terça-feira, 18 de julho de 2023

ESTÁDIO AUGUSTINHO LIMA COMPLETOU 45 ANOS DE VIDA


O PRIMEIRO JOGO (inauguração)

Lance do jogo de inauguração
Ainda como Estádio Olímpico de Sobradinho, foi inaugurado em 30 de abril de 1978, no amistoso Sobradinho 0 x 3 Santos. Na mesma data foi inaugurada a iluminação do estádio.
É de propriedade da Administração Regional de Sobradinho e sua capacidade máxima, segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol, da CBF, em sua quinta revisão (24.10.2014), é de 10.000 pessoas.
Segundo a Federação Brasiliense de Futebol no jogo de sua inauguração, entre pagantes e não-pagantes havia 13.743 pessoas no estádio.
Passou a ter esse nome em homenagem ao jornalista Augustinho Pires de Lima, que faleceu em 25 de setembro de 1976, aos 23 anos, vítima de acidente automobilístico (seu carro entrou debaixo de um caminhão na estrada de Sobradinho, às 6 horas e trinta minutos desse dia).
Eis a ficha técnica do jogo de inauguração:

Sir Peres, José Mário Vinhas e Joãozinho
SOBRADINHO 0 x 3 SANTOS
Renda: Cr$ 205.220,00
Público pagante: 10.261
Árbitro: José Mário Vinhas
Gols: Toinzinho, 15; Neto, 22 e Bianchi, 75.
SOBRADINHO: Ari, Ivanildo, Zezão (Remo), Sir Peres e Marcos (Gerson); Pebinha, Baduca e Careca; Dázio, Zé Afonso e Vino.
SANTOS: William, Nelson, Joãozinho, Fausto e Neto; Carlos Roberto, Toinzinho (Bianchi) e João Paulo (Célio); Juari (Nilton Batata), Reinaldo (Pita) e Nelson Borges.

REGISTRO IMPORTANTE
A Enciclopédia do Futebol Brasileiro, de Lance, em suas páginas 453 e 454, afirma que o estádio foi inaugurado em 13 de maio de 1978, com o jogo Campineira 0 x 3 Santos, e que Ailton Lira, do Santos, teria marcado o primeiro gol do novo estádio. Estas informações estão completamente erradas!
Em primeiro lugar, a inauguração em 30 de abril de 1978 pode ser confirmada pelos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo e também em boletins oficiais da atual Federação de Futebol do Distrito Federal.
Em segundo, o Campineira não existia mais profissionalmente. O clube deu lugar ao Sobradinho em 1º de janeiro de 1975.
O primeiro gol não poderia ser de Ailton Lira. Contundido, o jogador nem viajou para Brasília, ficou em Santos. O primeiro gol foi de autoria de Toinzinho, justamente o substituto de Ailton Lira.
Para completar a série de erros, no dia 14.05.1978, ou seja, um dia depois da suposta inauguração, o Santos jogava sua última partida pelo Campeonato Brasileiro deste ano, enfrentando a Anapolina, em Anápolis (GO), com quem empatou em 1 x 1.
Também já vimos esses mesmos erros em outros sites e blogs. Favor desconsiderar todos iguais aos acima citados.

O PRIMEIRO JOGO VÁLIDO PELO CAMPEONATO BRASILIENSE

Cinco meses depois de sua inauguração, aconteceu o primeiro jogo válido pelo Campeonato Brasiliense no Augustinho Lima e que apresentou a seguinte ficha técnica:

SOBRADINHO 1 x 0 GUARÁ
Data: 19.11.1978
Local: Augustinho Lima, Sobradinho (DF)
Árbitro: Cacírio Marinho
Gol: Marco Antônio, 80
SOBRADINHO: Nilson, Aderbal (Ivanildo), Remo, Mauro e Marcos; Pebinha, Baduca e Gaúcho; Marco Antônio, Quincas (Tote) e Maurício. Técnico: Manoel Cajueiro.
GUARÁ: Adriano, Neto (Maurício), Gilvan, Rafael e Cidão; Japão, Roberto e Boni; Ricardo, Amauri (Robério) e Guilherme. Técnico: Airton Luiz Nogueira.

A PRIMEIRA DECISÃO DE CAMPEONATO BRASILIENSE

Sobradinho campeão brasiliense de 1985
A primeira vez que o Augustinho Lima teve a possibilidade de sediar uma final foi quando o Sobradinho chegou a uma decisão do Campeonato Brasiliense, em 1985, contra o Taguatinga. Foi também a primeira vez na história do futebol do Distrito Federal que dois times de cidade-satélite decidiam o campeonato brasiliense. Por força do regulamento, os dois jogos foram realizados no Serejão, em Taguatinga. Ainda assim, o Sobradinho conquistaria seu primeiro título de campeão brasiliense.
No ano seguinte, o Sobradinho novamente chegou à final e de novo contra o Taguatinga. Desta vez, o regulamento determinava que os dois jogos fossem realizados no Mané Garrincha. Foi o segundo título de campeão brasiliense do Sobradinho.
Somente em 1989 o estádio Augustinho Lima pôde receber uma decisão de Campeonato Brasiliense, outra vez contra o Taguatinga. Ao contrário das duas decisões anteriores, desta vez deu Taguatinga.

SOBRADINHO 0 x 1 TAGUATINGA
Data: 27.08.1989
Local: Augustinho Lima, Sobradinho (DF)
Árbitro: Lincoln Costa
Gol: Joãozinho, 28
SOBRADINHO: Dias, Chiquinho, Régis, Toinzé (Bocão) e Claudinho; Zé Nilo, Michael e Wellington; Artur, Wadi (Zuza) e Palhinha. Técnico: Hani Bazzi.
TAGUATINGA: Roberto Costa, Bilzão, Paulão, Adilson e Visoto; Gilvan, Da Silva e Humberto (Chicão); Marcelo Freitas, Joãozinho e Marco Antônio. Técnico: Antônio Humberto Nobre (Canhoto).

O PRIMEIRO JOGO VÁLIDO PELA COPA DO BRASIL

O Augustinho Lima nunca sediou um jogo válido pela Copa do Brasil. Na única vez que o Sobradinho disputou essa competição, em 2013, por questões financeiras e de logística, preferiu jogar no Bezerrão, no Gama.

O PRIMEIRO JOGO VÁLIDO PELO CAMPEONATO BRASILEIRO

A primeira vez que o estádio foi palco de um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro foi em 3 de fevereiro de 1985, quando o Sobradinho empatou com o Americano, de Campos (RJ), em 0 x 0. Foi a estreia do clube na Taça de Prata (ou Série B) do Campeonato Brasileiro daquele ano.

SOBRADINHO 0 x 0 AMERICANO
Data: 03.02.1985
Local: Augustinho Lima, Sobradinho (DF)
Árbitro: Carlos Alberto Muniz Valente (ES)
Renda: Cr$ 5.650.000,00
Público: 2.950 pagantes
SOBRADINHO: Bocaiúva, Claudinho, Kidão, Rildo e Visoto (Zinha); Artur, Filó e Wellington; Régis (Lino), Serginho e Jamil. Técnico: Altair Siqueira.
AMERICANO: Amauri, Hebinho, Jaime, Paulo Marcos e Pedrinho; Cláudio Neves, Índio (Vandinho) e Edvaldo; Ramon, Rubens e Sérgio Pedro.

Detalhe: quando o Sobradinho participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Série A (ou primeira divisão), em 1986, todos os seus jogos foram realizados no Mané Garrincha. Foi a única vez que o Sobradinho tomou parte da principal divisão do campeonato brasileiro.

O PRIMEIRO JOGO INTERNACIONAL

No dia 29 de janeiro de 1986 o estádio Augustinho Lima recebeu o primeiro jogo internacional de sua história. O amistoso reuniu o Sobradinho e o Berner Sport Club Young Boys, da Suíça.

SOBRADINHO 2 x 1 YOUNG BOYS
Data: 29.01.1986
Local: Augustinho Lima, Sobradinho (DF)
Árbitro: Clésio José Penoni
Gols: Martin Weber, 25; Filó (pênalti), 34 e Artur, 81
SOBRADINHO: Atayde, Chiquinho, Hani, Rildo e Claudinho; Zé Nilo, Filó e Artur (Michael); Régis, Toni (Warley) e Jamil.
YOUNG BOYS: Urs Zurbuchen, Jürgen Wittwer, Alain Baumann, Martin Weber e Urs Bamert; Jean-Marie Conz, Roland Schonenberger e Robert Prytz; Joachin Siwek, Georges Bregy e Kurt Brönnimann.


Um comentário:

  1. O Tiradentes jogou com um time italiano, se não estou enganado em 1983, no Augustinho Lima.

    ResponderExcluir