segunda-feira, 26 de setembro de 2022

PERSONAGENS & PERSONALIDADES DO FUTEBOL BRASILIENSE: Edilson Braga




Mineiro de Belo Horizonte, Edilson Braga, cujo nome verdadeiro era Edson Braga, nasceu no dia 4 de novembro de 1927.

A vida de Edilson no futebol começa quando ele, ainda garoto, jogava nas equipes infantis do Tiro de Santa Tereza, um bairro da capital mineira.

Em 1943 foi campeão juvenil e subiu para o time amador que disputava o campeonato de Belo Horizonte, sendo campeão da cidade em 1943, 1944, 1945, 1946 e 1947.

Chegando à idade militar, entrou para a Aeronáutica e deixou Belo Horizonte para fazer o curso de Sargento no Rio de Janeiro, mas quando regressou ao Estado natal tornou-se um dos mais destacados defensores do Asas, de Lagoa Santa. Foi campeão amador do interior mineiro em 1952 e do Torneio Início do Campeonato Mineiro de Profissionais no mesmo ano, o que lhe valeu uma convocação para a Seleção Mineira, fato que ocorreu durante cinco anos.



No Torneio Início de 1952, disputado em 27 de julho, o Asas passou pelo Atlético Mineiro (0 x 0 no tempo normal, com vitória na cobrança de pênaltis: 4 x 3), empatou com o Sete de Setembro (1 x 1) e o venceu nos pênaltis e, na final, derrotou o Cruzeiro, por 2 x 0. O time na final foi Aleixo, Marcos e Áureo; Teles, Edilson e Mercelio; Batista, Ceci, Davi, Aécio e Caldeirão. Técnico: Maurício Januzzi.

Edilson integrou a Seleção Militar Brasileira que disputou o Campeonato Mundial Militar, em Buenos Aires, Argentina, de 7 a 14 de julho de 1957, enfrentando os selecionados da Argentina, Itália e França (a campeã) e entrou nas cogitações do Botafogo para substituir Juvenal, que havia encerrado a carreira. Mas não houve acordo financeiro entre ele e o clube carioca, pois sendo militar teria de pedir baixa para se dedicar ao futebol profissional.

Ainda em 1957, Edilson quase acertou com o Santos. Ele foi fazer um estágio militar em Santos e jogou por um clube da Base Aérea local que disputava o campeonato amador da cidade. Foi então que o Santos Futebol Clube ficou interessado em seu futebol, mas também não houve acordo.




Foi para o Cruzeiro, de Belo Horizonte, onde não chegou a ser titular. Voltou ao Asas e em 1960 transferiu-se para Brasília. A partir de 21 de janeiro de 1962 passou a jogar na A. E. Cruzeiro do Sul, de Brasília. Em 21 de abril de 1962, integrou a seleção brasiliense pela primeira vez, no amistoso diante do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro (1 x 1). Seria convocado mais três vezes em 1962.

Em 1963 disputou todas as 16 partidas que levaram o Cruzeiro do Sul ao título de campeão brasiliense desse ano. Na última partida o Cruzeiro formou com Zezinho, Aderbal, Edilson Braga, Morales e Pedersoli; Paulinho e Beto Pretti; Ceará (Raimundinho), Ceninho, Quarteroli e Zezé.

No final de 1963 passou para o Rabello e foi campeão candango em 1964, parando em 1965.

Como dirigente, a vida de Edilson Braga começou em 1966, supervisionando o Rabello e já obtendo o título de campeão brasiliense.

No ano seguinte, cuidou da parte física e da supervisão técnica do Rabello.

No dia 10 de julho de 1969, tomou posse no cargo de Diretor do Departamento de Árbitros da Federação Desportiva de Brasília, substituindo Rosalvo Azevedo.

Em 1970, acumulou os cargos de Chefe da delegação, Tesoureiro e Supervisor Técnico da Seleção do DF que disputou VI Campeonato Brasileiro de Futebol Amador (categoria juvenis), em Santo André (SP), nos meses de fevereiro e março.

Ainda em março de 1970, aceitou o convite para ser o técnico do Grêmio Esportivo Brasiliense. Depois que deixou o Grêmio, voltou a trabalhar como árbitro de futebol.

Em 1971, jogou várias partidas nos veteranos do Colombo.

Daí parou com o futebol e só voltou em 1972, para trabalhar no CEUB, onde ficou, também como Supervisor e Diretor Administrativo, até 1975, quando passou para o Brasília.

Edilson foi um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento do futebol brasiliense a partir desse ano, quando ajudou a formar um dos principais clubes da história do futebol do DF, o Brasília Esporte Clube.

Em 1976, juntamente com Rubens de Freitas e Velha, Edilson Braga foi um dos técnicos que dirigiram o Brasília na campanha para a conquista do título de campeão brasiliense de 1976.

Voltou a ser Supervisor em 1977 e foi bicampeão brasiliense e campeão do Torneio Imprensa pelo Brasília.

Nos anos de 1978 e 1979 continuou como Supervisor no Brasília e fez parte da Comissão Técnica da Seleção Brasiliense de Juniores

No ano de 1980 foi Supervisor do Guará e, a partir de julho deste ano, do Gama, onde ficou até 1981.

Depois passou a exercer essa função no Taguatinga nos anos de 1982 e 1983, quando passou para o Guará (em 1983) e retornou ao Taguatinga em 1984.

Em 1985, se sentindo bastante desgastado, resolveu parar com o futebol. E assim permaneceu até 1989, quando recebeu convite do Taguatinga, aceitou e se tornou campeão brasiliense pela última vez. Depois disso, parou de vez.

Além do futebol profissional, Edilson Braga foi Diretor Técnico da Federação Brasiliense de Futebol de Salão e responsável pela organização do campeonato de futebol do Minas Brasília Tênis Clube.

Edilson Braga nos deixou no dia 8 de julho de 2009.

 

Colaboração:

João Batista Lopes da Silva

Márcio Almeida

 

Fontes consultadas:

Correio Braziliense

Jornal de Brasília

Jornal dos Sports


Nenhum comentário:

Postar um comentário