terça-feira, 11 de julho de 2023

OS TÉCNICOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Osvaldo Metralha


Osvaldo Pereira da Silva, mais conhecido como Osvaldo Metralha, nasceu em 11 de julho de 1952, na cidade de Abaeté, no interior de Minas Gerais.
O apelido ganhou na época em que serviu o Exército.
Antes de ser treinador, foi lateral-direito, com passagens pelo futebol amador do Gama, defendeu o Luziânia e o Fluminense, ambos do futebol amador de Luziânia, e teve rápidas passagens pelo Ipiranga, de Anápolis (GO) e Clube do Remo, do Pará.
Depois, ficou um bom tempo no futebol amador de Unaí (MG), onde defendeu praticamente todos os times dessa cidade mineira.
Após ter um dos joelhos estourados, resolveu começar a trabalhar como treinador.
A partir de 20 de julho de 1989 começou a trabalhar no Itapuã, onde permanece até hoje, dirigindo times de várias categorias do clube.
Muitos desses anos foram passados em campeonatos amadores, pois o Itapuã só se profissionalizaria no início de 1997.
Foi com naturalidade que Osvaldo Metralha aceitou o desafio de ser o treinador do Itapuã na Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense de 1997. Sua estreia aconteceu no dia 27 de abril de 1997, no estádio Rio Preto, em Unaí-MG, com vitória de 3 x 2 sobre o Ceilândia.

O desafio foi vencido após dois jogos contra o Taguatinga, nos dias 17 (1 x 1) e 24 de agosto (vitória por 2 x 0), quando o Itapuã conquistou o título e garantiu vaga na Primeira Divisão de 1998.
Na Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense estreou no dia 31 de janeiro de 1998, no Mané Garrincha, com derrota de 1 x 0 para o Brasília. O Itapuã formou com Vicente, Paulo Henrique, Gê, Cleiton e Cleomar; Magno, Renato, Norberto e Rogerinho; João Batista e Muruim. Técnico: Osvaldo Pereira da Silva (Metralha). Detalhe: o lateral-direito Paulo Henrique é filho de Osvaldo; além dele, Osvaldo é pai de Wagner e Marco Aurélio, que também resolveram fazer carreira no futebol.
Já antevendo as dificuldades que seria manter-se na Primeira Divisão e por mais que tenha feito um planejamento para isso não acontecer, o Itapuã foi rebaixado para a Segunda Divisão de 1999.

O Itapuã permaneceu na Segunda Divisão do DF de 1999 a 2002 (ano em que foi vice-campeão e garantiu vaga na Primeira Divisão de 2003), sempre com Osvaldo Metralha como seu treinador. Quando, no final de 2002, aconteceu a fusão do Unaí E. C. com a S. E. Itapuã, e surgiu a S. E. Unaí/Itapuã, Osvaldo deixou de ser o treinador da equipe no campeonato brasiliense.
Até os dias de hoje é comum ver Osvaldo Metralha colaborando com as várias categorias de base do Itapuã Iate Clube, além de participar do campeonato municipal de Unaí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário