quarta-feira, 25 de abril de 2018

GRANDES RESULTADOS DO FUTEBOL BRASILIENSE: Atlético Paranaense 1 x 2 Brasília - 1977


Contrariando todos os prognósticos possíveis, o Brasília derrotou o Atlético Paranaense no dia 16 de outubro de 1977, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Jogando um futebol de toques de bola rápidos e envolventes, suplantou em todos os sentidos, tecnicamente, ao esquema de jogo superado e excessivamente lento do técnico Lauro Búrigo.
Ernâni Banana, de fora da área, batendo violentamente no lado esquerdo de Altevir, inaugurou o marcador aos 33 minutos, quando ninguém acreditava no domínio da equipe brasiliense. Esperava-se com a marcação do tento a pronta reação do Atlético, mas isso não aconteceu e o primeiro tempo encerrou com o Brasília fazendo por merecer um marcador muito mais elevado.
Os dois times voltaram para o segundo tempo decididos a tudo. Mas o Brasília continuou jogando bem, senhor das ações, obrigando ao Atlético retrancar-se para não sofrer goleada.
Aos dez minutos do segundo tempo, aconteceu o tento mais bonito do jogo e o número dois do Brasília, que a esta altura dos acontecimentos era incentivado pelos torcedores do Atlético, que em contrapartida vaiavam o clube de casa.
O goleiro Déo lançou a bola com violência, que encontrou o bom centroavante Nei, que parou na frente do zagueiro Alfredo, driblou-o duas vezes, adiantou, aplicou uma finta em Gilberto e desferiu potente chute contra o canto direito de Altevir. Com esse gol, o Atlético desmoronou em campo, passando a empenhar-se numa retranca ridícula, a ponto de ceder sucessivos escanteios que eram cobrados com violência e perigo pelo ponteiro direito Julinho do time do Brasília.
O Atlético só conseguiu o seu gol aos 30 minutos do segundo tempo, depois que o técnico Airton Nogueira retirou Moreirinha de campo, enfraquecendo o meio de campo brasiliense. Numa confusão na área, a bola escapou para Katinha, que mandou inapelavelmente para o fundo das redes de Déo.
O Atlético só não levou mais gols em face dos jogadores do Brasília não terem calma suficiente para complementar os lances capitais, pois oportunidade não faltaram.
A partida encerrou com o Atlético todo no ataque, na base do desespero, em busca do gol de empate que não saiu.

ATLÉTICO PARANAENSE 1 x 2 BRASÍLIA
Data: 16.10.1977
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Edmundo Abssanra (SP)
Renda: Cr$ 137.650,00
Gols: Ernâni Banana, 33; Nei, 55 e Katinha, 75
ATLÉTICO PARANAENSE: Altevir, Cláudio Radar, Gilberto, Alfredo e Cláudio Marques; Flávio, César (Parazinho) e Bira Lopes; Tadeu (Katinha), Ademir e Cabral. Técnico: Lauro Búrigo.
BRASÍLIA: Déo, Edvaldo (Fernandinho), Jonas Foca, Luís Carlos e Geraldo Galvão; Uel, Moreirinha (Emerson) e Ernâni Banana; Julinho, Nei e Bira. Técnico: Airton Nogueira.

Os gols do Brasília:

Fonte: Diário da Tarde-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário