eles classificados para a nova etapa.
Na decisão da segunda divisão o Oeste venceu o Alvorada por 1 x 0, gol de Vanderlei. O Oeste sagrou-se campeão da segunda divisão com Aroldo, Emivaldo, Tonhão, Brito e Pedro; Tuta, Jassonio (Índio) e Moisés; Vanderlei (Valdemir), Mica (Mangueira) e Inácio.
02.08 - Alvorada 3 x 0 Flamengo e Renner 1 x 1 Oeste
09.08 - Oeste 2 x 0 Flamengo e Renner 3 x 3 Alvorada

MINICOPA

A fase preliminar da Minicopa do Gama contou com vinte e cinco clubes, dos quais somente oito foram bem sucedidos: Senai (time que fez a melhor campanha), Renner, Oeste, Juventus, Dinâmico, Central, Planalto e Eldorado.
A final do torneio aconteceu em 20 de dezembro de 1981. O Senai FC sagrou-se bicampeão da Minicopa, ao empatar com o Dinâmico pela contagem mínima, gol de Isaías. A conquista do time orientado pelo competente Wanderley Alves veio complementar um ciclo de vitórias em 1981 pela agremiação que é uma das mais organizadas do Gama.
O campeão invicto da Minicopa 1981 atuou com Chico, Luiz, Dourado, Luizinho e Gilmar (Anselmo); Marinho, Cabelin e Isaías; Genaldo (Mazaropi), Galdino e Edmilson.
Nesse torneio o Senai obteve sete vitórias e apenas um empate, esse da decisão, nos oito jogos realizados; assinalou 17 gols e sofreu somente dois. Anselmo foi o artilheiro com oito gols, seguido por Isaías (cinco) e Galdino (quatro).

GUARÁ

No dia 15 de março foi iniciado o campeonato da LIFAG - Liga de Futebol Amador do Guará, com a participação de 16 equipes: Artibol, Butantã, Candangolândia A e B, CEBEC, Centenário, Central, Colorado, Dianapolino, Esparta, HFC, Jalisco, Juventus, Montreal, Ressaca e Santos.
Foram divididas em duas chaves: A - Artibol, Butantã, Candangolândia A, CEBEC, Centenário, Colorado de Taguatinga, HFC e Santos; B - Candangolândia B, Central do Núcleo Bandeirante, Dianapolino, Esparta, Jalisco, Juventus, Ressaca e Montreal.
Foram escolhidos para a disputa do campeonato os seguintes campos: Centenário, Pratão, Jalisco, Butantã e Dianapolino. Todos os dez árbitros que dirigirão os jogos pertenciam aos quadros de arbitragem da Liga de Futebol Amador do Guará.
O campeonato teve duas fases distintas e embora todos jogassem contra todos, o regulamento previa que a decisão do título poderia ser num quadrangular de acordo com os finalistas de cada chave ou turno.
As semifinais, reunindo o campeão de um grupo contra o segundo colocado do outro, teve os seguintes jogos: Candangolândia A x Centenário e Santos x Jalisco. Centenário e Santos venceram seus adversários e decidiram o campeonato no dia 19 de julho de 1981, cabendo o título de campeão (ou melhor, bicampeão) ao Santos. Candangolândia e Jalisco decidiram o terceiro lugar.
A medalha de artilheiro foi para Isaías Japão (Cebec), com 25 gols, ficando em segundo lugar Juarez, do Santos, com 20 tentos.
A Taça Disciplina foi conquistada pela equipe do Dianapolino, enquanto a medalha de goleiro menos vazado foi para o Candangolândia A.
A diretoria da LIFAG era constituída do Presidente - José Alonso de Oliveira, Secretário - Deodato, Tesoureiro - Jacinto Duarte, Diretor de Arbitragem - José de Arimatéia, Diretor Jurídico - Cesário Velasco, Presidente do Conselho Deliberativo - Calbio, Diretor de Patrimônio - Everaldo e Diretor de Esportes - Lourival.

NÚCLEO BANDEIRANTE

No dia 8 de março teve início o Campeonato de Futebol Amador do Núcleo Bandeirante, denominado Torneio “Jubileu de Prata”, que reuniu 16 agremiações e foi o ponto alto entre os festejos de comemoração pelos 25 anos de fundação da “Cidade Livre”, criada em 1956.
Entre os times inscritos estavam Automaqui, Candangolândia, Candangos do Bandeirante, Chantecler, Contorno, Demabra, Divinéia, Planalto, Sabonete e Uracan.
Não foi possível descobrir o vencedor dessa competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário