sábado, 1 de julho de 2023

O QUE ACONTECEU HÁ 60 ANOS (01 a 31.07.1963)


03.07.1963
Theodorico Barbosa Fernandes (que era Presidente da Liga dos Clubes Independentes) foi eleito Diretor de Futebol da FDB, em substituição a Aliatar Pinto de Andrade.

Aconteceu a primeira reunião pró-profissionalismo. Tão logo começou a debandada dos jogadores para o futebol profissional de Goiás, o Cruzeiro do Sul, através de seu presidente, Norberto Teixeira, e de seu Diretor, Jackson Roedel, concitou os clubes a uma reunião na sede da Solomaq, a fim de debater o assunto visando a implantação do regime profissional em Brasília. Dos nove clubes integrantes da Primeira Divisão, apenas quatro se pronunciaram favoráveis. Para decepção do Cruzeiro do Sul, na reunião de 3 de julho só compareceu o Rabello. Ainda assim, nova reunião seria marcada.

Os jogadores Zezito, Walter Moreira, Baiano e Cid foram transferidos para o futebol de Anápolis (GO).

07.07.1963
Quatro jogos deram prosseguimento ao campeonato brasiliense de 1963.
Em um dos jogos disputados em campo neutro, o Estádio Mazzili, o Cruzeiro venceu o Alvorada por 4 x 1, com gols de Brun (contra), Beto Pretti e Zezito (2) para o Cruzeiro e Moacir para o Alvorada. No outro, no Estádio Aristóteles Góes, o Defelê fez 2 x 1 no Guanabara. Ely e Alaor Capella marcaram para o Defelê e Farneze para o Guanabara.
Nos outros dois, os mandantes foram surpreendidos em seus domínios. No Estádio Vasco Viana de Andrade, o Guará marcou 3 x 0 sobre o Grêmio, com gols de Índio (2) e Heleno. No Estádio Paulo Linhares, o Rabello foi derrotado pelo Nacional, por 3 x 1. Assinalaram os gols Zezito (2) e Nilson para o Nacional e Edgard para o Rabello.

13.07.1963
Teve início o campeonato da Segunda Divisão, cujo nome do troféu era uma homenagem a José Carlos Alvim Botelho, Diretor Tesoureiro da FDB, transferido para o Rio de Janeiro. Foi substituído por Luiz Fernando Muniz.
Participaram Clube de Regatas Barroso, E. C. Real, Vila Matias E. C., Dínamo F. C. e Pederneiras F. C.

14.07.1963
Pela última rodada do 1º turno do campeonato brasiliense de 1963, muitos gols foram marcados nos quatro jogos realizados.
No Estádio Israel Pinheiro, o Defelê venceu o Guará por 5 x 3. Bawani, Alaor Capella, Chagas (contra), Ely e Invasão marcaram para o Defelê, enquanto Heleno, Índio e Múcio fizeram os gols do Guará.
Com gols de Raimundinho, Omar e Beto Pretti (2), o Cruzeiro goleou o Grêmio por 4 x 1. Nobre fez o gol de honra do Grêmio.
O Rabello visitou o campo do Guanabara e não tomou conhecimento: Rabello 3 x 1 Guanabara. Os gols foram marcados por Léo, Arnaldo e Nilo para o Rabello e Farneze para o Guanabara. Agassis e Lula, do Guanabara, foram expulsos.
O mesmo placar se repetiu no Estádio: Vasco Viana de Andrade, quando o Colombo derrotou o Alvorada. Os três gols do Colombo foram de autoria de Tião I. Moacir fez o único do Alvorada.

21.07.1963
Pela primeira vez um clube do Distrito Federal participou de uma competição de âmbito nacional.
No Estádio Vasco Viana de Andrade, em Brasília (DF), o tricampeão brasiliense Defelê fez sua estréia na Taça Brasil enfrentando o Vila Nova, de Goiânia (GO).
E não foi feliz, perdendo por 2 x 0, gols de Artur, aos 22 minutos do 1º tempo, e Sete Léguas, aos 44 do 2º.
A renda foi de Cr$ 230.000,00 e a arbitragem esteve a cargo de Lourandyr de Castro Gomes, auxiliado por Carlos Ferreira do Amaral e Jorge Cardoso.

28.07.1963
O Defelê não conseguir reverter o resultado em sua segunda participação na Taça Brasil e foi eliminado da competição pelo Vila Nova.
No Estádio Pedro Ludovico, em Goiânia (GO), o alvirubro goiano fez 3 x 0 sobre o alvirubro brasiliense
O árbitro do encontro foi Urias Crescente, auxiliado por José Muniz Brandão e Otoniel Diniz.
Os gols foram marcados por Paulinho Dantas, aos 5 minutos do 1º tempo e Artur, aos 10 e Dica, aos 28 do 2º.

Também no dia 28 de julho teve início o 2º turno do Campeonato Brasiliense de 1963, com os seguintes jogos:

Rabello 2 x 0 Grêmio
Gols: Enes e Calado

Nacional 2 x 0  Guanabara
Gols: Nilson e Valdir

Cruzeiro 4 x 0 Alvorada
Gols: Ceninho (2), Beto Pretti e Raimundinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário