sábado, 3 de setembro de 2022

CURIOSIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: os jogadores mais vezes artilheiros do Campeonato Brasiliense (três divisões)


Como era de se esperar, esse "título" cabe ao saudoso João Jerônimo de Moura, o Joãozinho, que foi cinco vezes artilheiro do Campeonato Brasiliense, aí consideradas as três divisões, de 1960 a 2022.

A primeira vez foi em 1986, com 17 gols, e a segunda em 1992, com 25, em ambas as oportunidades defendendo o Taguatinga. Alguns anos depois, em 1999, foi novamente artilheiro da principal divisão do DF, com 12 gols, com a camisa do Brazlândia. No mesmo ano de 1999, Joãozinho foi artilheiro da Segunda Divisão, com 8 gols, jogando pelo Comercial, do Núcleo Bandeirante. Sua quinta e última vez também foi pela Segunda Divisão, em 2005, atuando pelo Cruzeiro, marcando oito gols.

Logo depois, com um “título” a menos, dois jogadores: Cassius e Edicarlos.

Cassius foi artilheiro quatro vezes em quatro times diferentes. A primeira delas em 1998, na Segunda Divisão, defendendo o Ceilândia, com oito gols. Dois anos depois, ainda na Segunda Divisão, mas pelo 26 F. C., outro time da Ceilândia, marcou onze gols. 

A primeira vez que se tornou artilheiro da Primeira Divisão foi em 2003, no CFZ, tendo marcado treze gols. 

Na última vez, em 2006, tornou-se o único jogador a ser artilheiro das três divisões do DF. Jogando pelo Legião, marcou um total de doze gols.

O outro jogador a ser quatro vezes artilheiro de um Campeonato Brasiliense, também por quatro times diferentes, foi Edicarlos. 

Curiosamente, todas elas na Segunda Divisão: em 2009, no Ceilandense, com sete gols; a segunda, em 2013, no Santa Maria, com dez; a terceira, em 2014, no Samambaia, com sete, e a última, em 2015, pelo C. A. Taguatinga, com 18 gols.

Com três artilharias temos os seguintes jogadores: Giovani e Michel.

Tal qual Edicarlos, Giovani só artilheiro na Segunda Divisão: 2001, no Luziânia, com 19 gols (recorde até hoje), 2004, no Santa Maria, com 18, e 2006, no Esportivo, do Guará, com dez gols.

Já Michel foi artilheiro em 2002, na Segunda Divisão, com o Dom Pedro II, com dez gols, mesmo clube em que ele estava em 2008, na Primeira Divisão, quando foi artilheiro com nove gols. A última vez foi em 2010, na Segunda Divisão, com o Cruzeiro, marcando dez gols.

Outros nove jogadores foram artilheiros duas vezes do Campeonato Brasiliense: Cid, Éder, Gil, Laécio, Moura, Péricles, Wander, Zezé e Zezito.

Finalizando a pesquisa, outros 74 jogadores tiveram a satisfação de se tornarem artilheiros do Campeonato Brasiliense de Futebol nas três divisões pelo menos uma vez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário