sexta-feira, 23 de setembro de 2022

OS GOLEIROS DO FUTEBOL BRASILIENSE: 60 anos de Atayde



Atayde Benevides Santos Prado está completando 60 anos de vida. Nasceu em Brasília (DF), no dia 23 de setembro de 1962.
Em 1973, começou a jogar futebol no Flamenguinho, de Sobradinho, time formado por crianças, assim como o Imperial e o Internacional, do Turchiello. Nessa época, ele era jogador de linha. Aos 15 anos, no mesmo time, o David Victorino o colocou no gol e foi aí que começou sua vida de goleiro. Aos 17, foi para o juvenil do Sobradinho, levado pelo treinador Carlos Morales, que o viu jogar no campo ao lado do estádio Augustinho Lima. Nesse mesmo ano, com 17 anos já andou frequentando o banco de reservas dos profissionais, como reserva do Carlos José, que era o goleiro em 1979. Continuou no juvenil do Sobradinho e quando assinou contrato como profissional, em 1983, deixou de ser funcionário público no Ministério da Fazenda. Nessa época o goleiro do Sobradinho era Joaldo.
Foi goleiro do Sobradinho de 1983 a 1987. Ganhou passe livre num acerto de contas que fez com a diretoria do Sobradinho, em troca do que tinha de atrasado para receber e, em 1988, passou por um período de testes no Fortaleza, do Ceará. Quando voltou para o futebol do DF, teve rápidas passagens pelo Tiradentes e pelo Gama, mas assinou contrato de novo com o Sobradinho, onde ficou mais três anos, de 1989 a 1991.
Foi bicampeão brasiliense em 1985 e 1986, pelo Sobradinho.
Encerrou sua carreira em 1991, indo trabalhar na NOVACAP, onde passou a jogar num time com o mesmo nome desse órgão do GDF, levado por Paulinho, funcionário da empresa. Lá jogou com Zé Nilo, Claudinho, Filó e outros.
Saiu da Novacap em 1995. Depois conseguiu o seu registro no Conselho Regional de Educação Física/CREF-DF, em 2001, e começou a trabalhar com Toni Matos, na Escolinha dele em Sobradinho, como treinador. Também treinou o time da Escolinha do Flamengo do Rio de Janeiro aqui no DF por três anos. Por último, foi o treinador do time da Polícia Federal do DF que disputou os Jogos Nacionais de Integração da Polícia Federal por duas temporadas (2003 e 2005), sagrando-se campeão nos dois anos.















Um comentário: