segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A HISTÓRIA DA SEGUNDA DIVISÃO DO DF - Parte 15 (2009)


No próximo dia 22 de agosto de 2015 começa a 19ª edição do Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão.
Dez equipes estarão lutando por conseguir uma das duas vagas que darão acesso à Primeira Divisão do futebol brasiliense em 2016: Bolamense, Brazlândia, Capital, CFZ, Dom Pedro II, Guará, Legião, Paranoá, Planaltina/GO e Taguatinga.
Aproveitamos esse momento para retomar a série de postagens sobre a história da Segunda Divisão do DF, paralisada com o que aconteceu no ano de 2008.
A partir de hoje e até a véspera do início do campeonato de 2015, estaremos contando um pequeno histórico dessa competição, começando pelo ano de 2009.

O CAMPEONATO BRASILIENSE DA SEGUNDA DIVISÃO DE 2009

Disputado pelo menor número de participantes nos últimos dez anos, o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2009 teve apenas sete clubes inscritos.
Por outro lado, teve um grande número de novidades.

AS NOVIDADES

Uma delas o Brazsat Futebol Clube. Fundado em 29 de junho de 2005 com o nome de Recanto Esporte Clube, em outubro de 2007 transformou-se em clube-empresa, passando a se chamar Brazsat, oriundo da empresa do segmento de satélites Brazsat Commercial Space Services. Campeão da Terceira Divisão em 2008, estreava na Segunda como um dos favoritos.

Campeão da Primeira Divisão do DF em 2002, o CFZ estava de volta à Segunda Divisão em 2009, depois de ficar em segundo lugar no campeonato da Terceira em 2008.

Depois de más campanhas nos últimos anos, o Ceilandense resolveu apostar numa fórmula que estava dando certo para outros times: a exemplo do que aconteceu na temporada de 2008, quando o Santa Maria conquistou o acesso da terceira para a segunda divisão do DF com o time de juniores do Brasiliense, em 2009 o Ceilandense contou com os aspirantes do Gama para tentar chegar à Primeira Divisão. O grupo que representou o Ceilandense contou com atletas conhecidos da torcida do Gama, alguns até disputaram a terceira divisão nacional. Por isso, também passou a ser um dos favoritos ao acesso.

Mas a principal novidade e um dos motivos de maior divulgação e expectativa da Segunda Divisão de 2009 foi o surgimento do Botafogo-DF. O Botafogo, do Rio de Janeiro, e a empresa Brasília Holding firmaram parceria para o desenvolvimento do projeto Clube Empresa Botafogo/DF. Inicialmente o projeto contemplava a transformação do Clube Esportivo Guará, equipe da segunda divisão do campeonato brasiliense, no Botafogo/DF. No elenco, estavam nomes conhecidos do futebol local como o goleiro Donizetti, o meio campo Fábio Lima, os volantes Leiz e Bruno de Jesus e o lateral esquerdo Amaral. Se todos já aguardavam com ansiedade o início da Segunda Divisão local, a expectativa aumentou ainda mais quando o Botafogo/DF anunciou a contratação do artilheiro Túlio Maravilha para a disputa da competição. É preciso destacar, ainda, o comando técnico de Marquinhos Bahia, eleito o melhor treinador no ano de 2007, quando levou o Esportivo Guará ao vice-campeonato local, juntamente com alguns dos atletas que retornaram para atuar com a camisa do novo clube.

FORMA DE DISPUTA

As sete equipes jogaram entre si apenas em um turno. Os quatro melhores colocados se classificaram para as semifinais, acontecendo o cruzamento do 1º colocado x 4º colocado e do 2º x 3º. 
Nas semifinais aconteceram jogos de ida e volta, com vantagem para os melhores colocados na primeira fase. 
Já a final foi disputada em apenas um jogo, no estádio do clube de melhor campanha na primeira fase, que teve também a vantagem do empate. 
O campeão e o vice-campeão foram promovidos para a Primeira Divisão de 2010 e os dois últimos clubes na Primeira Fase foram rebaixados para a Terceira Divisão de 2010.

A primeira fase foi disputada de 15 de agosto a 26 de setembro e apresentou a seguinte classificação final:

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SG

PG

BOTAFOGO

6

5

0

1

9

3

6

15

UNAÍ

6

2

3

1

6

4

2

9

CEILANDENSE

6

2

3

1

6

6

0

9

BRAZSAT

6

2

2

2

8

9

-1

8

CFZ

6

2

2

2

8

9

-1

8

CRUZEIRO

6

1

1

4

6

8

-2

4

SANTA MARIA

6

1

1

4

7

11

-4

4


Assim, conforme determinava o regulamento, as semifinais apresentariam os seguintes confrontos: Botafogo x Brazsat e Unaí x Ceilandense.
No dia 3 de outubro foram disputados os dois primeiros jogos das semifinais.
Ceilandense e Unaí jogaram no Estádio Abadião. O jogo foi bastante movimentado e mesmo saindo atrás no placar, o Ceilandense conseguiu a virada no segundo tempo e reverteu a vantagem diante do Unaí. Esquerdinha, de pênalti, aos 8 minutos de jogo, abriu o placar para o Unaí. O Ceilandense só reagiu no segundo tempo e com gols de Paulo Renê, duas vezes, Geraldo e Edicarlos, chegou ao placar de 4 x 1, resultado que lhe daria uma grande vantagem no jogo de volta, quando podia perder até por dois gols de diferença para garantir a vaga na grande final.
No outro jogo do dia, durante os 90 minutos regulamentares, Túlio Maravilha tocou apenas quatro vezes na bola. Mas foi o suficiente para o artilheiro marcar os dois gols da vitória de virada do Botafogo sobre o Brazsat por 2 x 1, no estádio Mané Garricha. Além dos gols de Túlio, Fernando Veiga anotou para o Brazsat.
Uma semana depois, no dia 10 de outubro de 2009, foram realizados os jogos de volta.
Unaí e Ceilandense realizaram um jogo dramático no estádio Urbano Adjuto, em Unaí (MG). A partida teve cinco expulsões e uma interrupção de doze minutos após a invasão do campo pelo presidente e treinador do Unaí, depois da marcação do segundo pênalti contra o time mineiro. Para compensar, o árbitro Nivaldo Nunes deu 20 minutos de acréscimo no segundo tempo. O resultado final foi um empate em 3 x 3 e quem levou a melhor foi o Ceilandense, que se classificou, pois na primeira partida havia vencido por 4 x 1. Gustavo, Ricardinho e Esquerdinha marcaram para o Unaí, enquanto Edicarlos e Djalminha, duas vezes, descontaram para o Ceilandense.
No estádio do CAVE, Túlio Maravilha abriu o placar logo no início da partida e Reinaldo, na segunda etapa, fez o outro da nova vitória do Botafogo por 2 x 1 diante do Brazsat, que descontou através de Cassius.
Após esses resultados, melhor colocado na primeira fase, o Botafogo seria o mandante da partida final, marcada para o sábado seguinte, 17 de outubro.

E o jogo da final tinha um atrativo a mais: o gol 900 de Túlio Maravilha. Mas o desfecho não foi bem assim. O Ceilandense, único time a vencer o Botafogo na fase da classificação, voltou a mostrar um bom futebol e com gols de Geraldo e Iron, esse nos acréscimos da partida, ficou com o título da competição.
O primeiro gol do Ceilandense foi marcado por Geraldo ainda na primeira etapa, aos 38 minutos. Durante toda a etapa complementar, o Ceilandense esteve melhor em campo, mas levou o empate, que daria o título ao Botafogo, pelos pés de Alcione, aos 45 minutos. Entretanto, Iron, em incrível cobrança de falta, nos acréscimos, assegurou o título para o Ceilandense.

BOTAFOGO 1 x 2 CEILANDENSE
Data: 17 de outubro de 2009
Local: Estádio do CAVE, Guará (DF)
Árbitro: Rodrigo Raposo
Renda: R$ 10.630,00
Público: 6.962 pagantes
Expulsão: Edicarlos, do Ceilandense, e Glauco, do Botafogo
Gols: Geraldo, 38; Alcione, 90 e Iron, 90+3
BOTAFOGO: Donizeti, Clein (Diego Portela), Lucas Souza, Luan e Rafinha; Marcinho (Reinaldo), Leís, Alcione e China (Glauco); Léo Guerreiro e Túlio Maravilha. Técnico: Marquinhos Bahia.
CEILANDENSE: Veloso, Alex, Lídio, André Nunes e Djalminha; Betson, Oliveira (Gustavo), Iron e Kabrine (Gleison); Edicarlos e Geraldo (Keké). Técnico: Gerson Vieira.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SD

PG

CEILANDENSE

9

4

4

1

15

11

4

16

BOTAFOGO

9

7

0

2

14

7

7

21

UNAÍ

8

2

4

2

10

11

-1

10

BRAZSAT

8

2

2

4

10

13

-3

8

CFZ

6

2

2

2

8

9

-1

8

CRUZEIRO

6

1

1

4

6

8

-2

4

SANTA MARIA

6

1

1

4

7

11

-4

4


PRINCIPAIS ARTILHEIROS

1º - Edicarlos (Ceilandense), 8 gols
2º - Túlio Maravilha (Botafogo), 7;
3º - Juninho Paranoá (Brazsat), Michel (CFZ) e Esquerdinha (Unaí), 4; e
4º - Allan (CFZ), Léo Borges (Cruzeiro) e Gustavo (Unaí), 3.



Nenhum comentário:

Postar um comentário