sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A HISTÓRIA DA SEGUNDA DIVISÃO DO DF - Parte 18 (2012)


Nove clubes disputaram a Segunda Divisão de 2012, com início no dia 4 de agosto e término em 30 de setembro. As doze equipes anteriormente interessadas tiveram trinta dias para confirmarem a participação, mas apenas nove agremiações entregaram o Termo de Compromisso. Os desistentes foram Samambaia, Brazsat e CFZ.
Desta forma, os clubes que duelaram em busca das duas vagas à Primeira Divisão de 2013 foram: Bandeirante, Bolamense, Brasília, Cruzeiro, Guará, Paranoá, Planaltina, Santa Maria e Unaí.
A fórmula de disputa foi a mesma do ano anterior. Os clubes se enfrentaram apenas em duelos de ida, todos contra todos. A equipe que somasse o maior número de pontos seria a grande campeã. Os dois melhores colocados estariam garantidos na Primeira Divisão de 2013.
Depois de 36 jogos, quando foram assinalados 96 gols (média de 2,7 por jogo), a classificação final ficou sendo a seguinte:

CF

CLUBES

J

V

E

D

GF

GC

SG

PG

UNAÍ

8

5

2

1

14

7

7

17

BRASÍLIA

8

5

1

2

19

5

14

16

BOLAMENSE

8

4

2

2

15

10

5

14

SANTA MARIA

8

4

2

2

9

6

3

14

PARANOÁ

8

4

1

3

10

12

-2

13

CRUZEIRO

8

3

3

2

11

12

-1

12

PLANALTINA

8

1

3

4

6

10

-4

6

GUARÁ

8

1

2

5

6

12

-6

5

BANDEIRANTE

8

0

2

6

6

22

-16

2

 

O JOGO QUE DECIDIU O CAMPEONATO

O Unaí não desperdiçou a oportunidade que teve e sagrou-se campeão da Segunda Divisão de 2012. O alviverde mineiro entrou em campo para jogar por dois resultados: um empate era o suficiente para carimbar o acesso, mas queria mesmo era a vitória para ficar com o título sem a necessidade de se preocupar com a outra partida envolvendo Brasília e Bandeirante. Venceu por 2 x 1, gols de Hugo e Binha, chegou aos 17 pontos e confirmou a conquista pela segunda vez da Segunda Divisão (venceu em 1997).
Motivada pelo grande momento da equipe na competição, a torcida alviverde compareceu em grande número e lotou as principais dependências do acanhado estádio municipal. Apesar de que o público pagante oficial divulgado foi de somente 1.100 pessoas, a estimativa da Polícia Militar era de mais de dois mil espectadores. 
A partida foi bastante pegada e com poucas oportunidades de gol.
Aos treze minutos, o atacante Sandro Goiano escorou um cruzamento que veio da esquerda e abriu o placar para o Unaí, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance.
Passados os vinte minutos iniciais, com total domínio do time verde, o jogo caiu de produção e as equipes praticamente não ameaçaram os goleiros. 
O lance crucial da primeira etapa saiu somente aos 49 minutos. Sandro Goiano recebeu ótimo passe na pequena área e finalizou prensado. O árbitro Ademário Neves viu um toque de mão da defesa do Paranoá e assinalou pênalti. Hugo cobrou no canto direito e colocou os donos da casa em vantagem.
No segundo tempo, o Unaí voltou disposto a jogar mais recuado e sair nos contra-ataques. O time que precisava sair era o Paranoá, que perdia o jogo e tinha que virar o marcador a seu favor para ficar com a segunda vaga. O Paranoá até que tentou algumas jogadas ofensivas, mas sem eficácia.
A tentativa de reação dos visitantes foi definitivamente por água abaixo aos 11 minutos. Após cobrança de escanteio, o goleiro Junior saiu mal, soltou a bola nos pés do zagueiro Binha, que apenas completou para as redes: 2 x 0. A partir daí, os gritos de “É campeão!” ecoaram nas arquibancadas.
Com o segundo gol sofrido, o Paranoá praticamente ficou sem reação e foi presa fácil para os donos da casa. Nos minutos finais da partida, a torcida alviverde ficou de pé para aplaudir a equipe, mas ainda viu o time visitante diminuir o marcador, aos 47 minutos, em um belo cabeceio do veterano Abimael.

UNAÍ 2 x 1 PARANOÁ
Data: 30 de setembro de 2012
Local: Estádio Urbano Adjuto, Unaí (MG)
Árbitro: Ademário Neves
Renda: R$ 11.000,00
Gols: Hugo, 45+4, Binha, 56 e Abimael, 90+2
Público: 1.110 pagantes
UNAÍ: Dida, Renatinho, Binha, Kazito e Walise (Marcelinho); Chocolate, Andrezinho, Luan e Alemão (Alan); Sandro Goiano e Hugo (Mayson). Técnico: Cleyton Mineiro.
PARANOÁ: Junior, Alberto (Milagres), Sandro, Tonico e Caio (Daniel); Fábio, Japão, Carangola e Panzinha (Thiaguinho); Eduardo e Abimael. Técnico: Alex Oliveira.

PRINCIPAIS ARTILHEIROS:

1º - Jean (Brasília), 6 gols;
2º - Gilvan (Cruzeiro), Wudson (Planaltina) e Hugo (Unaí), 4; e
3º - Clécio, Diego, Edicarlos e Paulinho (Bolamense), Jonhes e Lucas (Brasília) e Victor Santana (Santa Maria), 3.




Nenhum comentário:

Postar um comentário