domingo, 16 de julho de 2017

ARQUIVOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: a seleção de Brasília nos JUBs de 1971


Os XXII Jogos Universitários Brasileiros - JUBs foram realizados em Porto Alegre (RS), no período de 16 a 27 de julho de 1971.
No dia 14 de junho de 1971 a Comissão Técnica formada pela Federação Atlética da Universidade de Brasília - FAUnB, composta pelos professores Hezir Espíndola, Kleber Soares do Amaral e Jerson Gomes, convocou vinte e cinco jogadores para formar a seleção de futebol de Brasília que disputaria a competição no sul do País.
Os convocados foram: Afonso Henrique, Adilson Peres, Amaro José, César, Carlinhos, Darse, Da Silva, Ferraz, Ferruccio, Zé Walter, Lúcio, Landulfo, Marcos, Moacyr, Hermes Carneiro, Monteiro, Noel, Paulo Castelo Branco, Paulo Fialho, Sérgio, Theotônio Dias, Wander, Varella, Walmir e Wilfrido. O técnico da equipe era Rubens Bougleux. A equipe era formada por quase 70% de jogadores do CEUB, devido a uma estrutura já formada (os demais jogadores pertenciam aos times da UnB e da UDF).
Rubens Bougleux
O curioso é que um mês antes a Confederação Brasileira de Desportos Universitários - CBDU ainda estudava a possibilidade de inclusão da modalidade futebol de campo nos JUBs. Pouco depois, a entidade enviou ofícios às Federações Universitárias de todo o Brasil, informando sobre a introdução de mais um esporte na olimpíada universitária.
Devido à urgência, os universitários tentaram, então, junto ao comércio, obter auxílio financeiro para arcar com as despesas de locomoção para o sul do País, todas infrutíferas. Foi aí que a equipe de futebol teve a ideia de organizar uma rifa, com os bilhetes vendidos ao preço de cinco cruzeiros. Os compradores podiam ganhar os mais variados prêmios, de tapete a relógio de alto valor. A rifa, vendida pelos próprios universitários, visava arrecadar pelo menos uma quantia suficiente que desse para cobrir as despesas com agasalhos e passagens rumo a Porto Alegre. Também a FAUnB esperava por uma ajuda do DEFER (órgão do Governo do Distrito Federal) sobre a verba auxiliar solicitada pelos estudantes.
Essa incerteza fez com que alguns jogadores desistissem de viajar.
A Comissão Técnica resolveu promover treinos e até jogos do torneio interuniversitário (com equipes da Universidade de Brasília - UnB, Ceub e UDF), visando escolher os melhores. Devido ao pouco tempo de preparação, resolveu optar por utilizar a base do Ceub, equipe que já vinha disputando alguns amistosos no ano de 1971.

Seleção da FAUnB
Um dos jogos treinos visando os JUBs aconteceu no dia 27 de junho de 1971, no Pelezão, quando a Seleção da FAUnB foi derrotada pelo Jaguar, da Primeira Divisão do futebol brasiliense, ainda amador, por 2 x 0. Os gols foram marcados por Afonsinho e Paulinho. O árbitro do jogo foi Adolfo Bastos e as equipes formaram assim: Jaguar - Silva (Laudislon), Dão, Cláudio Oliveira, Noel e Canhoto (Mabinho); Felipe (Lúcio) e China (Afonsinho); Gildo (Zinho), Batista (Jorge), Paulinho e Oliveira (Carlos). Seleção da FAUNB - Zé Walter, Serginho, Lúcio, Landulfo (Aderbal) e Varela; César e Darse (Carlinhos); Walmir (Wander), Marcos, Adilson (Gustavo) e Hermes.
No dia 4 de julho de 1971 a seleção de futebol da FAUnB voltou a treinar, enfrentando a equipe da Pioneira da Borracha, formada por jogadores já bastante conhecidos pelos torcedores brasilienses, entre eles Guairacá, Axel, Arnaldo e Otávio. O resultado final foi um empate de 2 x 2. O quadro titular foi formado por Zé Walter, Sérgio, Lúcio, Afonso e Varela; César e Darse; Walmir, Marcos, Adilson e Hermes. Na reserva estiveram Aderbal, Wander, Ferrúcio, Ferraz, Landulfo, Wilfrido, Hilário, Carlinhos, Gustavo e Sérgio Diniz.
O embarque da delegação da FAUnB para Porto Alegre aconteceu no dia 13 de julho, às 21 horas, de ônibus.
Jogadores que seguiram para Porto Alegre:
Adilson Klier Peres
Afonso Henrique Luderitz de Medeiros
Antônio Carlos Lopes Maciel
Augusto César Conceição Martins
Darse Arimatéa Ferreira Lima
Hermes Carneiro
José Arnoldo Silva Varella
José Hilário Rodrigues de Freitas
José Sérgio Pastor Macedo (Serginho)
José Walter Girão de Melo (Zé Walter)
Landulfo da Silva Carvalho
Lúcio Jaime Acosta
Marcos Antônio Gouvêa Guedes
Sérgio Luiz de Moraes Diniz
Theotônio Madeira Dias
Walmir Cordeiro Martins da Silva
Wander Argenta
Wilfrido Augusto Marques
Técnico: Rubens Queiroz Bougleux.
Estádio dos Eucaliptos

Os jogos da modalidade futebol foram realizados no Estádio dos Eucaliptos, do Internacional, e no Estádio Olímpico, do Grêmio. Os jogos tiveram a duração de 80 minutos (40 x 40).
O certame contou com a participação de nove seleções e, de acordo com o que ficou resolvido no Congresso Técnico, foi disputado da seguinte forma:
No turno de classificação, as seleções foram divididas em duas chaves, A e B, nas quais jogaram entre si, no sistema de rodízio simples. As chaves estiveram assim compostas:

 

A

B

Federação Universitária Gaúcha de Esportes - FUGE - Rio Grande do Sul

Federação Universitária Paulista de Esportes - FUPE - São Paulo

Federação Matogrossense de Esportes Universitários - FMEU - Mato Grosso

Federação Universitária Mineira de Esportes - FUME - Minas Gerais

Federação Alagoana do Desporto Universitário - FADU - Alagoas

Federação de Esportes Universitários da Guanabara - FEUG - Guanabara

Federação Atlético da Universidade de Brasília - FAUnB - Brasília

Federação Catarinense do Desporto Universitário - FCDU - Santa Catarina

Federação Paranaense de Desportos Universitários - FPDU - Paraná

 

Bagatini e Luiz Felipe Scolari, aqui no Caxias,
o 1º e 2º, à esquerda, em pé
A FAUnB estreou contra a seleção da casa (FUGE) no dia 18 de julho de 1971, às 9:30 horas, no Estádio dos Eucaliptos. Perdeu por 1 x 0, com o gol dos gaúchos marcado depois do tempo regulamentar, nos acréscimos, por Ivo.
O árbitro foi Azenclever Barreto e as equipes formaram assim:
RS: Bagatini, José Carlos, Fernando, Ivo e Daltro; Celso e Rubens; Paulo, Fernando, Carlos e Eloir. Técnico: Paulo Polleto.
DF: Zé Walter, Lúcio, Afonso, Serginho e César; Varella e Marcos; Hermes, Darse, Sérgio Diniz e Wander. Técnico: Rubens Bougleux.
Curiosidade:
Faziam parte da seleção gaúcha: Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que era da Unisinos; Ivo Wortmann, que foi jogador do Grêmio e de outros times do futebol brasileiro e o goleiro Bagatini, com destacada passagem pelo Internacional.

A segunda partida da FAUnB aconteceu no dia 20 de julho de 1971, às 13:30 horas, novamente no Estádio dos Eucaliptos.
Desta vez o selecionado brasiliense se impôs e goleou o selecionado mato-grossense (FMEU), por 4 x 1. Hermes Carneiro marcou os quatro gols da seleção de Brasília, aos 23 e 25 do 1º tempo e aos 5 e 22 do segundo. O gol da seleção do Mato Grosso foi marcado por Gilson, aos 19 minutos do 2º tempo.
A seleção brasiliense formou com Zé Walter, Lúcio, Afonso, Serginho e César; Landulfo e Marcos; Walmir, Hermes, Darse e Sérgio Diniz (Wilfrido). A do Mato Grosso com José Augusto, Wander, Ênio, Vitor e Rômulo; Jurandir e Ademir; José Menezes, Luiz Pereira (Carlos), Reinaldo e Gilson. Técnico: Issa Irab.
O árbitro foi Gilberto Fernandes.

Um dia depois, 21 de julho de 1971, às 10:30 horas, no Estádio dos Eucaliptos, Brasília enfrentou o Paraná e o resultado final foi um empate de 0 x 0. Jogaram pela seleção da FAUnB Zé Walter, Lúcio, Afonso, Serginho e César; Landulfo e Marcos; Walmir, Hermes, Darse e Wilfrido (Sérgio Diniz). Técnico: Rubens Bougleux. A equipe paranaense da FPDU atuou com Mário Simão, Douglas, Carlos, Leocádio e Wanderley; José Augusto e Adilson; Marcelo, Jayme (Juares), Hildo e Acir. Técnico: Guilherme Silva. O árbitro foi Sérgio Schultz.

Às 8:30 horas do dia 22 de julho de 1971, no Estádio dos Eucaliptos, o selecionado brasiliense disputou seu último jogo da Fase de Classificação, vencendo o alagoano (FADU) por 1 x 0, gol de Walmir, aos 76 minutos. Mesmo com essa vitória, a FAUnB não conseguiu classificação para as semifinais. Venceu com Zé Walter, Lúcio, Afonso, Serginho e César; Landulfo e Marcos; Walmir, Hermes, Darse e Wilfrido (Maciel). Técnico: Rubens Bougleux. Os alagoanos perderam com Fábio, Waldir, José Maria, Eval e Sílvio; José Flávio e Wellington; Flávio (José Correa), José Roberto, Roosevelt e José Euclides. Técnico: José Euclides. Árbitro da partida: Oseas Lemes.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO TURNO DE CLASSIFICAÇÃO

Chave A: 1º FPDU, 7 pontos ganhos; 2º FUGE, 6; 3º FAUnB, 5; 4º FADU, 2 e 5º FMEU, 0.
Chave B: 1º FUPE, 4 pontos ganhos (melhor saldo de gols); 2º FEUG, 4; 3º FCDU, 3 e 4º FUME, 1.


Os terceiros e quarto colocados de cada chave compuseram o Grupo de Perdedores para a decisão do 5º ao 8º lugar da classificação final.
O primeiro jogo estava marcado para as 10:00 horas do dia 25 de julho de 1971, no Estádio dos Eucaliptos, contra a FUME (MG). No entanto, a equipe da FUME não compareceu e lhe foi aplicado o WO.
A decisão do 5º lugar foi entre os brasilienses da FAUnB e os catarinenses da FCDU, no Estádio Olímpico, no dia 26 de julho de 1971.
Com um gol de Walmir, aos 13 minutos do 1º tempo, o selecionado brasiliense venceu por 1 x 0 e ficou com a quinta colocação na classificação final. Formou com Zé Walter, Lúcio, Afonso, Serginho e César; Landulfo e Wander; Walmir, Hermes, Darse e Sérgio Diniz (Marcos). Técnico: Rubens Bougleux. Os catarinenses da FCDU atuaram com Haroldo, Zoriberto, Wilberto, Walter e Aldo; Heitor e Cildo; Arnaldo, Adalberto, Rubens e Acioli. Técnico: Nelson Batista. O árbitro foi Azenclever Barreto.
Foram realizados 21 jogos e assinalados 42 gols. O ataque mais positivo foi o da FUGE, com 10 gols, e a defesa mais vazada foi a FMEU, com 13 gols.
Três jogadores dividiram o primeiro lugar entre os artilheiros, todos eles com 4 gols: Hermes Carneiro, do DF, e Ivo Wortmann e Ruben Grabin, da FUGE.
A final foi entre São Paulo e Paraná, com São Paulo se tornando campeão.
Apesar das dificuldades enfrentadas antes do embarque para a capital gaúcha - problemas financeiros, de organização das equipes e preparação física dos atletas - os resultados obtidos nos JUBs foram considerados ótimos pelos dirigentes da FAUnB.

Colaboração: Douglas Júlio Toppel Reinaldim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário