quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS CIDADES SATÉLITES: Planaltina - 2ª parte - Primórdios do futebol em Planaltina


O livro “Reminiscências de Planaltina II” afirma que o primeiro quadro de futebol amador de Planaltina foi criado em 1920, com o nome de “Planaltina Foot Ball Club”, organizado por Antônio Del Fiaco (Fiacão) e cujo presidente era Gabriel Campos Guimarães. A madrinha do time era Dona Etelvina da Silva Campos. Sua residência podia ser chamada de sede do clube. Ela e seu marido Epaminondas da Silva Campos (Diretor Social) foram os grandes incentivadores da época.
Alguns jogadores desse clube: o goleiro Luizinho Gaúcho, os defensores Benjamin Vieira (Beja), Luiz Jaime e Zé Vaz, e os atacantes Inhozinho (José M. Guimarães), Tonico (Antônio Dutra), Zé Calça Preta, Dodô Ribeiro (Salvador Ribeiro de Freitas) e Lourenço Del Fiaco.
Tempos depois surgiram outros craques como Adonir José Guimarães, Pedro Monteiro Guimarães (Pedruca), os irmãos Pignata: Otacílio, Eurival e Dermeval e Desidério Silva Campos.
O blog Usina Literária, através da Série “História de Planaltina Através de Fotografias”, do professor Mário César de Sousa Castro, acrescenta a essa informação o fato de que o Planalto Central Futebol Clube possuía dois quadros de futebol, que caminharam juntos por algumas décadas. De um lado, aqueles que vestiam o uniforme verde e amarelo, chamados de “papagaios”, do outro os “urubus”, com uniforme preto e branco. Ambos tinham torcidas organizadas de jovens e de famílias que torciam sem arredar o pé, com suas músicas e gritos de guerra.


O pesquisador José Egídio Pereira Lima em breve estará lançando um livro resgatando a história da Associação Atlética Luziânia, de onde antecipamos algumas passagens que fazem referência ao futebol de Planaltina.
No dia 20 de abril de 1929 aconteceu um amistoso entre Luziânia e Planaltina. O
Luziânia venceu por 1 x 0, conquistando a Copa do Planalto, tendo o atacante Manoel Gonçalves da Cruz marcado o primeiro gol da história do Luziânia.
Alguns anos depois, mais precisamente no dia 29 de julho de 1945, foi disputado um novo amistoso entre essas duas equipes, desta vez em Planaltina. Novamente, o Luziânia saiu vencedor, pelo placar de 3 x 0. O destaque ficou pela excelente recepção dos anfitriões, que ofereceram ótimas acomodações aos visitantes.


No dia 27 de setembro de 1953, Luziânia recebeu uma caravana de esportistas da cidade de Planaltina, chefiada por Francisco Mundim Guimarães, prefeito de Planaltina, Lúcio Arantes, Juiz de Direito e Aurelino Mundim Guimarães, Presidente da Associação Planaltinense de Esportes. Integrou ainda a caravana, diversas senhoritas da sociedade de Planaltina.
A visita dos esportistas planaltinenses se devia a realização de uma disputa futebolística entre as equipes das duas cidades. A preliminar teve inícios às 13 horas, terminando com a contagem de 1 x 0 para Luziânia.
No encontro principal, que começou às 15:30 horas, o primeiro tempo terminou sem abertura de contagem. Aos 28 minutos do 2º tempo, Orlando Roriz consignou o primeiro tento para o Luziânia. Minutos depois, foi assinalada uma penalidade máxima contra o Planaltina. Os visitantes não se conformaram com a decisão do árbitro e retiraram-se de campo, seguindo o capitão Pedruca. O árbitro, todavia, ordenou a cobrança do pênalti com o gol vazio e esperou transcorrer o tempo restante, dando a partida como ganha pelo Luziânia pela contagem de 2 x 0.
No dia 13 de agosto de 1956 as equipes de Planaltina e Formosa formaram um combinado para jogarem contra a de Luziânia, em disputa da Taça Cidade de Planaltina. O resultado desse encontro foi um empate de 3 x 3.
Dias depois, em 24 de agosto de 1956, o Luziânia conquistou essa taça, ao vencer o combinado por 1 x 0.


Em 1958, o Planaltina participou do primeiro torneio de futebol do Distrito Federal. Às 9 horas do dia 27 de abril daquele ano, no campo do IPASE, onde hoje está situado o INSS, teve início o torneio, que contou com a participação de nove equipes: Camargo Correa, Construtora Loyola, Cruzeiro, Formosa, Graça Couto, Guará, IPASE, Luziânia e Planaltina, O Luziânia conquistou o torneio.
O centenário de Planaltina foi comemorado com a disputa da Taça “Centenário de Planaltina”, em dois jogos envolvendo as equipes de Luziânia e Planaltina. No dia 2 de agosto de 1959, o Luziânia venceu em casa por 3 x 2 e, no dia 24 de agosto, em Planaltina, a vitória coube novamente ao Luziânia, por 1 x 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário